Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A General Electric Co. e a Microsoft Corp. anunciaram uma parceria mais profunda envolvendo a plataforma industrial da GE, Predix, e a plataforma de nuvem Azure da Microsoft, disse um executivo sênior da GE.

O acordo expandiu amplamente a integração do software de nuvem da Microsoft com as aplicações Predix da GE, disse Bill Ruh, diretor executivo da GE Digital, à Reuters.

A Predix é uma plataforma de software desenvolvida pela GE que conecta equipamentos industriais, como motores a jato e usinas de energia, a computadores que podem prever falhas e reduzir custos operacionais.

A parceria, anunciada nesta quarta-feira pelo CEO da GE, John Flannery, e pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, na GEMM17 em San Francisco, vem dias depois que a GE anunciou uma parceria com a Apple. Isso mostra a habilidade da GE de forjar novos negócios importantes com seu sistema de internet industrial depois de um período rochoso com a Predix.

O esforço conjunto é focado inicialmente em empresas de petróleo, gás e mineração, mas, também seria aplicável a outras empresas que executem softwares da Microsoft, que inclui a grande maioria das empresas industriais, disse Ruh.

Na conferência Minds + Machines da GE, hoje foi anunciado que a GE começará a usar o poder do Microsoft Azure para criar aplicativos poderosos. A mudança entrará em vigor em 30 de novembro, o que significa que os clientes norte-americanos e desenvolvedores que usam o Predix da GE (uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos para a Internet industrial) em breve expandirão os recursos nos próximos meses.

Kevin Ichhpurani, vice-presidente executivo da GE Digital, responsável pelos ecossistemas e canais, acredita que os desenvolvedores da Predix poderão “se beneficiar de uma rede de regiões Azure espalhadas no mundo todo”. Como muitos clientes da GE já são clientes da Microsoft, Ichhpurani também observou que “a intenção é ir ao mercado juntos”.

O plano é que a combinação Predix-Azure se amplie para mercados adicionais no próximo ano. De acordo com Kevin Dallas, vice-presidente corporativo de desenvolvimento de negócios da Microsoft, o Intelligent Cloud, existem outros benefícios, incluindo operações otimizadas, a capacidade de trabalhar com dados em tempo real e criar aplicativos sem alternar plataformas:

“Estamos dobrando a curva de produtividade … [para clientes industriais] procurando digitalizar seus produtos, seja um motor a jato ou um elevador … A noção de enviar uma máquina e não poder se comunicar com ela e obter informações sobre como ela está sendo usada é uma coisa do passado.”

Os desenvolvedores que utilizam o Predix da GE exigiram uma integração mais próxima com o Azure da Microsoft, por isso é ótimo, especialmente porque a maioria das empresas já usa o Azure para armazenar dados e executar o software corporativo. Mais uma vez, outra vitória na carteira da Microsoft e de Satya Nadella.

Fonte: Reuters e OnMsft