Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma fotógrafa e designer alegou em um processo judicial que os jogos da Capcom (Devil May Cry e Resident Evil 4) usaram suas fotos protegidas por direitos autorais extensivamente como ambientes, texturas e um elemento principal do logotipo dos jogos.

Veja também: Resident Evil Village originalmente teria o retorno de um personagem querido pelos fãs

Judy A. Juracek é autora de uma coleção de fotografias, chamada “Surfaces”, publicada pela primeira vez em 1996. Ela vem com um CD-ROM que coleta as imagens, mas o uso dessas imagens para projetos comerciais exige o pagamento de uma licença. Assim, a Capcom nunca contatou Juracek para obter uma licença. Além disso, Juracek apontou pelo menos 80 fotografias usadas como referências em jogos da Capcom em uma extensa documentação.

Muitos dos locais e objetos claramente mencionados no processo vieram de lugares aos quais Juracek ganhou acesso especial, ou que agora não existem, como um painel específico de vidro quebrado da Itália dos anos 1990, ou mansões e outras arquiteturas não abertas ao público.

Ataque de ransomware

Fotógrafa processa Capcom e alega roubou de fotos! - Foto: LP MAS
Fotógrafa processa Capcom e alega roubo de fotos! – Foto: LP MAS

Partes do processo dependem de informações do ataque de ransomware da Capcom no ano passado, que vazou grandes quantidades de informações internas. Dessa forma, o processo alega que um arquivo de textura encontrado no vazamento tinha o mesmo nome que no CD-ROM de Juracek.

As imagens a seguir são dos próprios papéis do processo e dão uma ideia de como as alegações se parecem.

Fotógrafa processa Capcom e alega roubou de fotos! - Foto: PC MAS
Fotógrafa processa Capcom e alega roubo de fotos! – Foto: PC MAS
Fotógrafa processa Capcom e alega roubo de fotos! – Foto: PC MAS
Fotógrafa processa Capcom e alega roubo de fotos! – Foto: PC MAS

Descoberto e relatado pela primeira vez pelo site Polygon, a ação foi movida em Connecticut, EUA, na sexta-feira, 6 de junho. Um representante da Capcom disse à Polygon que está “ciente da ação”, mas não tem mais comentários. Não comentar uma questão jurídica em andamento é padrão nesse tipo de caso.

Esta não é a primeira vez que algo assim aconteceu recentemente, como um cineasta holandês apontou recentemente que um chefe de Resident Evil Village se parece muito com seu próprio monstro com cabeça de hélice.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!