Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Gaming mode está disponível para todos os usuários do Windows 10. Portanto, seu objetivo é tornar o Windows 10 o melhor sistema operacional para jogadores, facilitando a experiência de jogo em todos os tipos de computadores e dispositivos. Dessa forma, não importa se o seu PC é o mais poderoso em termos de hardware ou se é um PC mais antigo e mais lento. O Gaming mode  “impede” as atividades do sistema em segundo plano, como atualizações do Windows ou notificações de aplicativos durante o jogo, tudo para oferecer uma experiência de jogo mais consistente. Portanto, nesta matéria, explicaremos o que é o Gaming mode e o que ele pode fazer pelos jogadores.

Veja também os melhores jogos grátis disponíveis na Steam!

NOTA: O Gaming mode é um recurso introduzido pela primeira vez na  Atualização de Criadores do Windows 10, em 2017. Este artigo, no entanto, foi escrito usando uma atualização mais recente do Windows 10. Dessa forma, se você tiver uma versão mais antiga do Windows 10, algumas das coisas que mostramos podem parecer diferentes ou podem nem estar disponíveis.

O que é o Gaming mode do Windows 10?

Gaming mode: saiba o que é e para que serve! - Foto: Divulgação/Xbox
Gaming mode: saiba o que é e para que serve! – Foto: Divulgação/Microsoft

O Gaming Mode foi criado para ajudar a aumentar o desempenho em jogos, independentemente da idade do seu computador ou configuração de hardware. De acordo com a Microsoft, ele foi projetado para fazer duas coisas. A primeira é aumentar os frames por segundo que você obtém nos jogos. A segunda é oferecer uma experiência de jogo mais consistente. Além disso, você pode ver mais informações no vídeo abaixo.

O que significa “experiência de jogo consistente”? A Microsoft diz que se trata de evitar lentidão extrema e taxas de quadros frustrantemente baixas. Portanto, se você é um jogador, certamente sabe do que se trata: você joga um game e ele funciona perfeitamente por algum tempo. Então, vem uma briga com o chefe no final do nível em que você está e a taxa de quadros cai, o jogo se torna menos responsivo e você perde a luta porque seu computador com Windows 10 não conseguia lidar bem com as coisas. Esse não é um final positivo, é?

É aí que o Gaming mode entra em ação e tenta extrair todo o desempenho do seu computador com Windows 10. Quando habilitado, o Windows 10 prioriza os recursos do processador e da placa gráfica para o seu jogo. Além disso, o Gaming Mode também pode impedir que o Windows Update instale atualizações de drivers ou mostre notificações durante o jogo.  Esperançosamente, isso pode ser o suficiente para manter a taxa de quadros estável e fornecer a você uma “experiência de jogo mais consistente. Entretanto, o Gaming mode não foi projetado para aumentar a taxa de quadros mais alta em hardware de última geração.

O que o Gaming mode pode fazer pelos jogadores no Windows 10?

Gaming mode: saiba o que é e para que serve! - Foto: Divulgação/Microsoft
Gaming mode: saiba o que é e para que serve! – Foto: Divulgação/Microsoft

Juntamente com o aplicativo Xbox Game Bar que também faz parte do Windows 10 por padrão, a Microsoft também oferece ferramentas adicionais que podem tornar sua experiência de jogo melhor. Entre outras coisas, o Gaming mode e a Xbox Game Bar permitem que você grave e transmita sua jogabilidade online, acesse e controle coisas como o volume do som, converse com seus amigos, monitore o desempenho do seu computador ou reproduza música do Spotify. Dessa forma, o Windows 10 permite que você faça tudo isso e muito mais usando a Xbox Game Bar e um conjunto de sobreposições que você pode abrir diretamente do jogo, sem ter que alternar entre os vários aplicativos ou ir para a área de trabalho.

Como se certificar de que o Gaming mode está ativado no Windows 10

Gaming mode: saiba o que é e para que serve! – Foto: Divulgação/Microsoft

Se você usa a atualização do Windows 10 de maio de 2019 ou mais recente, deve saber que o Gaming mode está habilitado por padrão. No entanto, se você tiver uma versão mais antiga do Windows 10 ou se alterou as configurações do Gaming mode, é preciso ligá-lo manualmente.

As limitações do Gaming mode no Windows 10

Gaming mode: saiba o que é e para que serve! – Foto: Divulgação/Microsoft

Embora o Gaming mode seja um excelente recurso para jogadores, ele tem algumas limitações. A primeira é que, mesmo se o recurso Gaming mode estiver habilitado, alguns jogos podem não ser reconhecidos automaticamente pelo Windows 10. Infelizmente, a Microsoft não fornece uma lista pública de jogos que suportam o Gaming mode, então não há uma maneira fácil de saber se seu jogo favorito está nessa lista.

Além disso, em determinadas situações, o Xbox Game Bar pode falhar ao iniciar, embora você esteja pressionando a combinação correta de teclas, que, por padrão, é Windows + G

Gaming mode: saiba o que é e para que serve! - Foto: Divulgação/Microsoft
Gaming mode: saiba o que é e para que serve! – Foto: Divulgação/Microsoft

Quando testamos esse modo de jogo usando vários videogames e diferentes sistemas de teste, ele raramente melhorou o desempenho do jogo para nós. Dessa forma, o seu desempenho na vida real é um “saco misto”, então você pode ver melhorias tangíveis apenas em alguns jogos e em um número limitado de sistemas.

Conclusão

Gaming mode: saiba o que é e para que serve! – Foto: Divulgação/Microsoft

Quando eles lançaram esse modo de jogo pela primeira vez, a Microsoft fez uma promessa de que o Windows 10 seria o melhor sistema operacional para jogos. Embora em teoria o modo de jogo seja um recurso útil, na prática é difícil dizer o quão significativo é seu impacto positivo. No entanto, as ferramentas adicionais fornecidas como parte da Xbox Game Bar são úteis.

Fonte: Digital Citizen

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!