Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como os jogos anteriores da série, Forza Horizon 4 para PC é um jogo de corrida de mundo aberto. Eu viajo pelo país, entrando em diferentes tipos de corridas. Assim, adquiro carros, aumento minha reputação como um piloto e atualizo minhas habilidades, aperfeiçoando habilidades como derrapar, desviar e girar.

Veja também 10 jogos de corrida que você deve jogar!

Corridas de cross-country sujas acontecem ao lado de corridas de rua regulares, corridas no centro da cidade, corridas noturnas, corridas de sujeira e assim por diante. Podem ser exibições únicas ou parte de uma série de campeonatos.  Na parte inicial do jogo, eu corro contra oponentes de IA e sou capaz de ajustar seus níveis de habilidade. Mais tarde, o padrão é jogar contra humanos em um servidor de 72 jogadores.

Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! - Foto: XB MAS
Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! – Foto: XB MAS

Mas é justo dizer que Forza Horizon 4 é fortemente voltado para jogar contra, ou com, outras pessoas. Está cheio de desafios cooperativos, eventos baseados em equipes e oportunidades para ajustar outros jogadores em estradas abertas.

A opção de jogar apenas contra IA permanece, e há muito o que ocupar aqueles que preferem sua própria companhia. Eventos especiais, incluindo desafios de acrobacias e corridas bizarras contra oponentes gigantes, apimentam o mapa do jogo. A certa altura, me vejo competindo no The Flying Scotsman (um famoso trem a vapor de outrora). Em outras ocasiões, enfrento um hovercraft e um bombardeiro a jato da RAF. É tudo muito divertido, um espetáculo que não se leva a sério.

Coleções de carros

Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! - Foto: XB MAS
Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! – Foto: XB MAS

Eu jogo, ganho mais dinheiro e compro mais carros. Mas o jogo me permite sair e fazer minhas próprias coisas. Posso “chacoalhar” o campo acumulando cadeias de habilidades, que são corridas longas e ininterruptas de manobras especiais. Isso inclui girar o carro sobre uma colina em alta velocidade, usar a cauda do carro para destruir sebes e esculpir rastros para as rodas nos campos.

Forza Horizon 4 apresenta uma espécie de subtrama, na qual vou atrás de galpões escondidos, onde as carcaças quebradas de automóveis verdadeiramente magníficos estão esperando para serem descobertas, renovadas e adicionadas ao meu armazém cintilante.

Outras moedas incluem “reputação” e nivelamento em uma variedade desconcertante de atividades. No geral, sou o Nível X, mas sou o Nível Y no que se refere às corridas de rua e o Nível Z na criação de minhas próprias pinturas. Pego-me prestando muita atenção a um pequeno número de métricas e quase nenhuma ao resto. Suspeito que este seja o ponto principal: é um “buffet”.

Desanimadoramente, uma dessas atividades de acumulação de pontos no jogo faz uso do Mixer, rival do Twitch da Microsoft, que dá ao jogador pontos como visualizador ou como streamer. Isso parece um negócio corporativo do pior tipo. Eu não posso dizer ainda o quanto esse absurdo do Mixer afeta os ganhos do jogo. Minha esperança é, não muito. Há muitas outras coisas a fazer neste jogo, e é fácil se envolver em escalar diferentes escadas e ignorar outras, dependendo de seus interesses.

Em última análise, este não é um jogo sobre colecionar carros ou escalar escadas numéricas. Trata-se de provar que é um piloto habilidoso, seja para si mesmo ou para outros jogadores que acreditam ser melhores do que você.

Clima britânico

Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! - Foto: RP MAS
Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! – Foto: RP MAS

Um jogo da série Forza Horizon chegou a cada dois anos desde a estreia da série em 2012. Assim, a série ofereceu uma pausa de ano da série de corridas mais estruturadas Forza Motorsport. Os jogos anteriores aconteceram nos Estados Unidos, França, Itália e Austrália.

A série é desenvolvida pelo estúdio britânico Playground Games, que é formado por veteranos de jogos de corrida de um país que nos deu séries como Burnout, Colin McRae, Project Gotham e Driver.

Portanto, é apropriado que o Forza Horizon 4 tenha voltado para a Grã-Bretanha. Mas a escolha também se motiva pela forte ênfase do jogo no clima, algo pelo qual a ilha ficou famosa desde que os primeiros invasores romanos reclamaram de mais um dia de garoa leve.

Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! - Foto: XB MAS
Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! – Foto: XB MAS

O clima britânico em Forza Horizon 4 tende a extremos felizes. O inverno é um país das maravilhas com neve, onde os lagos congelam. Na realidade, os maiores lagos da Grã-Bretanha raramente desenvolvem mantos de gelo grossos o suficiente para suportar o peso de um carro. Mas essa licença com a realidade permite que os jogadores se aventurem na superfície congelada e explorem novas partes do mundo do jogo que de outra forma seriam inacessíveis.

Da mesma forma, os verões são os paraísos do céu azul da lembrança da infância. Na primavera, a Inglaterra é atapetada com campainhas e, no outono, as árvores da Escócia brilham com laranja e ouro.

Isso cria um belo cercadinho de charnecas, terras altas, florestas e prados. Todas as melhores partes de uma parte do mundo sem dúvida adorável. É uma fantasia de folheto turístico, é claro, que é o que se poderia esperar de um jogo de direção em que vistas panorâmicas do esplendor silvestre são preferíveis ao espetáculo sombrio da expansão suburbana.

Não é exatamente a Grã-Bretanha

Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! – Foto: HG MAS

Ainda assim, há uma parte de mim que anseia por uma versão menos previsivelmente do mundo. O orçamento ambiental para este jogo deve ter chegado a milhões, então é uma pena ver que toda a grana foi útil para criar uma ficção embaçada de nostalgia mal colocada, ao invés de algo – qualquer coisa – que fala do lugar real.

As aldeias são bucólicas. Edimburgo parece uma cidade provinciana cuidadosamente cuidada, em vez de uma grande cidade. Tudo tem o leve cheiro de uma década de 1950 idealizada, um lugar de jardins de pub organizados e roseiras. Não há pichações, nem propriedades municipais, nem indústria, nem subúrbios, nem ruas cheias de lixo nas sextas-feiras à noite.

Esta é uma Grã-Bretanha que foi eliminada de seus habitantes, a menos que por acaso eles possuam uma casinha agradável em Cotswolds. Não estou querendo sugerir que um jogo de corrida deva ser um comentário social, mas alguma semelhança com a realidade, uma piscadela para a hora e o lugar retratados, poderia ter sido bom. Do jeito que está, a Grã-Bretanha do Forza Horizon 4 parece um parque temático cuidadosamente higienizado.

Forza Horizon 4 PC: veja o review completo! – Foto: HG MAS

Essa timidez criativa é uma pequena mancha em um jogo de corrida muito bom. Além disso, é mais nítido do que os jogos anteriores, com design mais aberto, maior e mais divertido. Por fim, um dos pontos fortes do Forza Horizon 4 é que ele tende para a liberdade, permitindo-nos fazer apenas o que queremos e nos libertando de corridas e atividades que não gostamos. Acima de tudo, esta é uma experiência divertida e até alegre, uma emocionante fantasia de corrida.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!