Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O começo da campanha de vacinação contra o coronavírus em diversos estados já é utilizado para aplicar golpes no WhatsApp. Dessa forma, na procura de clonar perfis no Whatsapp, criminosos estão fingindo ser representantes do Ministério da Saúde que estariam cadastrando pessoas. No entanto, o foco é roubar informações pessoais e códigos de verificação do app de mensagens.

SSDs Samsung 870 Evo têm até 4 TB e preço a partir de US$ 50

Ao fazerem contato por telefone, os criminosos solicitam informações pessoais que seriam utilizados no agendamento da vacinação. Eles também pedem um código enviado por SMS que iria servir para terminar o cadastro. No entanto, o dado é o que torna possível roubar o acesso ao perfil do Whatsapp e ativá-lo em outro smartphone.

A prática fez com que o Ministério da Saúde fizesse um alerta em suas redes sociais que não liga, nem solicita confirmação com códigos encaminhados por SMS. “A ação visa clonar seu número do aplicativo de mensagens e ter acesso aos dados do seu celular”, afirmou.

Golpe para clonar WhatsApp usa SMS falso sobre vacinação
Golpe para clonar WhatsApp usa SMS falso sobre vacinação – Foto: Reprodução/Tecnoblog

A campanha de vacinação contra o coronavírus iniciou em diversas partes do Brasil. No entanto, no geral, os trabalhadores da linha de frente no setor da saúde estão entre os primeiros vacinados.

Golpe para clonar Whatsapp

Assim como em outras ocasiões, o golpe no Whatsapp que utiliza a vacinação contra o coronavírus tem o foco roubar o código de 6 dígitos do perfil. Para evitar que os utilizadores sejam vítimas das companhas com más intenções, o app passou a encaminhar o SMS com o alerta “Não compartilhe este código”.

Por fim, para melhorar a segurança, é recomendado ativar a verificação em duas etapas do Whatsapp. Dessa forma, mesmo que alguém consiga o seu código de 6 dígitos do app, a tentativa de clonagem ainda necessitaria de uma senha desenvolvida por você.

O que você achou do novo golpe para clonar WhatsApp? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!