Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Samsung Galaxy Z Flip é um celular muito estranho para rever. Não porque é ruim, mas porque é estranho.

Geralmente, uma revisão funciona como uma avaliação entre dois aparelhos. Comparamos um produto com o que a empresa alega que deveria ser e depois o comparamos com a concorrência. O produto A oferece melhor valor em relação ao produto B? A câmera ou a bateria têm uma vida útil melhor? Quão boa é a tela? Há uma enorme variedade de opções para os consumidores escolherem no mundo dos celulares, então qual deles deve receber seu dinheiro?

Veja também o review completo do Samsung Galaxy Watch Active 2!

O Samsung Galaxy Z Flip faz muitas coisas muito bem. Possui ótimo desempenho, duração moderada da bateria e a (quase) versão mais recente do Android. Mas faz uma coisa que 99% dos outros telefones ainda não podem fazer: dobra ao meio.

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

De fato, o design do Samsung Galaxy Z Flip é toda a sua proposta de valor. Os componentes internos do Z Flip praticamente igualam um smartphone principal do ano passado, então você está pagando um preço mais alto para conseguir algo que, por enquanto, é bastante único. Eu poderia passar toda essa análise comparando o Flip com outro celular dobrável notável, o Motorola Razr. Mas de forma resumida, o celular da Samsung tem mais “músculos” e apresenta uma melhor qualidade de construção, a um preço mais barato.

O que eu gostaria de fazer é ajudá-lo a decidir se a perspectiva desse fator de forma dobrável vale o dinheiro extra. Dessa forma, nesta matéria, você verá a análise completa do Samsung Galaxy Z Flip.

O que há de mais na dobradura?

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

O Samsung Galaxy Z Flip é uma espécie de telefone dobrável que a indústria chama de “garra”. Isso significa que ele parece um smartphone normal enquanto você o usa e depois se dobra como um molusco para se tornar aproximadamente a metade da altura anterior. Dobrado, é claro, o celular tem o metade da espessura de quando aberto. Mas é uma troca que você terá que fazer se quiser que seu celular se feche.

Para conseguir isso, a Samsung está usando uma nova tecnologia chamada vidro ultrafino. Esse é um tipo especial de vidro que é quase tão flexível quanto a tela OLED de plástico que vimos no Samsung Galaxy Fold e no Motorola Razr.

Por ser tão fino, o vidro definitivamente não é tão durável quanto uma tela de smartphone padrão. Uma recente desmontagem por Zack Nelson, da JerryRigEverything, revelou que a tela do Galaxy Z Flip pode ser perfurada com bastante facilidade. Dessa forma, o vidro é protegido principalmente enquanto o telefone está dobrado, e não tive nenhum problema com minha unidade. Além disso, as pessoas que conheço que compraram este dispositivo também não. Ainda assim, é natural ter algumas preocupações de longevidade com a nova tecnologia de exibição. Para combater isso, a Samsung está oferecendo uma substituição única da tela por US$ 119 durante o primeiro ano de propriedade.

Mas um telefone dobrável em estilo de concha é útil? De forma simples, depende.

Os benefícios

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Indiscutivelmente, o maior benefício de um telefone dobrável em concha é que, quando não está em uso, o telefone tem cerca da metade da altura. Isso significa que ocupa menos espaço vertical, é mais protegido e pode caber em bolsos e compartimentos menores, em comparação com os smartphones convencionais. Considerando que o Galaxy Z Flip possui uma tela bastante grande de 6,7 polegadas e 21,9: 9, o formato menor ajuda a encaixar-se em mais lugares.

Durante o período da análise, tive vários casos em que me apavorei, preocupado por ter esquecido o celular em uma mesa ou em algum lugar. Na verdade, o celular estava aninhado no fundo do meu bolso, muito mais profundo do que eu esperava. Uma vez, esqueci que o tinha colocado no bolso, o que é realmente um local surpreendentemente conveniente para guardar um smartphone dobrável.

Imediatamente fiquei inclinado a pensar que esse telefone seria perfeito para alguém como minha mãe, que costuma usar calças com bolsos pequenos demais para o smartphones comuns. Por isso, ela geralmente mantém o telefone no bolso de trás. E, bem, digamos que eu sou muito bom em substituir as telas do iPhone agora.

