Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Essa semana, circulou na internet a informação de que a Microsoft havia estendido o prazo de suporte ao Windows 10 Mobile, mais especificamente da build 1607, que corresponde a Atualização de Aniversário do software. A informação não é falsa, porém, trata-se de um erro de digitação.

Nós já havíamos divulgado aqui o mapa do fim do suporte ao Windows 10 Mobile e nele mostramos que a build 1607, lançada em agosto de 2016, perderia seu suporte oficial em 9 outubro desse ano, ou seja, já está sem suporte e a informação é verdadeira e está correta.

Na informação divulgada na internet de forma equivocada dizia-se que seu suporte havia sido estendido até 2019. A informação chegou a ser tratada como verdadeira, pois, constava no site oficial de suporte da Microsoft, mas foi um erro mesmo.

Mapa do fim do suporte as várias builds do Windows 10 Mobile

A Microsoft já atualizou a página de suporte para afirmar que a Atualização de Aniversário não é mais suportada, portanto, os usuários cujos dispositivos ainda são alimentados por esta versão não receberão atualizações e patches de segurança. 

Informação já corrigida na página de suporte da Microsoft – ela foi corrigida no dia 15/10, ou seja, ontem

“A Microsoft encerrou o suporte em 9 de outubro de 2018 para as seguintes edições, lançadas em agosto de 2016 (versão 1607): Windows 10 Mobile e Windows 10 Mobile Enterprise”, diz a página. Isso significa que os usuários não estão mais qualificados para receber novas atualizações de segurança, atualizações não relacionadas à segurança ou opções de suporte assistido gratuito. Os clientes que contatarem o Suporte da Microsoft serão convidados para atualizar para a versão mais recente do Windows 10 Mobile para continuarem sendo suportados.”

A Fall Creators Update é última versão do Windows 10 Mobile

Embora a Microsoft recomende que os usuários atualizem seus dispositivos para uma versão mais recente do sistema operacional, a Atualização de Aniversário foi a última a suportar a maioria dos smartphones com Windows 10 Mobile, portanto, ir além desse ponto é tecnicamente impossível para muitos usuários. 

Possivelmente o Windows 10 Mobile Anniversary Update seja a versão mais popular do Windows 10 Mobile, o que significa que a Microsoft acaba de dar um grande passo no sentido de finalizar o ciclo de vida dessa versão do Windows 10. O fim definitivo acontecerá no fim do próximo ano, quando o suporte para a versão mais recente do Windows 10 Mobile será oficialmente descontinuado, que é a build 1709 (Fall Creators Update), que está disponível para menos de 10 aparelhos, como por exemplo, para os Lumias 950, 950 XL, HP Elite X3 e Alcatel IDOL 4S. 

Porque houve tanta euforia com tal informação?

Acreditamos que a euforia foi grande porque muitos acreditavam que ao estender o suporte a Microsoft poderia ter cogitado atualizar os antigos smartphones com Windows 10 Mobile para o Windows 10 ARM64 ou mesmo para o Windows Core OS, dando uma enorme sobrevida para esses, porém, a possibilidade disso acontecer é praticamente nula, se é que já não podemos dizer que é praticamente impossível de ocorrer.

Como já falamos anteriormente, neste momento, não há mais telefones com Windows para se recomendar, então, o jeito é migrar para o Android e aproveitar a integração com o Windows 10 por meio do Microsoft Launcher e do Edge, ou ir para o iOS, que tem menos integração, mas possui todos os aplicativos by Microsoft que você já usou um dia no seu Windows Phone.