Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma pesquisa bibliográfica é uma das etapas mais importantes do processo de pesquisa. E, ao procurar ajuda sobre como fazê-lo, há um conselho que você ouvirá com muita frequência: “Utilize o Google Acadêmico (também conhecido como Google Scholar no EUA) para encontrar artigos publicados anteriormente em seu campo e fazer uma pesquisa científica”. Mas ninguém lhe diz que não basta apenas “apontar” seu navegador para o Google Acadêmico para receber resultados úteis da pesquisa. 

Veja também o que é e como utilizar o Google Acadêmico!

Se você apenas pesquisar algo, como faz no Google, dificilmente chegará ao conteúdo que deseja. O principal motivo para isso é que existe muita informação nele.

Como resultado, você arrisca que seu próprio trabalho seja repetitivo e derivativo, a menos que você entenda como fazer uma pesquisa efetiva na plataforma do Google Acadêmico. Obviamente, sua pesquisa começará digitando algo na barra de pesquisa, mas há mais do que apenas isso. Portanto, você precisa garantir que o tempo gasto na pesquisa científica usando o Google Acadêmico produza resultados. A seguir, estão algumas práticas recomendadas para usar essa valiosa ferramenta de pesquisa.

O que é o Google Acadêmico?

Antes de passarmos as dicas de pesquisa, é preciso explicar o que é exatamente o Google Acadêmico. Portanto, o Google Acadêmico (GA) é um mecanismo de pesquisa acadêmica gratuito que pode ser considerado a versão acadêmica do Google. Dessa forma, em vez de pesquisar todas as informações indexadas na web, ele pesquisa repositórios de editores, universidades ou sites acadêmicos.

Geralmente, esse é um subconjunto menor do que o Google pesquisa. Tudo é feito automaticamente, mas ainda assim a maioria dos resultados de uma pesquisa tende a ser fontes acadêmicas confiáveis. No entanto, o Google também é menos cuidadoso no que inclui nos resultados de pesquisa do que nos bancos de dados acadêmicos mais baseados em assinaturas, como Scopus e Web of Science, por isso vale a pena fazer sua própria avaliação da credibilidade dos recursos vinculados pelo Google Acadêmico.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

Por que é melhor que o Google “normal” para encontrar trabalhos de pesquisa?

Todos nós usamos o Google para nossas pesquisas diárias na Internet, mas por que devemos mudar para o Google Acadêmico?

Uma vantagem do uso do Google Acadêmico é que a interface é confortável e familiar para quem usa o Google. Isso diminui a curva de aprendizado de encontrar informações acadêmicas. Além disso, há várias diferenças úteis em uma pesquisa regular do Google, como

  • a opção de copiar uma citação formatada em diferentes estilos, incluindo MLA e APA;
  • exportar dados bibliográficos (BibTeX, RIS) para usar com o software de gerenciamento de referência;
  • links que permitem explorar quais outros trabalhos citaram o trabalho listado;
  • links que permitem encontrar facilmente versões em texto completo do artigo.

Embora seja livre para pesquisar no Google Acadêmico, a maior parte do conteúdo não está disponível gratuitamente, mas o Google faz o possível para encontrar cópias de artigos restritos em repositórios públicos que geralmente contêm rascunhos anteriores (preprints). Dessa forma, se você estiver em uma instituição acadêmica ou de pesquisa, também poderá configurar uma conexão de biblioteca para destacar itens disponíveis nas assinaturas de sua instituição.

Como utilizar o Google Acadêmico para fazer uma pesquisa científica

1. Use citações para realizar pesquisas anteriores

As listagens de pesquisa do Google Acadêmico revelam informações de citação sobre os artigos encontrados nas páginas de resultados de seus mecanismos de pesquisa. Portanto, esses são links clicáveis ??que você pode usar para navegar de volta para outros artigos e conteúdos que citaram essa fonte. Essa é uma maneira útil de identificar como outras pessoas estão usando uma fonte de pesquisa. Além disso, você também pode determinar se a fonte foi ou não usada para os mesmos fins de pesquisa que você está buscando. Isso realiza algumas coisas. Primeiro, você pode encontrar novas fontes de informação. Também pode ajudar a esclarecer que uma fonte que você está considerando realmente atende às suas necessidades.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google
Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! - Foto: Reprodução/Google
Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

2. Pesquise no modo de navegação anônima para obter melhores resultados

Quando você pesquisa no modo padrão, o Google se lembra de pesquisas úteis, dos links em que você clicou no passado e de várias outras informações. Portanto, isso pode não funcionar muito a seu favor, porque seus dados de pesquisa anteriores são usados ??para influenciar os resultados da pesquisa que você vê na próxima vez em que executa uma pesquisa. Isso é ótimo se você está apenas fazendo uma pesquisa geral para sua própria informação ou entretenimento. Não é tão bom se você estiver tentando encontrar conteúdo acadêmico sobre qualquer assunto em particular. Não é hora de o Google distorcer os resultados com base nos hábitos de pesquisa anteriores. Portanto, como você pode vencer isso?

Considere entrar no modo de navegação anônima. Nada será salvo nos seus resultados de pesquisa lá. Os resultados da sua pesquisa também não serão influenciados por mais nada. Isso significa que, se você pesquisar “Mudanças climáticas nos parques nacionais”, seus resultados não serão afetados por ter pesquisado “Férias nos parques nacionais” anteriormente.

