Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google Doodle é uma ferramenta na página inicial da empresa que é frequentemente usada para destacar questões mundiais, eventos históricos e comemorações em todo o mundo.

Veja também como utilizar o Google Lens!

A página inicial da Pesquisa do Google é uma das páginas da Web mais vistas do planeta, pois fornece bilhões de pesquisas diariamente. Dessa forma, logo acima da caixa de pesquisa, o logotipo do Google aparece e, de vez em quando, adiciona algo extra usando um “Doodle”. Esses Doodles podem ser tão simples quanto as adições ao logotipo tradicional, mas muitas vezes até redesenham completamente o logotipo do Google com criações artísticas.

Quando o Google Doodle começou?

O Google coloca essas ilustrações divertidas em sua página inicial há mais tempo do que a empresa tem sido uma empresa real.

Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, criaram o conceito em 1998, quando participaram do festival Burning Man, em Nevada. Portanto, o primeiro Doodle foi tão simples quanto colocar um boneco (semelhante ao logotipo Burning Man) atrás do segundo “o” para significar que os fundadores estavam “fora do escritório”.

primeiro google doodle 1998 homem ardente
Conheça as animações do Google Doogle – Foto: Divulgação/Google

A partir daí, a ideia de um Doodle do Google progrediu. Em 2000, Dennis Hwang foi convidado a criar um doodle para o Dia da Bastilha. Esse doodle foi tão bem recebido pelos usuários que o Google decidiu colocar Dennis no comando do projeto a partir desse ponto, o que resultou em doodles aparecendo na página inicial com mais frequência.

Agora, o Google emprega uma equipe de ilustradores talentosos, conhecidos como Doodlers, cujo trabalho é criar as ilustrações que aparecem na página inicial do Google em todo o mundo.

Com que frequência o Doodle do Google muda?

Nos primeiros dias, o Google raramente mudava o Doodle em sua página inicial, mas agora o Doodle muda diariamente.

O assunto de um Doodle geralmente depende de eventos mundiais. Por exemplo, em abril de 2020, como a pandemia de coronavírus afetou o mundo inteiro, o Google dedicou um bloco de Doodles de duas semanas aos trabalhadores “essenciais” que estão ajudando o mundo a continuar a funcionar durante a pandemia. Portanto, isso inclui profissionais de saúde, funcionários de zeladoria, trabalhadores de alimentos e muitos outros.

Na maioria das vezes, você encontra um Doodle do Google em um feriado. Dessa forma, seja um feriado mundial ou uma ocasião local, o Google exibirá Doodles em diferentes regiões para comemorar. Além disso, clicar no Doodle pode resultar em um pequeno jogo ou algo interativo, mas na maioria das vezes apenas leva os usuários a uma pesquisa sobre esse tópico específico. Alguns rabiscos notáveis ??de 2020 até agora incluem:

  • 19 de janeiro Doodle comemora o dia de Martin Luther King Jr;
  • 29 de fevereiro Doodle comemora o dia do pulo;
  • 7 de março Doodle marca o Dia Internacional da Mulher com mandala em 3D, mais;
  • 19 de março Doodle celebra o início da primavera;
  • 31 de março – Doodle homenageia Dame Jean Macnamara, médica da poliomielite;
  • 2 de abril O Doodle oferece dicas de coronavírus, ‘Fique em casa. Salve vidas.’.

De tempos em tempos, os Doodles também podem aparecer com base nas ideias dos usuários ou mesmo em concursos. Anualmente, o concurso “Doodle para Google” oferece um tema e solicita inscrições de alunos do ensino fundamental e médio. No final do ano, o Google escolhe um vencedor e sua ilustração é exibida na página inicial para o mundo ver! O tema de 2020 é “Eu mostro bondade até…”

Doodle para o Google 2020
Conheça as animações do Google Doogle – Foto: Divulgação/Google

O que os Doodles não fazem?

Doodles não melhoram o tráfego: o Google processa 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Dessa forma, essas pessoas usarão o Google, independentemente do Doodle do dia.

Doodles não geram vendas: a receita do Google provém de cliques em anúncios, mas a principal fonte do Doodle do Google é a página inicial (sem anúncios).

Também aparece no topo de cada pesquisa, mas se houver algo aqui é uma distração. Está afastando as pessoas da pesquisa que elas fizeram (com todos esses anúncios relevantes e interessantes) e colocando-as em uma pesquisa que não tinham intenção de fazer (e, portanto, menos relevância para os anúncios).

Rabiscos não garantem admiração universal: os rabiscos não ficam sem controvérsias. Uma análise mostrou uma inclinação para os homens brancos serem apresentados mais vezes, houve rabiscos para figuras controversas ou utilizados em momentos controversos. Houve até críticas por rabiscos não realizados e oportunidades perdidas.

E não é como eles estão ajudando a economia: um Doodle para comemorar o 30º aniversário do Pac-Man foi dito ter causado US$ 120 milhões em perda de produtividade. Outro de um violão tocável para Les Paul potencialmente custou US$ 268,4 milhões.

No entanto, vale mencionar que os usuários eram pessoas procurando uma distração e provavelmente passariam esse tempo no Facebook ou vídeos de gatos. Tudo menos trabalhar.

Mas se considerarmos apenas o tempo bruto que os usuários gastam com eles, 10,7 milhões de horas para o Doodle de Les Paul, que ainda somam uma grande quantidade de distração (sem mencionar o trabalho para os servidores do Google), nada disso ajuda fundamentalmente a empresa.

Doodle de Les Paul do Google
Conheça as animações do Google Doogle – Foto: Divulgação/Google

Mas por qual motivo fazer?

Se os rabiscos têm custo de tempo, dinheiro e risco de constrangimento em potencial, tudo isso sem nenhum benefício direto para a empresa, por que eles estão fazendo isso?

Essa é uma grande questão. De fato, é a grande questão. O que todo profissional de marketing de conteúdo enfrenta em algum momento.

Ele vem de várias formas:

  • “Não poderíamos investir esse dinheiro em mais vendedores?”;
  • “Qual é o objetivo?”;
  • “Por que estamos fazendo todos esses recursos quando podemos apenas fazer um desses vídeos virais?”.

Porque é claro que os Doodles do Google são de conteúdo. Eles são ótimos conteúdos (estão levando as pessoas a compartilhar o logotipo da empresa), mas ainda assim são conteúdo. E, como todo o conteúdo, pode ser muito difícil mostrar com precisão o impacto direto nos negócios.

Mas, direto ou não, o impacto do conteúdo pode ser enorme. Pode ser um impacto difícil de definir e, portanto, fácil de subestimar, mas está aí.

E no caso do Google, há um enorme benefício que faz valer a pena investir todo esse tempo e dinheiro nos Doodles.

Onde posso ver um histórico do Google Doodles?

Pode ser divertido ver os Doodles na página inicial do Google, mas também é fácil perdê-los se você estiver longe de um computador. Portanto, se você perdeu o Doodle de ontem ou apenas deseja ver o que foi usado anos no passado, o Google possui um arquivo histórico.

Nesse site, há um arquivo histórico completo de cada Doodle que já esteve na página inicial. Isso também inclui rabiscos que só apareceram em regiões específicas. Portanto, você pode encontrar um que nunca viu antes.

Fonte: 9 to 5 Google

Gostou? O que achou? Já conhecia o Google Doodle? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!