O maior caso de uso secundário para mim foi poder assistir a um vídeo ou transmitir um Instagram Live sem precisar encostar o telefone a nada. Em vez disso, flexionei o telefone ao meio e deixei a parte inferior segurar a tela superior. Entretanto, não fiz isso com frequência e prefiro assistir a vídeos no modo paisagem. Como o celular é muito alto, os vídeos ocupam menos a tela do que o habitual. Se você esticar para preencher a tela inteira, terá uma colheita bastante importante.

Suporte nativo

Caso contrário, a Samsung adicionou suporte Z Flip nativo a alguns de seus aplicativos, o que garante que os elementos principais permaneçam no topo, enquanto os elementos secundários, como controles, são banidos para o fundo enquanto estão flexionados. Isso funciona com os aplicativos de câmera, galeria e mensagens. Além disso, a Samsung fez uma parceria com o Google para que esse recurso funcione com o aplicativo de mensagens de vídeo Duo. O recurso também devia funcionar com o YouTube, mas ainda não parece funcionar muito bem.

Pessoalmente, eu esperava que o uso do Z Flip me incentivasse a usar menos meu celular. É preciso mais esforço para rolar sem pensar neste celular do que em outros celular, então eu esperava que a dobradiça funcionasse como uma forma de dissuasão. Infelizmente, esse não foi realmente o caso. Acontece que maus hábitos prevalecerão, mesmo que isso signifique que eu precise pular alguns aros extras.

Como é a tela frontal?

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Como o Motorola Razr, há uma tela frontal na tampa do Galaxy Z Flip. Por outro lado, ao contrário do Motorola Razr, o Z Flip é muito pequeno. A tela OLED tem apenas 1,1 polegadas e mostra informações básicas como a hora, as notificações e os controles de mídia. Se você tocar em uma notificação, as informações contidas nela serão exibidas, mas não serão roladas o suficiente para ler a mensagem inteira na maioria das ocasiões. Além disso, se você tocar duas vezes em uma notificação, solicitará que você abra o celular para lê-la e o aplicativo associado será aberto automaticamente.

O visor frontal também pode ser usado como um mini visor, caso você queira tirar selfies com o celular fechado. Devido à estranha proporção da tela, a imagem mostrada é apenas o centro da imagem resultante, mas como é uma selfie, são todas as informações que você realmente precisa ter.

O único uso que vejo neste recurso é a capacidade de tirar selfies de alta resolução, já que as câmeras frontais têm 12 MP, contra o sensor de 10 MP na parte interna do celular. A câmera grande angular também oferece um campo de visão muito mais amplo do que a câmera selfie, se você precisar encaixar mais pessoas na foto. Dessa forma, você pode alternar entre as lentes grande angular e padrão passando o dedo no visor.

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

A tela frontal é útil?

Então a tela é útil? Eu diria que o que é feito, sim. Muitas pessoas desbloqueiam o celular apenas para verificar a hora, e isso permite que você faça isso rapidamente. Além disso, você ainda precisa tocar duas vezes na tela ou pressionar o botão liga/desliga para ligá-la, e desejo que a Samsung ofereça um modo sempre ativo para o relógio.

Comparativamente, a tela frontal maior do Moto Razr permite responder a notificações sem abrir o telefone. Com o Z Flip, você só pode ver as notificações, mas não interagir com elas. Assim como aconteceu com o Samsung Galaxy Fold original, seria melhor que eles fizessem a tela frontal um pouco maior.

A parte normal do telefone dobrável

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Embora a parte mais interessante deste telefone seja, sem dúvida, o fato de ele ser dobrado, ainda há um telefone inteiro aqui. Então, como ele funciona?

Algumas pessoas com quem conversei compararam o Z Flip a um Galaxy S10e dobrável e cheio de espuma, e, na maioria das medidas, é isso que é. Dessa forma, ele possui um processador Snapdragon 855+ um pouco mais poderoso em comparação com o Snapdragon 855 padrão no S10e, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento UFS 3.0. Esse celular poderia ser o carro-chefe em qualquer empresa devido a suas especificações, ao contrário do Motorola Razr, de gama média.

