Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em breve a atualização de software chamada Mango irá trazer dezenas de novidades para os aparelhos com Windows Phone 7 como falamos aqui mesmo no blog, veja todas aqui. Contudo, uma das mais esperadas funções é Multitarefa. Hoje alguns aplicativos podem rodar em segundo plano como o player de música, mas, a maioria não.

Seguindo o mesmo padrão da Apple quando lançou o iOS junto com o iPhone, a Microsoft optou por limitar a quantidade de apps rodando em background para evitar o consumo excessivo da bateria e o travamento do sistema, isso até sair o aperfeiçoamento do software para que ele pudesse realizar esse função sem maiores prejuízos. No caso do Windows Phone 7 esse dia será o mesmo do lançamento da atualização Mango em outubro, em que a Multitarefa será implementada. Ela funcionará assim: Aplicações que estiverem rodando em segundo plano e que desejam ou precisarem permanecer em execução, só poderão usar até 10% da potência da CPU e apenas 5MB de memória RAM. Não só isso, alguns aplicativos só serão capazes de rodar durante 15 segundos no fundo a cada meia hora, o que lhes permite sincronizar dados (no caso de um aplicativo de rede social, por exemplo).

Isso será ótimo, pois além de manter os apps rodando, o sistema irá gerenciar o uso da CPU e da memória RAM para consumir menos bateria e não deixar o sistema lento por uso excessivo. Esse será um diferencial do Windows Phone 7 sobre seus concorrentes, pois, hoje apenas o Android tem algo semelhante na versão Froyo do sistema.