Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Fundação Bill & Melinda Gates vai investir R$ 100 mil em projetos brasileiros. A iniciativa chega por meio do Projeto Grand Challenges Explorations (GCE), que nada mais é do que um concurso que premia cientistas com bolsas para a realização de pesquisas de apelo humanitário.

O projeto agrega propostas voltadas especificamente para pesquisadores brasileiros é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde (Ministério da Saúde), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional de Agências de Financiamento do Estado (CONFAP), e a Fundação Bill & Melinda Gates (BMGF).

Resultado de imagem para Grand Challenges Explorations

O objetivo deste programa é usar ferramentas de ciência de dados para desenvolver uma compreensão profunda dos fatores de risco que contribuem para resultados ruins em partos prematuros, falhas no crescimento físico e desenvolvimento neuro cognitivo prejudicado. Através de Grand Challenges Explorations – Brasil, os parceiros acima mencionados compartilham esse objetivo e desejam desenvolver a crescente experiência em ciência da informação, epidemiologia e saúde pública no Brasil para abordar questões prioritárias na saúde materna e infantil.

O programa vai selecionar pesquisadores para ganhar até R$ 100 mil em financiamento de um estudo focado em ciência de dados. O objetivo é subsidiar propostas que ajudem a “entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil”. Não é preciso ser pesquisador de carreira para entrar no páreo. A Fundação Bill & Melinda Gates aceita inscrições de qualquer pessoa, mesmo sem mestrado, doutorado, sem exigência de currículo, referências ou resultados prévios que corroborem o estudo.

A ideia por trás de tudo isso é desenvolver e validar abordagens para fomentar a saúde materna e infantil é um desafio devido à complexa interação de fatores biológicos, ambientais e sociais. Além disso, as recomendações de políticas para tais abordagens freqüentemente não possuem evidências científicas suficientes, enquanto os ensaios clínicos são caros, demorados e cada vez mais difíceis de implementar. Existe agora uma oportunidade fundamental para acelerar a pesquisa nesta área através da análise de bancos de dados de resultados clínicos e administrativos no Brasil para formular recomendações de saúde pública, orientadas a dados e econômicas.

O objetivo deste convite à apresentação de propostas é promover abordagens novas e inovadoras para analisar dados relacionados a programas sociais e saúde pública no Brasil para produzir novos insights que possam ser utilizados para melhorar a saúde materna e infantil no Brasil e em todo o mundo. Os candidatos podem optar por trabalhar com grandes conjuntos de dados disponíveis ou para colaborar com o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (CIDACS) para explorar seu conjunto de dados anônimo ligado (100 milhões de coortes brasileiros), que integra informações do Cadastro Unico (CADU) com o sistema de nascidos vivos (SINASC), o sistema de mortalidade (SIM) e o programa Bolsa Família (BFP).

Para saber mais, clique aqui.