Como seria de esperar, essas especificações ajudam o telefone a ter um desempenho maravilhoso. No uso diário, eu não via travamentos ou quedas de quadros e muitas vezes fazia multitarefas em meus dispositivos como um louco. O celular ligava rapidamente a cada vez que eu o abria e, sem parar, não via problemas.

Análise Benchmark

Nos benchmarks, o Samsung Galaxy Z Flip teve um desempenho bastante bom, espelhando firmemente o Galaxy S10e na maioria dos casos. Isso faz sentido, considerando que a maioria das especificações é bastante semelhante.

O Z Flip vem com uma bateria de 3.300mAh. Essa não é a capacidade mais alta do mercado, e você terá cerca de cinco horas de tela em um dia, o que não é ótimo. Normalmente, desconectei o telefone por volta das 10 horas e o telefone morreu por volta das 10 horas no dia seguinte. No geral, você provavelmente obterá um dia sólido de uso deste celular, mas se decidir ficar de fora uma noite, precisará recarregar ou tomar cuidado com o uso.

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Se você precisar resolver isso, ele suporta carregamento com fio a 15W, o que parece um pouco lento. Quando conectei este telefone a 5%, levaria cerca de 1 hora e 45 minutos para carregar. Considerando o carregamento original do Google Pixel suportado em 18W e o novo Samsung Galaxy S20 Ultra que suporta o carregamento em 45W, eu gostaria de ver aqui uma especificação de carregamento mais rápida do que é fornecida.

O Flip suporta carregamento sem fio de até 9W e carregamento sem fio reverso. Embora ambos sejam bastante convenientes, o carregamento sem fio é um pouco mais lento que o com fio. Dessa forma, se você estiver carregando apenas enquanto dorme, o carregamento sem fio é um ótimo recurso.

Qualidade e durabilidade da construção

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

O Samsung Galaxy Z Flip parece um dispositivo surpreendentemente bem construído. O quadro é feito de alumínio e parece realmente resistente. A tela de vidro ultrafina parece mais uma tela de smartphone do que a maioria dos dispositivos dobráveis ??que eu já usei antes. Isso o torna o dobrável mais bem construído que já usei até hoje e me dá esperança de que a categoria possa finalmente existir no mainstream.

A Samsung também reformulou a dobradiça do celular. Isso permite uma inclinação total de 180 graus, o que dá ao celular toda a sua funcionalidade extra. Além disso, a Samsung classifica que a tela terá que dobrar 200.000 vezes antes de uma falha em potencial.

A Samsung adicionou fibras ao interior da dobradiça para ajudar a impedir a entrada de poeira no mecanismo da dobradiça. Embora a quantidade real de fibras adicionadas seja muito menor do que o representado no vídeo promocional da Samsung, posso dizer com confiança que nada ficou preso na minha dobradiça até agora.

Devo notar o quão ridiculamente escorregadio esse celular é. Quando fechado, o Galaxy Z Flip desliza facilmente na maioria das superfícies. A Samsung inclui uma caixa transparente com o modelo Mirror Purple, mas usa adesivo para anexar, e eu não queria anexar permanentemente uma caixa a essa coisa.

Quanto à durabilidade, o Galaxy Z Flip tem sido ótimo. Eu sou uma pessoa muito desajeitada e desisti em algumas ocasiões. O Flip não sofreu mais do que alguns arranhões menores. Os dois painéis traseiros que cobrem a parte superior e inferior são feitos de vidro, então fiquei particularmente nervoso em quebrá-los.

E as câmeras?

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Lembra como eu disse que o Galaxy Z Flip era semelhante ao Galaxy S10e? O conjunto de câmeras é uma grande razão para isso. O Galaxy Z Flip possui duas câmeras no capô do telefone, que são tecnicamente as câmeras traseiras, embora possam ser usadas para selfies. Uma é uma lente angular padrão de 12MP com abertura f / 1,8 e estabilização de imagem óptica, e a segunda é uma lente grande angular com resolução de 12MP, nenhuma estabilização óptica de imagem e um campo de visão de 123 graus.

Como muitos outros dispositivos emblemáticos, as câmeras se saem muito bem com luz decente, embora exista um pouco de suavização se você aumentar o zoom. O Z Flip parece ser melhor em contraste e cor do que os dispositivos Samsung anteriores, que muitas vezes eram excessivamente agressivos na faixa dinâmica.

