Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já se passaram mais de 13 anos desde o lançamento do Gears of War original e é justo dizer que a série mudou muito. Ela não é exatamente o mesmo festival de testosterona que costumava ser. Dessa forma, podemos dizer que Gears of War 5 é um jogo bem diferente, principalmente se comparado ao original.

Confira também o review completo de Iron Harvest!

Não queremos dizer isso de uma maneira ruim. Quando o Gears of War original chegou em 2006, não estávamos procurando muito mais de nossos atiradores além de diversão estúpida: arma apontada, arma de fogo, inimigo morto. As vibrações do filme “B” e do filme de ação dos anos 80 eram algo que amávamos e, em alguns casos, ainda amamos.

Mas o estúdio The Coalition tentou fazer algo com Gears que poucas franquias de jogos conseguiram: modernizar a jogabilidade sem perder os elementos-chave que tornaram a série tão amada em primeiro lugar. Nem sempre acerta o prego na cabeça, mas Gears 5 é certamente o melhor que a série tem sido nos últimos tempos.

Mudando de marcha

Gears of War 5: confira o review completo do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Gears 5 começa naturalmente onde Gears of War 4 terminou. Não lembra do final do jogo anterior? Não se preocupe, há uma rápida recapitulação em vídeo no início para lembrá-lo.

Dessa forma, os jogadores entram na pele de Kait Diaz pela primeira vez após os eventos de Gears of War 4. Ele está tentando chegar a um acordo com a morte de sua mãe, desvendar as raízes retorcidas de sua árvore genealógica e lidar com sua vida pessoal. Enquanto isso, a humanidade está sendo ameaçada mais uma vez. No entanto, desta vez pelo Enxame, o sucessor da horda de Locust.

Queremos manter esta análise o mais livre de spoilers possível, mas essencialmente é aqui que o Gears 5 começa: Kait está procurando respostas e as tensões entre os Gears estão altas. 

Além disso, este também é um ponto de partida forte que imediatamente nos diz que Gears 5 vai se aprofundar em elementos de narrativa e história mais do que qualquer um de seus antecessores. Enquanto assistíamos Marcus, JD, Cole e cia. crescer e mudar ao longo dos anos, é claro que Gears 5 visa dar vida a esses personagens ainda mais. É um objetivo admirável, embora não necessário.

Os elementos de tradição do game estão melhor do que nunca

Gears of War 5: confira o review completo do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Sentimos uma afinidade com Marcus Fenix ??e os Gears. Eles são heróis defeituosos que vimos se tornarem menos obstinados a cada adição à série. A Coalizão tenta aprofundar esse elemento “humano” no Gears 5: a política por trás do Gears, as decisões controversas que alguns membros tomaram e seu impacto no mundo. Mas parece que os desenvolvedores não foram longe o suficiente. É como se o jogo tivesse mergulhado os pés na piscina, mas não tivesse intenção de nadar em águas mais fundas.

Além disso, também é difícil aceitar Kait como a nova protagonista, principalmente porque não crescemos com ela ao longo dos anos. Mudar nem sempre é uma coisa ruim e um novo visual é definitivamente necessário, mas é difícil definir o que torna Kait tão difícil de se conectar.

Dito isso, uma narrativa forte não é o argumento de venda de Gears. A série nunca tentou ser algo que não é e sabe onde residem os seus pontos fortes: forte mecânica de combate e multijogador. Embora possa não ser o suficiente quando se trata de envolver os jogadores na história, apreciamos a direção que está tomando ao identificar que isso é algo que desejamos mais – mais conexão com esses personagens – e não quer dizer que a narrativa seja ruim. Simplesmente não vai longe o suficiente.

E ainda, os elementos de tradição do Gears 5 são os melhores que já existiram. Dessa forma, agora há mais artigos para colecionar do que nunca, incluindo moedas, pôsteres e livros, além de muitos cantos e recantos para cavar, de assentamentos a instalações de pesquisa escondidas e montanhas cobertas de neve. Além disso, o ambiente realmente constrói o mundo, em vez da história e do diálogo.

O problema da mudança

Gears of War 5: confira o review completo do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Com o Gears 5, a The Coalition tornou-se bastante experimental – e é algo que era necessário. O desenvolvedor assumiu a franquia Gears da Epic Games começando com Gears of War 4 e, devido ao escrutínio de ter passado as rédeas da amada franquia, não havia muito que a equipe quisesse mudar em termos de jogabilidade básica.

Depois que Gears of War 4 foi bem recebido, e com os fãs aparentemente oferecendo sua bênção sobre a mudança de mãos, a The Coalition se esforçou ainda mais para experimentar um novo mundo aberto e elementos baseados em escolhas.

Com o Gears 5 sendo comercializado como o “maior Gears até agora”, não é surpreendente que haja mais chances de exploração do que nunca. Agora você tem o maravilhoso (mas frustrante de controlar) veículo esquife que permite explorar os maiores mapas que vimos até agora. É um “limpador de paladar” que dá aos jogadores um pouco de espaço para respirar entre grandes missões. Isso dá um pouco de tempo para absorver o belo mundo que a The Coaliton criou e também diminuiu o ritmo quando você precisa.

