Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

gartner windows phone down

A Microsoft e seu Windows Phone estão em sérios apuros. Depois de registrar uma gigantesca queda no números de venda de novos dispositivos com o S.O. em seu relatório trimestral, agora, a renomada consultoria Gartner nos trouxe um relatório que endossa o que todos já sabiam…

[Atualização] Vale lembrar que estamos falando do número de vendas de smartphones referentes APENAS ao primeiro trimestre de 2016, portanto, a Gartner não contabiliza os telefones com Windows 10 e Windows Phone vendidos fora desse período, isto é, de todos os anos anteriores. Essas vendas somadas aos Lumias e outros telefones com Windows Phone já existentes, sem dúvida somam juntos mais de 200.000.000 de usuários.

Segundo a Gartner, atualmente o Windows Phone da MS tem apenas 0,7% de cota de market share. Isto é: menos de 1% de todos os usuários de smartphone no mundo usam o Windows Phone em 2016. Enquanto isso, o Android da Google segue dominando tudo com uma incrível cota de 84,1%. Bem lá trás, mas ainda em segundo lugar, temos o iOS da Apple com 14,8% de cota. A Apple inclusive teve que amargar uma queda em sua cota de mercado, a primeira em muito tempo.

Muito ainda não atualizaram para o Windows 10 Mobile e isso é ruim

Muito ainda não atualizaram para o Windows 10 Mobile e isso é ruim

Mesmo dominando o mercado, a Google anda tendo dificuldade para aumentar sua rentabilidade com o Android e um dos motivos é que os mercados estão “saturados”, onde praticamente todo mundo já tem um smartphone, seja com Android, iOS ou com Windows Phone, então, é preciso ser criativo para se diferenciar nesse meio e também para aumentar os lucros. Uma das soluções encontradas pela Google foi expandir o Android para werables, TVs, carros e até dispositivos IoT.

Atualmente a cota de mercado do WP começa a chegar perto do quarto lugar na lista, que é o Blackberry OS, que tem 0,2% de cota. O Windows 10 Mobile também pode ser contato como sendo parte do Windows Phone.

Como a Microsoft vai reverter isso? Não sabemos, só sabemos que o caminho é difícil e cheio de desafios pela frente. A ideia é que o Windows 10 seja o motor para chegar ao objetivo maior.

Fontes: gartner