Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google publicou, na última terça-feira (17), o Google Chrome 87, modelo do browser que assegura grande aprimoramento em desempenho. Além disso, oferece um salto em velocidade e menor utilização de bateria. Entre outros destaques, estão a melhoria do cache de retrocesso/avanço e o novo sistema para gerenciamento de abas abertas.

Tim lança teclado que alerta sobre o uso de expressões e palavras racistas

O Google Chrome 97 irá abrir até 25% mais veloz, conforme a companhia, Já o carregamento de páginas irá ter rapidez até 7% maior ao ser comparado com o modelo anterior do navegador. De acordo com o Google, esses processos também irão usar menos quantidade de memória RAM.

Quanto o Chrome para Android assegura carregamento “praticamente instantâneo” ao usar os botões de avançar ou voltar – resultado de um cache mais inteligente.

Google Chrome 97: otimização de guias

O foco principal do update está nas guias – o que é uma excelente novidade para quem sempre tem diversas guidas abertas no browser.

Com o modelo 87, o Google Chrome dará prioridade para as abas ativas, o que deve editar que as outras guias em segundo plano utilizem energia e memória. A atualização está relacionada com a nova maneira achada pela companhia para que o browser lide com JavaScript, que diminui a utilização da CPU em até 5x e aumenta a vida útil da bateria em até 1,25 horas.

A otimização de abas tem a possibilidade de considerar ferramentas essenciais, como a reprodução de música e o recebimento de notificações. Dessa forma, o gerenciamento não os deixa de lado quanto estão em segundo plano.

Com o rastreamento de oclusão, o Chrome tem o poder de saber quais guias estão visíveis para o utilizador. Ou seja, o que torna possível potencializar as ferramentas nas abas que você está utilizando no momento.

Além disso, o Google Chrome 87 irá ter uma nova seção que tornará possível buscar e achar guias de forma fácil.

Google Chrome 87 promete salto em velocidade e uso menor de bateria
Google Chrome 87 promete salto em velocidade e uso menor de bateria – Foto: Printscreen/GeekBlog

Realize ações diretamente da barra de endereços

Outra novidade que é incluída ao Google Chrome 97 é a chance de realizar ações de configuração por meio da barra de endereços do browser.

O funcionamento é o seguinte: para deletar o histórico de navegação, por exemplo, basta digitar na barra “excluir histórico” e esperar pela sugestão que o levará até a tela de configurações do navegador. Ou seja, sem ser preciso acessar um menu e buscar por essa alternativa entre tantas outras.

Google Chrome 87 promete salto em velocidade e uso menor de bateria
Google Chrome 87 promete salto em velocidade e uso menor de bateria – Foto: Reprodução/Tecnoblog

No primeiro momento, você terá o poder de:

  • Limpar dados de navegação: digite ‘excluir histórico’, ‘limpar cache’ ou ‘limpar cookies’;
  • Gerenciar métodos de pagamento: digite ‘editar cartão de crédito’ ou ‘atualizar informações do cartão’;
  • Abrir uma janela anônima: digite ‘iniciar modo anônimo’ ou ‘anônimo’
  • Gerenciar senhas: digite ‘editar senhas’ ou ‘atualizar credenciais’
  • Atualizar o Chrome: digite ‘atualizar navegador’ ou ‘atualizar google chrome’
  • Traduzir página: digite ‘traduzir isto’ ou ‘traduzir esta página’

Por fim, o Chrome também irá acrescentar novos cartões às paginas de nova aba para indicar páginas acessadas em buscas feitas anteriormente. Além disso, o que tornará possível aos utilizadores voltarem uma pesquisa.

O Google Chrome 87 já começou a ser compartilhado em todo o planeta. Conforme a companhia, todos os novos recursos devem chegar aos utilizadores nas próximas semanas.

O que você achou da atualização do Google Chrome 87? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.