Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não é de hoje que a Epic Games está movendo um processo contra o Google por supostas estratégias de mercado para tirar concorrentes de seu caminho. Hoje a Epic Games atualizou o seu processo,  acusando o Google de tentar abafar o crescimento de lojas de apps como a Samsung Galaxy Store com acordos que beneficiaria desenvolvedores,  incluindo a própria Epic Games.

De início, quando a Epic Games levou o Fortnite para o celulares, ela tinha como plano principal liberar o jogo na loja de apps da Samsung. Entretanto, Segundo o documento, “o Google estava determinado a não permitir que isso acontecesse”.

Emilia Clarke confirma seu papel na série ‘Invasão secreta’ da Marvel

O documento afirma que a gigante do Android teria oferecido um acordo à Epic Games para que o jogo fosse distribuído pela Play Store. Todavia,  Epic Games decidiu rejeitar a proposta fazendo com que o Google tomasse medidas para suprimir o lançamento do Fortnite.

Samsung and Google are at War. - YouTube

Dito isso, a Epic continuou com a sua estratégia de distribuição que havia sido decidida anteriormente, mantendo o download pelo navegador e preservando seu acordo com a Samsung.

Segundo o documento o Google teria se sentido “profundamente ameaçado”, fazendo com que a empresa traçasse planos de maneira a “anular preventivamente” a concorrente. Além disso, a companhia teria negociado acordos atrativos com fabricantes,  além de vantagens financeiras, para que a Samsung abandonasse o seu projeto de construção da loja e suas parcerias com desenvolvedores.

Projeto Agave pretendia engolir a Galaxy Store

Entre as acusações está o Projeto Agave, que é uma iniciativa do Google que busca transformar a Samsung Galaxy Store em uma marca da Play Store. Além disso, o documento ainda alega que o ecossistema do Google configura um monopólio impedindo  que outras lojas de apps competem no mesmo nível com a gigante. Também é mencionado a chamada “taxa Google”, onde é a empresa receberia 30% de cada aquisição em sua loja,  razão que fez o Fortnite criar uma alternativa própria que, posteriormente, teria sido a razão pelo banimento do jogo na Play Store.

Nesta quinta-feira, Epic e o Google deveriam ter entrado em audiência para um desenrolar do caso, porém optaram por adiar até que a desenvolvedora apresentasse os complementos do documento.

Isso e tudo mais você encontra no documento completo da Epic Games contra o Google,  mas boa parte do texto ainda está indisponível.  Além disso, o texto está todo em inglês então certifique-se de estar com seu inglês afiado antes da leitura.

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!.