Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O sistema operacional Android possui inúmeras ferramentas interessantes e que podem melhorar a sua experiência. Além disso, existem várias opções de seguranças e privacidade que se mostram muito úteis. Uma delas é o Gerenciador de Dispositivos Android, desconhecido por boa parte do público. Para quem não sabe, através dessa ferramenta é possível rastrear a localização do seu android e até “resetá-lo”.

Portanto, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o Gerenciador de Dispositivos Android e mostrar como você pode utilizá-lo ao seu favor.

O que é o Gerenciador de Dispositivos Android?

Essa ferramenta é oferecida pelo Google e serve como um ótimo auxílio para os donos de android que perderam ou tiveram os seus aparelhos roubados. Veja abaixo as funções disponíveis nessa ferramenta:

  • É possível rastrear a localização do seu aparelho através da conta do Google;
  • Possibilita fazer ligações para o seu celular, independentemente da sua localização;
  • Se necessário faz o “reset” da tela de bloqueio do seu celular;
  • Por fim, é capaz de excluir todos os dados do seu dispositivo android.

Como configurar?

Por incrível que pareça, configurar essa ferramenta é uma tarefa muito fácil. Veja abaixo como fazer a configuração:

  1. Primeiramente, é necessário que você tenha cadastrado a sua conta Google no seu smartphone. A maioria das pessoas fazem o “login” logo quando adquirem o celular, já que os aparelhos costumam pedir a conta para que você possa ter a melhor experiência possível. No entanto, caso tenha pulado esse procedimento, basta ir até Configurações > Conta > Conta do Google. É claro que o diretório pode mudar dependendo da marca do seu aparelho, mas no geral é esse;
Reprodução/Rafael Vieira

2. Após isso, ative a localização de seu celular;

Reprodução/Rafael Vieira

3. Em seguida, entre no Gerenciador de Dispositivos Android do Google. Para isso, basta clicar aqui. Agora faça o login na sua conta do Google e então a localização do seu aparelho irá aparecer na tela. Outras informações, como a versão do dispositivo também estarão disponíveis.

Reprodução/Rafael Vieira

Pronto! Você já configurou a ferramenta e caso perca o seu celular pode utilizá-la. Lembrando que sempre é importante manter a localização do seu aparelho ativada para que funcione corretamente.

Inclusive, caso você tenha mais de um aparelho, é possível baixar a ferramenta na Google Play Store e deixá-la instalada em seus celulares. Além disso, você pode ajudar a encontrar os dispositivos dos seus conhecidos através desse app, deixando ele logar na conta dele. Para baixar o gerenciador de dispositivos android na Google Play Store, clique aqui.

Como utilizar o Gerenciador de Dispositivos Android?

Agora que você já configurou a ferramenta, podemos explicar como utilizar cada uma das suas quatro funções:

  • Rastreando a localização do aparelho: Essa é sua principal função e pode ser facilmente usada, já que ela aparece automaticamente no mapa assim que você faz o login. No entanto, ela somente ficará disponível enquanto a localização do seu aparelho estiver ativada;
Reprodução/Rafael Vieira
  • Ligando para o celular: Uma função muito boa dessa ferramenta é que você pode ligar para o seu aparelho por até 5 minutos. O celular vai tocar no volume alto, mesmo que esteja configurado no silencioso;
Reprodução/Rafael Vieira
  • Bloqueando o dispositivo e saindo da conta do Google: É possível bloquear o seu aparelho e deslogar da sua conta Google. Além disso, caso queira, uma mensagem pode ser exibida na tela de bloqueio do celular. Apesar de ter saído da conta do Google, você não perderá o vínculo, portanto, a localização ainda continuará disponível. Pode ser muito útil em caso de roubos;
Reprodução/Rafael Vieira
  • Limpando o dispositivo: Por fim, é possível apagar todos os dados do seu celular. No entanto, somente utilize essa opção caso você tenha certeza que não conseguirá recuperar o aparelho e tenha dados muito importantes nele, já que depois você não terá mais acesso a localização.
Reprodução/Rafael Vieira

Gostou? Você já conhecia essa ferramenta? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!