Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Após vários vazamentos e várias menções acidentais no ano passado, o Google finalmente está oficializando o “Compartilhamento próximo” do Android.

Embora o recurso ainda não esteja pronto para ser lançado, o Google confirmou que o compartilhamento próximo está chegando e, melhor ainda, já está sendo lançado para alguns usuários beta no Android.

O que é “compartilhamento próximo” do Android?

Essencialmente, é a versão do Google do AirDrop, um recurso muito útil nos produtos Apple que permite a transferência rápida e fácil de arquivos por uma conexão Wi-Fi. É algo que os usuários do Android pedem há anos e agora está finalmente chegando.

Conversando com a Android Police, o Google confirmou que está executando um teste beta limitado do compartilhamento próximo com usuários selecionados do Android, mas o campo de teste é muito pequeno. Mesmo atualizando para a versão beta do Google Play Services, você ainda não pode ativar o recurso no seu dispositivo. Pessoalmente, não consegui obtê-lo no meu Pixel 4 XL. Quando o compartilhamento próximo é lançado amplamente, o Google diz que será executado nos dispositivos Android 6.0+ e “outras plataformas”. Como mencionamos anteriormente, essas outras plataformas incluem Windows, Mac e Chrome OS.

No momento, estamos realizando um teste beta de um novo recurso de compartilhamento próximo que planejamos compartilhar mais informações no futuro. Nosso objetivo é lançar o recurso com suporte para dispositivos Android 6+ e outras plataformas.

Como esse novo recurso funciona?

O compartilhamento próximo não está ativo no meu dispositivo, mas Ryne Hager, da AP, conseguiu fazê-lo funcionar em seu dispositivo. Como visto na galeria abaixo, o Compartilhamento próximo permite preferências de visibilidade, definindo o nome do seu dispositivo e até uma notificação para permitir rapidamente a capacidade de aceitar arquivos, links ou basicamente qualquer outra coisa.

Ambos os usuários precisam aceitar explicitamente a capacidade de enviar ou aceitar dados e, depois que os dados forem recebidos, eles serão abertos automaticamente. Por exemplo, uma imagem pode ser aberta no Google Fotos, enquanto um link pode ser aberto no seu navegador ou em um aplicativo que abre esse URL. A AP observa que o compartilhamento próximo é muito rápido em sua experiência até agora.

Não está claro quando o compartilhamento próximo será lançado amplamente em outros dispositivos Android, mas o teste beta é um ótimo sinal de que não está muito longe.

Fonte: 9to5Google

O que você achou do compartilhamento próximo do Android? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!