3. Defina as palavras-chave que você usa com cuidado

Não basta digitar palavras-chave no Google Acadêmico na esperança de que algo útil surja. Essa é uma ótima maneira de obter resultados de pesquisa confusos e repetitivos. Em vez disso, escreva o que você gostaria de aprender como parte de sua pesquisa. Em seguida, divida isso em sub-tópicos ou em pedaços. Depois disso, crie listas de palavras-chave e frases-chave que possam ser úteis para ajudá-lo a encontrar informações para cada sub-tópico.

Se você não está familiarizado com um tópico, não há problema em usar enciclopédias online, publicações de notícias e outras fontes no mecanismo de pesquisa padrão do Google como ponto de partida. Nenhuma delas é digna de pesquisa acadêmica. No entanto, você pode pesquisar as fontes de palavras-chave que podem ser inseridas no Google Acadêmico para obter um conjunto mais rico de resultados de pesquisa.

4. Mantenha-se organizado e evite esforços redundantes com bibliotecas

O Google Acadêmico permite criar bibliotecas e salvar os resultados da pesquisa nessas bibliotecas.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! - Foto: Reprodução/Google
Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

Você pode criar bibliotecas para tópicos de pesquisa específicos ou simplesmente áreas de interesse. Dessa forma, ao encontrar resultados de pesquisa correspondentes, você pode salvar esse conteúdo na biblioteca relevante, copiar o link ou adicioná-lo aos favoritos para referência futura. Posteriormente, você poderá apontar o Google Acadêmico para uma biblioteca específica quando desejar resultados que venham apenas de uma coleção específica.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! - Foto: Reprodução/Google
Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

Vamos considerar um exemplo genérico: imagine que você está trabalhando em seu doutorado e sua primeira tarefa é identificar o  que deve estar em uma introdução à dissertação. A etapa preliminar de cada pesquisa é a preparação das fontes e a afirmação da questão principal. O uso da função de biblioteca no Google Acadêmico pode ser especialmente útil para essas duas tarefas.

5. Clique nos artigos relacionados para expandir suas fontes

Ao procurar uma fonte usando o Google Acadêmico, você pode perceber que pode clicar em artigos relacionados.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! - Foto: Reprodução/Google
Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

Como você pode esperar, isso atrai recursos acadêmicos adicionais relacionados ao resultado da pesquisa que você selecionou. Isso é ótimo se você tiver poucas fontes de pesquisa. Em seguida, você pode pesquisar o conteúdo que o Google Acadêmico recomenda para você.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

6. Organize e automatize suas citações

Sejamos honestos, citar fontes e construir bibliografias ou trabalhos citados é uma chatice absoluta. Fica ainda pior se você está no final de um grande projeto e percebe que nem começou a organizar ou citar suas fontes.  Felizmente, o Google Acadêmico automatizou amplamente esse processo.

Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão citar abaixo de cada recurso, que atualmente é exibido como aspas duplas. 

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

Isso abre uma janela pop-up com variações de citação para esse papel específico, com base em guias de estilo comuns. Em seguida, basta selecionar o formato de citação clicando nele.

Google Acadêmico pesquisa científica: confira dicas para usá-lo! – Foto: Reprodução/Google

Isso irá gerar a citação adequada que você pode copiar para o documento, conforme necessário. Se você usar esse recurso juntamente com a capacidade de criar e pesquisar bibliotecas, poderá rastrear facilmente todas as fontes de um projeto específico e obter as citações necessárias. Além disso, você ainda pode usar algum tipo de gerador de citação, mas por que deveria fazer isso quando tem uma funcionalidade no Google Acadêmico?

7. Use a pesquisa avançada para selecionar os resultados ideais

O recurso de pesquisa avançada permite usar filtros e outros parâmetros para retornar o conjunto de resultados mais útil. Você pode limitar os resultados a um período específico, por exemplo. Outra opção é pesquisar de acordo com o autor. Além disso, você também pode acessar a opção de pesquisa avançada para garantir que os resultados incluam apenas recursos de bancos de dados acadêmicos reconhecidos por seu laboratório, financiador ou universidade. Lembre-se de que pode ser necessário praticar algumas técnicas para dominar as funções de pesquisa avançada. Portanto, não perca a esperança se isso não funcionar imediatamente.

8. Configure alertas para manter-se atualizado sobre as tendências da literatura de pesquisa

Se você estiver pesquisando eventos atuais, pode ser necessário configurar alertas para esses tópicos. Portanto, isso o manterá informado quando o conteúdo relevante para o seu for publicado e indexado no Google Acadêmico. Isso é muito útil durante os anos de sua pesquisa, quando você precisa de informações atualizadas em trabalhos publicados em revistas acadêmicas.

DICA BÔNUS:

Você sabia que pode pesquisar artigos publicados apenas nos principais periódicos e por campos específicos? Portanto, use o recurso Métricas no menu suspenso na página principal do Google Acadêmico para navegar pelos manuscritos que podem ser mais relevantes para você. 

O Google Acadêmico é um pouco dorminhoco. É um recurso extraordinariamente útil para projetos de pesquisa acadêmica. No entanto, sua utilidade é mais profunda que isso. É uma ótima ferramenta para analisar qualquer número de tópicos. O melhor de tudo é que você pode usar a ferramenta para facilitar significativamente vários aspectos da escrita e da pesquisa. Apesar de todos esses benefícios, o Google nem sequer vincula a ferramenta Acadêmico a partir da página principal. Em vez disso, você deve procurá-lo manualmente, digitando https://scholar.google.com.br/?hl=pt na barra de endereço da sua página da web. De qualquer forma, os truques listados aqui melhorarão significativamente sua capacidade de usar o Google Acadêmico com eficiência.

Fonte: Editage

Gostou? O que achou? Já utilizou o Google Acadêmico? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!