Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Está chegando a data do fim do período de suporte oficial ao Windows Vista, mais conhecido como o Windows que todos amam odiar. Mesmo sabendo que o Windows Vista foi uma das versões mais odiadas do Windows, não é possível negar o fato de que ele introduziu uma dúzia de elementos gráficos que até hoje são usados no Windows 10. Os mais esclarecidos afirmam que, na verdade, o Windows Vista estava a frente do seu tempo e por isso muitos na época não gostavam dele. Outro problema corriqueiro com o Windows Vista era com relação a incompatibilidade dele com drivers diversos, e isso deixava muita gente louca da vida.

Bem, o fato é que a vida do Windows Vista está quase chegando ao fim e depois de abril desde ano ele passará a ser uma parte da história da Microsoft em tempos de outrora. Seu suporte oficial terá fim em abril, e isso deve coincidir com a liberação da Creators Update para o Windows 10.

Aqui tem um aviso da Microsoft sobre as consequências do fim do suporte ao Windows Vista:

Se você continuar utilizando o Windows Vista depois do fim de seu suporte, seu computador continuará funcionando, mas poderá tornar-se mais vulnerável a riscos de segurança e vírus. O Internet Explorer 9 já não é suportado, e por isso, se o seu Windows Vista está conectado à Internet e você usa o Internet Explorer 9 para navegar na web, você pode estar expondo seu computador a ameaças adicionais. Além disso, à medida que mais fabricantes de software e hardware continuam a otimizar tudo para versões mais recentes do Windows, você pode não encontrar mais aplicativos e dispositivos que funcionem com o Windows Vista.

A Microsoft também parou de fornecer o Microsoft Security Essentials para download no Windows Vista. Se você já tiver o Microsoft Security Essentials instalado, você continuará recebendo atualizações de assinatura antimalware por um tempo limitado. No entanto, observe que o Microsoft Security Essentials (ou qualquer outro software antivírus) terá uma eficácia limitada em PCs que não possuem as atualizações de segurança mais recentes.

Se possível, o ideal é atualizar sua máquina para o Windows 10 ou pelo menos para o Windows 7 ou 8, que ainda contam com suporte oficial.

Fonte: Microsoft