Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, acabou de divulgar nas redes sociais o lançamento da Microsoft Game Stack, que nada mais é do que uma grande plataforma de desenvolvimento de jogos.

Na verdade, ela reúne todas as plataformas de desenvolvimento da Microsoft, ferramentas e serviços de desenvolvimento de jogos – como Azure, PlayFab, DirectX, Visual Studio, Xbox Live, App Center e Havok – em um ecossistema robusto que qualquer desenvolvedor de jogos pode usar. O objetivo do Game Stack é ajudá-lo a descobrir facilmente as ferramentas e serviços que você precisa para criar e operar seus jogos.

O Azure está mais uma vez no centro de tudo

A nuvem desempenha um papel crítico no Game Stack e o Azure preenche essa necessidade vital. O Azure fornece os blocos de construção, como computação e armazenamento, bem como serviços nativos da nuvem de aprendizado de máquina e AI, para enviar notificações e âncoras espaciais de realidade mista. 

O Azure já está disponível em 54 regiões em todo o mundo, incluindo a China, e continua a investir na criação de infraestrutura em nuvem altamente segura e sustentável e serviços adicionais para desenvolvedores de jogos. A escala global do Azure é o que dará à tecnologia de transmissão do Project xCloud a escala para proporcionar uma excelente experiência de jogo para jogadores de todo o mundo.

Já com o Azure, empresas como Rare, Ubisoft e Wizards of the Coast estão hospedando servidores de jogos multiplayer, armazenando com segurança dados de jogadores, analisando telemetria de jogos, protegendo seus jogos de ataques DDOS e treinando inteligência artificial para criar jogabilidade mais imersiva.

A grande sacada…

Resultado de imagem para azure playfab

PlayFab! Ele é um serviço completo de back-end para criar e operar jogos ao vivo. Um ano atrás, a Microsoft comprou a empresa por trás do PlayFab. Hoje, o PlayFab passa a fazer da família de produtos e serviços do Azure. 

Juntos, o Azure e o PlayFab são uma combinação poderosa: o Azure oferece confiabilidade, escala global e segurança em nível corporativo; O PlayFab fornece o Game Stack com serviços gerenciados de desenvolvimento de jogos, análises em tempo real e recursos LiveOps. 

No outono passado, vimos o que essas duas plataformas podem fazer junto com os servidores multijogador do PlayFab, que permite que você inicie e amplie com segurança jogos com vários participantes hospedando dinamicamente seus servidores com o cloud computing do Azure. Sobre tudo isso o fundador do PlayFab, James Gwertzman, disse:

“Os desenvolvedores de jogos modernos não parecem mais diretores de cinema, mas sim, diretores de um cruzeiro. O sucesso a longo prazo exige envolver os jogadores em um ciclo contínuo de criação, experimentação e operação. Não é mais possível apenas lançar seu jogo e seguir em frente”.

É por isso que, um ano atrás, a Microsoft decidiu comprar PlayFab. Ele suporta todos os principais dispositivos, desde iOS e Android, a PC e Web, a Xbox, Sony PlayStation e Nintendo Switch; e todos os principais mecanismos de jogo, incluindo Unity e Unreal. O PlayFab também continuará a suportar todas as principais nuvens daqui para frente.

A Microsoft, que não é boba nem nada, sabe que atualmente existem mais de 2 bilhões de jogadores no mundo todo que jogam uma ampla gama de jogos, em uma ampla gama de dispositivos. Sendo uma fabricante veterana nesse segmento, ela sabe como criadores de jogos precisam evoluir para envolver continuamente seus jogadores, estimular sua imaginação e inspirá-los, independentemente de onde eles estejam ou de qual dispositivo eles estão usando. A ideia por trás do Microsoft Game Stack é atuar justamente em cima dessa necessidade.

Veja mais detalhes aqui