Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O programa Android Enterprise Recommended está no ar e o maior objetivo da Google com esse programa é adentrar no mercado corporativo… mas, o que é o Android Enterprise Recommended?

O Android Enterprise Recommended é um programa que estabelece práticas e recomendações de requisitos comuns para dispositivos e serviços, apoiados por um processo de complexos testes que são conduzido pelo Google. Os dispositivos listados dentro do programa atendem a um elevado conjunto de especificações de hardware, implantação, atualizações de segurança e experiência do usuário para ajudar as organizações a lidar com os ambientes de negócios mais desafiadores e diversos. Além disso, as OEMs do programa recebem um nível aprimorado de suporte técnico e treinamento direto do Google.

Alguns dos requisitos e melhores práticas recomendados pelo Android Enterprise Recommended incluem:

  • O dispositivo deve ter um sistema operacional igual ou superior ao Android 7.0 e um hardware que suporte tal versão;
  • O dispositivo deve oferecer suporte a registro sem toque;
  • Deve oferecer atualizações de segurança com até 90 dias de diferença da Google e por um período mínimo de 3 anos;
  • Deve ter disponibilidade de dispositivos desbloqueados direto do fabricante ou revendedor;
  • Tem que oferecer uma experiência consistente com aplicações em perfis gerenciados e em dispositivos gerenciados;
  • A lista completa dos requisitos recomendados pelo programa pode ser encontrada aqui.

Na prática o programa oferece uma lista de aparelhos com Android que são certificados diretamente pela Google para serem usados em empresas, ou seja, clientes corporativos.

Dados de 2015 afirmavam que esse mercado era dominado pela Microsoft e pela Apple. Enquanto a Microsoft oferta o principal sistemas operacional para estações de trabalho, Laptops e PCs em geral, a Apple oferta smartphones considerados mais seguros. Por algum tempo os modelos com Windows Phone foram amplamente adotados por empresas diversas, mas, com o fim da linha Lumia e descontinuação dessa versão do Windows, muitas empresas começaram a migrar para o iOS e Android principalmente, dado o elevado custo de aquisição dos modelos da Apple. No cenário atual, sabemos que a Microsoft continua na liderança do itens citados, porém, não é possível afirmar com 100% de certeza que a Apple ainda domina o seguimento.

O fato é que a recente manobra da Google da qual estamos falando aqui sem dúvida servirá para mudar tal cenário, colocando seu sistema operacional nas corporações e nas mãos dos empresários. Se essa é uma forma de levar o Chrome OS para dentro das empresas não sabemos ainda, mas sem dúvida essa ideia já deve ter passado pela cabeça dos estrategistas de mercado da Google. Tanto a Microsoft como a Apple precisam ficar de olho nessa novidade, afinal, ninguém teria tanto trabalho para implementar algo tão elaborado sem um propósito maior.

Bem, até o presente momento esses são os aparelhos com Android certificados pelo programa. Note que algumas das maiores fabricantes de smartphones do mundo, como a Samsung e a Xiaomi, não estão representadas na listagem por nenhum de seus modelos.

  • BlackBerry KEYone e o Motion
  • Google Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL
  • Huawei Mate 10, Mate 10 Pro, P10, P10 Plus, P10 Lite e P Smart
  • LG V30 e G6
  • Motorola X4 e Z2
  • Nokia 8
  • Sony Xperia XZ1, XZ1 Compact, XZ Premium, XA2 e XA2 Ultra

Fonte: Google