A lente grande angular possui um pouco de distorção e aperta objetos no centro do quadro. Eu provavelmente tentaria usar essa câmera para paisagens ou em momentos desesperados em que você precisa tirar selfies de grandes grupos.

Iluminação, modo noturno e velocidade do obturador

Com pouca luz, o Z Flip definitivamente “luta” um pouco. A velocidade do obturador é reduzida, o que leva ao desfoque, e as imagens ficam bem suaves. O modo noturno acrescenta um pouco de luz, mas na maioria das situações, achei a imagem ainda mais suave. Se você estiver tirando uma foto de algo estático, isso se sairá melhor, mas adicione objetos em movimento e você terá muita exposição artificial, que é o que produz a suavidade da imagem.

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

No interior, você encontrará uma câmera selfie com uma resolução de 10MP e uma abertura de f /2.4. A câmera selfie é colocada na mesma posição que as séries Galaxy Note 10 e Galaxy S20.

Fiquei realmente surpreso com a qualidade desta câmera. A nitidez foi muito boa e não suavizou a pele quase tão mal quanto muitas outras câmeras selfies. Além disso, existe um modo amplo e um modo recortado para essa lente, para que você possa chamar mais pessoas se necessário.

Questões diversas

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Abaixo, você verá algumas perguntas e respostas sobre esse dispositivo. Confira:

Existe um vinco (marca na tela)?

Sim, mas não é muito perceptível. Está definitivamente lá, e você sentirá se deslizar o dedo pela tela. No entanto, enquanto a tela está iluminada, é difícil ver de alguns ângulos. Se a ideia do vinco o incomodar, você terá que esperar. Quase todos os telefones dobráveis ??lançados até o momento tiveram um vinco e provavelmente continuarão fazendo parte da experiência do telefone dobrável por um tempo.

Você pode abrir o telefone com uma mão?

Sim, mas é preciso uma quantidade decente de força. Dessa forma, você precisa abrir levemente a tela com o polegar antes de abri-la – manualmente, não há assistência por mola aqui. Mesmo assim, você provavelmente deve fazê-lo com as duas mãos. A dobradiça foi feita para permanecer aberta em qualquer ângulo (como um notebook), então você deve manusear com cuidado.

Você pode encerrar uma ligação fechando o telefone?

Sim! Eu realmente gosto de fazer isso. Há uma opção para não terminar chamadas, mas isso não muda a chamada para o viva-voz. Dessa forma, a chamada apenas será mantida no fone de ouvido, o que não é realmente útil.

Avaliação do Samsung Galaxy Z Flip: você deve comprá-lo?

Veja a análise completa do Galaxy Z Flip - Foto: Reprodução/Android Authority
Veja a análise completa do Galaxy Z Flip – Foto: Reprodução/Android Authority

Se você deseja comprar este celular, é provável que esteja decidindo entre o Z Flip e um dos dispositivos da série Galaxy S20. Esses celulares padrão definitivamente têm uma vantagem sobre esse dispositivo dobrável em várias categorias, como processador, bateria, RAM, câmera e recursos de 5G. Mas você não compra o Galaxy Z Flip para essas coisas. Dessa forma, você compra porque é novo, é interessante, finalmente parece um gadget novamente. É por isso que você compra o Z Flip.

Olha, vamos ser reais. Com exceção da economia de espaço no bolso, nenhum dos recursos do Z Flip mudou radicalmente minha vida. Não converso em vídeo com frequência suficiente para precisar de um suporte embutido. Não acho os aplicativos divididos úteis. Desdobrar leva mais tempo do que apenas desbloquear um aparelho. Mas legitimamente me traz alegria porque é divertido.

Talvez mais adiante, quando os celulares dobráveis ??estiverem muito mais normalizados, esse celular não fará sentidoPessoalmente, estou muito mais empolgado com o Galaxy Fold 2, que começa em tamanho normal e se transforma em um tablet. Esse é um caso de uso muito mais prático para mim do que algo que fica menor. Até então, eu amo essa coisa, mesmo que seja pelas razões erradas. E acredito que vale a pena pagar.

Fonte: Android Authority

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está escrito no canto superior direito da página!