Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ano passado a Microsoft vendeu a antiga fábrica da Nokia Mobile em Manaus como parte integrante do plano de uma restruturação a nível mundial proposto pelo novo CEO da Microsoft, Satya Nadella, no qual estão inclusos planos para contenção de despesas e demissões. Uma das formas encontradas por Nadella e sua equipe para conter gasto, foi se livrar de ativos da antiga Nokia Mobile adquiria pela gigante de Redmond anos atrás.

Como parte da reestruturação do negócio de dispositivos móveis anunciada anteriormente, a Microsoft tem procurado formas de aumentar a eficiência nas operações. Depois de uma profunda e minuciosa avaliação, e sujeita à aprovação regulatória final, a Microsoft decidiu contratar para a fabricação de Xbox e de smartphones no Brasil o nosso parceiro de negócios, a Flextronics, a partir de janeiro de 2016. O objetivo é que a Flextronics mantenha um nível semelhante de operações no Brasil”, disse a empresa em nota ao Tele.Síntese na época da venda.

Com relação a fabricação de seus produtos, como Xbox, nada chegou a mudar, já que a Flextronics é uma grande parceira da Microsoft e já produz alguns de seus produtos em Cingapura, onde fica sua sede mundial. O maior problema mesmo dessa venda foi com relação ao suporte financeiro a Fundação Nokia e ao INDT, esse último que desde 2014 passado adotou o nome de Instituto de Desenvolvimento Tecnológico.

fundação nokia de ensino

A Fundação Nokia e o INDT eram parte dos investimentos da fábrica. E por isso, com o apoio integral da Microsoft, a Fundação e o INDT estão a procura de outras frentes de financiamento. A Microsoft, no entanto, vai garantir que todos os alunos atualmente matriculados na Fundação Nokia finalizem o curso”, disse a companhia na época.

A decisão chegou a gerar protestos e uma mobilização em frente a Fundação Nokia que ocorreu no dia 3 de outubro do ano passado, em Manus. Após saber que o processo seletivo para ingresso de novos alunos para 2016 seria suspenso, ex-alunos, atuais alunos e futuros alunos, organizaram uma mobilização para pressionar tanto a diretoria da Microsoft, como também o governo para que as atividades da fundação continuassem. Na ocasião a Fundação Nokia atendia mais de 800 alunos, que em sua grande maioria eram oriundos de escolas públicas. Muitos consideram a fundação uma peça fundamental para o desenvolvimento da região.

Mobilização feitas por estudantes em frente a Fundação Nokia em Manaus

Mobilização feita por estudantes em frente a Fundação Nokia em Manaus em outubro de 2015

A Promotoria de Justiça de Fundações e Massas Falidas (PJFMF) chegou a mover uma Ação Cominatória contra a Nokia Finland OY e contra a Microsoft Mobile Tecnologia Ltda, que incluia um pedido liminar para que as rés continuassem a manter a entidade fundacional em regular funcionamento e, ainda, que seja determinada a imediata realização do processo seletivo para o exercício 2016, sob pena de multa diária, mas uma solução muito melhor que esse processo todo chegou recentemente…

A Fundação Nokia ganhou um novo mantenedor, é a Digitron da Amazônia. Essa empresa conta com uma infraestrutura de ponta para a fabricação e distribuição de placas-mãe e discos rígidos para computadores em todo o  Brasil. Com uma equipe de 1.350 colaboradores, a companhia conta com uma média de 10 mil revendas ativas e 15 distribuidores com abrangência nacional. É a primeira fabricante no mercado nacional de produtos que seguem o padrão vigente na União Europeia que não permite a entrada, em seu território, de produtos eletrônicos que contenham metais nocivos ao meio ambiente. Entre suas certificações, estão ISO 9001, ISO 9002, ISO 14001, OHSAS 18001, PPB e ANATEL.

Com o novo mantenedor, não fazia sentido manter o mesmo nome, então, a Fundação Nokia volta a se chamar Fundação Matias Machline, em homenagem ao idealizador do projeto social e, consequentemente, para refletir a alteração da denominação. Em breve todos os endereços eletrônicos da Fundação serão atualizados.

Fundação Matias Machline Nokia Microsoft

Está solução foi a melhor porque alunos, professores e comunidade continuarão a contar com toda a infraestrutura do complexo da fundação de forma plena. Inclusive muito em breve a Fundação Matias Machline abrirá processo seletivo para o ingresso de novas turmas ainda este ano. #happyend

Fonte: acritica obg ao Márcio Cruz pela dica 😉