Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Fone True Wireless: “True Wireless” é o termo da indústria para fones de ouvido que não possuem fio ou cabo conectando os dois fones de ouvido. Eles estão entre os modelos mais populares vendidos hoje. Mas como funcionam os verdadeiros fones de ouvido sem fio?

Os produtos Bluetooth usam ondas de rádio para transmitir áudio e outros dados de e para dispositivos como smartphones. Mas os verdadeiros fones de ouvido sem fio acrescentam uma camada de complexidade, porque cada fone de ouvido precisa de sua própria conexão sem fio, e as conexões precisam ser sincronizadas quase perfeitamente.

É um problema difícil de engenharia, diz Swarun Kumar, professor assistente de engenharia elétrica e de computadores da Universidade Carnegie Mellon. “Mesmo se houver um pequeno atraso entre o áudio e os ouvidos, você terá distorções”, diz ele. O maior desafio? “Existe uma grande massa chamada “sua cabeça” no meio, que absorve muitos dos sinais.”

Fone True Wireless: técnicas utilizadas nos dispositivos

Os fabricantes usam uma das três técnicas básicas para fazer funcionar os verdadeiros fones de ouvido sem fio. Veja os diagramas abaixo para uma ilustração.

Em alguns modelos, os dois fones de ouvido recebem um sinal Bluetooth separado do telefone ao mesmo tempo (diagrama 1). Outra estratégia é ter um fone de ouvido conversando com o celular enquanto uma segunda conexão de rádio envia o áudio desse fone de ouvido primário para o segundo (diagrama 2).

Fone True Wireless: técnicas utilizadas nos dispositivos
Diagrama 1 – Imagem: consumerreports.org
Fone True Wireless: técnicas utilizadas nos dispositivos
Diagrama 2 – Imagem: consumerreports.org

Ambos os métodos podem funcionar, mas os sinais do Bluetooth às vezes interferem nas ondas de rádio emitidas por outros dispositivos. O Bluetooth ocupa a mesma faixa de frequências de rádio usada por outros produtos comuns, como roteadores WiFi e, surpreendentemente, microondas. (Você pode notar o corte do áudio enquanto aquece as sobras.)

Adicionar uma segunda conexão Bluetooth aumenta as chances de interferência. É aí que entra a terceira abordagem aos verdadeiros fones de ouvido sem fio. Alguns modelos empregam uma estratégia chamada indução magnética de campo próximo (NFMI) – o celular ainda envia áudio para o fone de ouvido primário usando uma conexão Bluetooth, mas o botão primário transmite dados para o secundário usando um campo magnético (3). O NFMI é uma tecnologia mais antiga usada em aparelhos auditivos há anos. O NFMI não é imune a interferências e exige hardware adicional em um fone de ouvido já apertado. Mas ele não apresenta os mesmos problemas que as conexões ponto a ponto do Bluetooth e a NFMI tem mais facilidade em passar pelo corpo humano.

Fone True Wireless: técnicas utilizadas nos dispositivos
Diagrama 3 – Imagem: consumerreports.org

Tecnologia wireless hoje em dia

No geral, os verdadeiros fones de ouvido sem fio melhoraram ao longo dos anos. “Eles ficaram muito melhores – com menos estática e gagueira – desde que os testamos pela primeira vez em 2016”, diz Elias Arias, um dos engenheiros de áudio da CR.

Os fabricantes geralmente não divulgam qual método os fones de ouvido empregam, mas nossos testes podem ajudar a guiá-lo para um par ideal. Algumas de nossas principais opções são a Anker SoundCore Liberty Air, uma CR Best Buy por US $ 80 com uma classificação muito boa para som; o Samsung Galaxy Buds, que obtém uma classificação excelente e custa cerca de US $ 110; e o Sony WF-1000XM3, um modelo de cancelamento de ruído com a melhor classificação por US $ 240.

Fonte: Consumerreports

O que você achou das tecnologias usadas em fone True Wireless? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!