Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

[Atualizado em 20/12/2017] A Microsoft retirou o aplicativo em questão da Microsoft Store. A retirada foi feita porque o mesmo violava regras da loja. Veja o comunicado de Redmond a seguir:

“Removemos o aplicativo Google Chrome Installer da Microsoft Store, pois ele viola nossas políticas da Microsoft Store”, diz um porta-voz da Microsoft em uma declaração ao The Verge. Além disso, disseram: “agradeceríamos a Google por criar uma aplicação de navegador da Microsoft Store compatível com nossas políticas da Microsoft Store”

Como dissemos antes, provavelmente a Google nunca o fará, pois, os aplicativos da Windows Store que navegam na web devem usar os mecanismos HTML e JavaScript fornecidos pelo Windows 10, e o navegador Chrome da Google usa seu próprio mecanismo de renderização do Blink. O Google teria que criar um aplicativo especial do Google Chrome que respeitasse as políticas da loja da Microsoft.

Até o presente momento a Google não se manisfestou sobre o assunto. Fonte: The Verge

A Google lançou na Microsoft Store um aplicativo chamado Google Chrome Installer, que, ao contrário do que muitos muitos estão pensando, não é o navegador Google Chrome enquanto aplicativo, mas sim, apenas um instalador que ajudará o usuário a instalar o tradicional browser em seu formato original win32 a partir da Microsoft Store. A diferença é que ao invés da pessoa ir no site do browser e baixar o arquivo .exe, usando o Google Chrome Installer ele já dará acesso a esse mesmo arquivo .exe sem precisar acessar mais nada. Depois do download do arquivo tudo seguirá como da maneira mais tradicional possível, inclusive a instalação, que é feita fora da loja.

De uma forma ou de outra tudo fica mais seguro, porém, isso não significa que o Chrome agora está disponível na Microsoft Store, porque não está. Para isso a Google teria que passar a usar a mesma engine de navegação  do Microsoft Edge, e temos quase total certeza que eles nunca o farão. Nem eles e nem possivelmente a Mozilla ou qualquer outra empresa do ramo. Isso pode mudar no futuro, mas hoje, não mudará tão cedo. Isso porque cada desenvolvedora adora se gabar da sua própria engine e como a Microsoft não permite browsers na Microsoft sem essa diretriz, as coisas ficam um tanto quanto complicadas. Claro que além disso temos aqui diferentes maneiras de lidar com a programação do browser, serviços agregados, loja, etc. Não é algo trivial.

Essa é a UI do APP, que nada mais é do que um launcher com hiperlinks para produtos e serviços da Google, inclusive o Chrome

Não há como negar que a Google foi esperta ao lançar tal aplicação na Microsoft Store, afinal, os mais de 600.000.000 de usuários que já usam o Windows 10 podem, em algum momento, fazer uma busca pelo Chrome na Microsoft Store e daí darão de cara com o Google Chrome Installer e farão a instalação de imediato.

Se você usa o Windows 10 S, sinto muito, de nada adianta o download e instalação do Google Chrome Installer, já que a aplicação em si não está disponível dentro da loja. Ao menos nisso eles foram sinceros, já que na descrição do APP na loja consta esse dado, que é necessário fazer o upgrade para o Windows 10 Pro para usar o Chrome.

Eis aqui o link para o Google Chrome Installer na Microsoft (esse é apenas o segundo APP oficial da Google Inc na Microsoft Store, o outro é o buscador Google, clique aqui e conheça). Até hoje os usuários esperam aplicativos oficiais do Youtube, Hangouts, Gmail, Drive, entre tantos outros.

Obg ao Kayo Garritsen e ao Júlio César pela dica 😉