Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

windows phone 81 queda mercado

A renomada empresa de consultoria de mercado Gartner, confirmou em seu mais recente relatório que os dispositivos com Windows Phone representaram apenas 1,1% do total de smartphones vendidos em Q4 de 2015.

Esse número só confirma a enorme queda nas vendas de dispositivos com Windows Phone já apontada por relatórios da própria Microsoft, quando eles informaram que nesse mesmo período foram vendidos apenas 4.395 milhões de Lumias, contra 10.425.500 unidade vendidas um ano antes, em Q4 de 2015. Uma queda de quase 60%.

Dados referentes a Q4 de 2015

Dados referentes a Q4 de 2015

Os motivos dessa queda já foram comentados aqui, como o fato da Microsoft não ter lançado novos modelos atrativos, a demora na liberação do Windows 10 Mobile e o crescimento exponencial do Android. Agora essas informações podem ser somadas a um novo motivo do qual estamos falando há algum tempo aqui, que é questão da MS querer dar mais espaço as OEMs do Windows 10 Mobile.

A freada brusca no desenvolvimento de novos Lumias sem dúvida é um indício de que essa informação é verdadeira. Tanto que hoje só temos como novidades os Lumias 550, 650, 950 e 950 XL. Veja que a uma enorme brecha entre o low-end e o high-end da linha. Esse espaço poderia ser preenchido pelas OEMs, e todos sairiam ganhando.

O Q1 de 2016 também deve trazer números tão baixos quanto, pois, a situação pouco mudou desde a última apuração. Temos a chegada de alguns novos Lumias com Windows 10 Mobile e também de novos modelos construídos justamente por essas OEMs, contudo, tudo ainda é muito recente e possivelmente não será o suficiente para melhorar esse índice de Sales Share do WP. Quem sabe de Q2 para frente melhore.

E quem pensa que só os Lumias e a Microsoft se deram mal em Q4 de 2015, observe melhor o gráfico. A Apple e seus iPhones também perderam espaço para o Android da Google. Mesmo o mercado de smartphones em geral tendo registrado um aumento de 9,7% em 2015 com relação a 2014, a Apple, pela primeira vez desde o lançamento do primeiro iPhone, viu suas vendas caírem em 2015 com relação ao ano anterior. Na verdade até o crescimento do mercado em si foi abaixo do esperado.

Só o Android que pode comemorar os números da Gartner, afinal de contas ele cresceu 16,6% e hoje responde por 80,7% das vendas de smartphones em todo o mundo.

Não confunda esses dados com os de market share. Aqui estamos abordando números relacionados a vendas de aparelhos (sales share), e não sua participação de mercado efetiva, pois, esse último leva em consideração os modelos já vendidos em períodos anteriores. A situação atual de market share continua a mesma: Android na liderança, iOS em segundo lugar e o Windows Phone em terceiro.

Fontes: WMPU Gartner