Os elementos de mundo aberto são apenas “elementos”

Gears of War 5: confira o review completo do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

No entanto, mais uma vez, simplesmente não parece o suficiente. Os elementos do mundo aberto são apenas isso: elementos. Você é provocado pelo fato de que pode investigar em qualquer lugar e explorar em seu lazer, mas, então, muitas vezes você encontrará paredes muito claras que o lembram duramente de que este não é o caso. Dessa forma, existem apenas certas áreas onde isso acontece e quase parece sem sentido. 

Felizmente, a The Coalition deu aos jogadores mais espaço para abordar os objetivos de maneiras diferentes, o que é uma adição bem-vinda. Dessa forma, ele permite que você tenha mais autonomia sobre como você escolhe jogar.  Por exemplo, você vai abordar uma situação furtivamente ou usar armas no estilo clássico do Gears? 

Parece uma pequena mudança, mas torna a experiência de combate muito mais dinâmica. Além disso, permite que você sinta que está fazendo mais do que correr e atirar em rotas de jogo lineares. No entanto, esse é o aspecto em que o Gears realmente se destaca… 

Combate é rei

Gears of War 5: confira o review completo do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Embora Gears 5 possa não brilhar quando se trata de elementos narrativos ou experimentais, não há como negar que ele realmente continua sendo um dos atiradores mais habilidosos do mercado. 

Apesar de se manter fiel às suas raízes de cover-shooter, Gears foi ficando cada vez mais forte com cada adição à série, e Gears 5 é o mais refinado. Dessa forma, o fluxo do jogo de atirar, recarregar, trocar de cobertura e trocar de armas parece mais suave do que nunca – muito do barulho que vimos antes se foi. É mais gratificante do que nunca destruir as ondas da horda, desviando-se e serrando perfeitamente aqueles que são corajosos o suficiente para atrapalhar seu Lancer. 

O clássico queijo de ação ao estilo dos anos 80 ainda está lá – e se formos honestos, é um colírio para os olhos. Cada tiroteio é uma extravagância de bombar sangue que nos lembra como Gears é bom para jogar quando você simplesmente deseja desligar seu cérebro e poder através de massas de inimigos. 

Em outra adição experimental, também temos a capacidade de atualizar nosso novo companheiro robô, Jack. Em todo o mundo, você pode coletar componentes que são usados ??para atualizar as habilidades de Jack, como sua saúde, zapper, core e stealth, dando a você mais estratégias e opções quando se trata de cenários de combate do que nunca. 

Vamos falar de multijogador

Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Os jogos do Gears sempre se destacaram quando se trata de multijogador, especialmente em seus modos cooperativos exclusivos, que são feitos para serem jogos sociais onde você e seus amigos podem dar um golpe uma e outra vez. Dessa forma, Gears 5 não é diferente – seus modos multiplayer são magnitudes melhores do que aqueles que a série ofereceu até agora. 

Nós sabíamos antes do lançamento que a The Coalition estava prometendo o maior jogo Gears até então, com mais opções co-op e PVP do que você pode imaginar – e não era mentira. 

Os modos multijogador do Gears 5 dividem-se em três campos: modo Horde, Escape ou Versus. No modo Horde, você luta ao lado de outros jogadores para afastar 50 ondas cada vez mais difíceis de inimigos da horda controlados por IA. No decorrer do jogo, você acumula força para construir defesas e obter armas melhores. É um desafio demorado e muito divertido, como sempre foi.

O próximo é o novo modo Escape, um labirinto de caos em chamas que o vê trabalhando em uma equipe de três jogadores (online ou co-op local) para lutar em um mapa de colmeia inimigo o mais rápido possível, derrubando qualquer coisa que fica no seu caminho e evitando o gás venenoso que está rastejando atrás de você. 

O modo Escape permite uma explosão rápida de ação multiplayer, especialmente para aqueles que não têm tempo para o modo horda. No entanto, corre o risco de se tornar tedioso devido à falta de mapas e personagens.

O modo versus apresenta muitas opções

Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Finalmente, temos o modo versus, que por si só tem muitas opções que incluem uma mistura de modos clássicos e novos de arcade, como Tour of Duty, Bootcamp, Escalation, King of the Hill, Arms Race, Dodgeball, Execution, Guardian, Team Deathmatch e Warzone. E são apenas aqueles que conhecemos até agora: A The Coalition já disse que há muito mais por vir.

Essas partidas rápidas são ótimas para aqueles que gostam de modos multiplayer clássicos do Gears (ou a maioria dos FPS) com um pouco de força extra e mecânica mais lisa. Embora possa não haver muitos mapas atualmente, como mencionamos antes, as correspondências não necessariamente parecem restringidas por isso.

Embora os tempos de carregamento sejam atualmente um pouco lentos, todos os modos multijogador de Gears 5 são os pontos fortes do game.

Conclusão

Gears of War 5: confira o review completo do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Gears 5 é o melhor que vimos da série até agora e consolida o lugar de Gears of War como indiscutivelmente o maior atirador do mercado. É difícil encontrar um título com uma mecânica de tiro mais elegante, mais modos multijogador, tiroteios de adrenalina e uma campanha que o deixe encantado do início ao fim. 

No entanto, quando se trata de criar uma narrativa contundente ou um mundo em que podemos cravar os dentes. Gostaríamos que a The Coalition tivesse dado um passo adiante no fornecimento de uma história atraente e rica que eles insinuam, mas não entregam. Ao mesmo tempo, aqueles que sabem o que esperar de um jogo de Gears of War provavelmente ficarão mais do que satisfeitos com as ofertas mais recentes. 

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!