Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quem pensava que o Fluent Design ficaria restrito ao universo Microsoft, se enganou. Durante o #Build2019 a gigante de Redmond anunciou que seu novo padrão de design chegará também a seus aplicativos para Android e iOS.

O slide acima revela o ousado plano da Microsoft de levar seu padrão de design até onde for possível, inclusive nos sistemas operacionais dos outros.

Já era certo sua implementação no Windows e na Web, mas ainda não estava confirmado que os aplicativos do Outlook, Skype, Office e tantos outros disponíveis para o iOS da Apple e o Android do Google ganhariam a nova roupagem de design da empresa.

E tem mais… se você é um desenvolvedor e está criando um aplicativo para iOS, Android ou um PWA, saiba que você já pode utilizar o Fluent Design completo com sombras projetadas, efeitos de desfoque e muito mais. O novo site do Fluent Design descreve a linguagem de design da seguinte maneira:

“O Fluent Design traz os fundamentos dos princípios de design, inovação em tecnologia e visa suprir as necessidades dos clientes em conjunto. É uma abordagem coletiva para criar simplicidade e coerência por meio de um sistema de design aberto e compartilhado entre plataformas. As pessoas movem-se e mudam de dispositivos e plataformas ao longo do dia. De laptops a telefones, de PCs a hologramas. Do escritório para a sala de estar, do real para o virtual. As experiências se movem e mudam com facilidade.”

Ao tornar o Fluent Design multiplataforma, sua criadora também conseguirá obter mais feedback sobre sua criação, de modo que isso beneficiará sua evolução, pois, certamente, a velocidade de desenvolvimento será maior.

Obviamente todo cuidado é pouco na hora de programar, pois, não necessariamente o DEV vai deixar de lado o padrão de UI de cada sistema, porém, ele pode criar ao menos uma identidade visual mais consistentes, ao ponto de seus usuários identificarem a aplicação em qualquer dispositivo.

Fonte > Windows Central