Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de um ano com uma pandemia que afetou a produção de filmes, Hollywood celebrou os melhores filmes do ano passado no 93º Oscar. Assim, as estrelas se reuniram na Union Station em Los Angeles, com algumas partes da cerimônia também ocorrendo no Dolby Theatre.

Veja a lista completa de indicados e ganhadores do Oscar em 2021!

O evento não teve máscara, mas obedeceu aos mesmos protocolos de segurança do Covid-19 que os sets de filmagem de Hollywood seguem, incluindo vacinações, testes, distanciamento e máscaras quando as câmeras estão desligadas.

Portanto, pensando nisso, hoje separamos todos os filmes que ganharam o Oscar na noite de ontem. Confira:

Nomadland (Melhor filme, diretor, atriz)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! - Foto: G1
Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: G1
  • Direção: Chloé Zhao;
  • Indicações: (6) Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição.

Entre “The Rider” e agora “Nomadland”, o fascínio e o profundo afeto de Chloé Zhao pelo coração dos EUA e seu povo são inegáveis, e sua habilidade para contar suas histórias fica cada vez mais nítida. Zhao e Frances McDormand são uma combinação brilhante de gostos estéticos e empáticos, com a energia formidável desta última guiando o público através de uma história de promessas americanas não cumpridas e as pessoas que estão determinadas a fazer suas próprias promessas a si mesmas e aos espaços que se esforçam para ter.

Meu Pai (Ator, roteiro adaptado)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: UOL
  • Dirigido por: Florian Zeller;
  • Nomeações: (6) Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Desenho de Produção, Melhor Edição.

O desempenho chocante de Anthony Hopkins como um homem idoso sofrendo de demência está recebendo a maior parte da atenção, e com razão, mas é a direção traiçoeira de Florian Zeller que realmente atinge a cruel injustiça da deterioração mental. Assim, para um filme que poderia ter sido, em outras mãos, apenas uma vitrine do ator, os elementos de edição e design conspiram para devastar o público.

Minari (Atriz coadjuvante)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! - Foto: AG
Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: AG
  • Dirigido por: Lee Isaac Chung;
  • Nomeações: (6) Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante , Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original.

Há tanta beleza a ser encontrada no conto americano de Lee Isaac Chung sobre a família Yi tentando construir uma vida como fazendeiros em Arkansas no início dos anos 1980 – beleza comovente, triste, melancólica e inspiradora. Mas o que faz de “Minari: Em Busca da Felicidade” o melhor dos filmes indicados ao Oscar é como ela vai além das maneiras pelas quais um filme como este poderia ter se destacado pela beleza. Além disso, também é difícil, frustrante, engraçado e brincalhão. Por fim, ele está maravilhosamente vivo com a promessa de tudo o que o Jacob de Steven Yeun deseja para sua família.

Judas e o Messias Negro (Ator coadjuvante, música original)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: G1
  • Dirigido por: Shaka King;
  • Indicações: (6) Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (x2), Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original, Melhor Cinematografia.

Demorou muito para levar um filme biográfico de Fred Hampton para a tela e, nas mãos de Shaka King, é uma coisa de fogo e propósito. A provável chance de Daniel Kaluuya ganhar o Oscar, enquanto Hampton abre caminho pelo centro do filme, enquanto King usa a história de Hampton para desafiar todos os mitos americanos corruptos. LaKeith Stanfield, embora seja uma enigmática indicada para Melhor Ator Coadjuvante, detém o ponto de vista do filme nas mãos instáveis e ambivalentes de seu personagem, e Dominique Fishback deu uma das melhores performances não indicadas do ano. Como um dos últimos filmes de 2020 a estrear, – bem em 2021, na verdade – o filme valeu a espera.

Soul (Filme de animação, trilha sonora original)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! - Foto: PD
Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: PD
  • Dirigido por: Pete Docter e Kemp Powers;
  • Nomeações: (3) Melhor Filme de Animação, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som.

Soul da Pixar foi discretamente um dos melhores filmes de animação em anos. Uma doce e melancólica história sobre um músico de jazz dublado por Jamie Foxx que cai em um bueiro, vai para o Grande Além e, ao tentar voltar para seu corpo, começa a questionar o propósito de sua vida. A Pixar, mais uma vez, fica muito existencial enquanto atinge alguns pontos altos visuais e cômicos (basicamente tudo que tem a ver com a linha-rabisco burocrática de Terry, dublado por Rachel House, é uma explosão). Dessa forma, Soul consegue se sentir como uma aventura da Pixar em menor escala. Ao mesmo tempo, o filme faz algumas das maiores perguntas de todas.

A Voz Suprema do Blues (Maquiagem e penteados, figurinos)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! - Foto: IDC
Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: IDC
  • Dirigido por: George C. Wolfe;
  • Nomeações: (5) Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Figurino, Melhor Desenho de Produção, Melhor Maquiagem e Penteado.

Sempre há aquela conversa quando um cineasta adapta uma peça de teatro em um filme para saber se a peça foi bem “aberta” para o meio cinematográfico. Isso tende a se traduzir em adicionar um monte de cenas externas ou até adicionar alguns novos locais. Mas o que foi revigorante na adaptação de George C. Wolfe da peça de August Wilson é que ele a manteve fechada, confinada e suada como o “diabo”. Em vez disso, ele deixou sua câmera mover-se habilmente pelos personagens da peça, destacando um dos conjuntos mais emocionantes do ano, liderado pelos indicados (e possíveis vencedores) Viola Davis e o falecido Chadwick Boseman, antes de dar um soco no estômago de uma cena final que sublinha de impiedosa os temas do filme de agência artística e pessoal.

Tenet (Efeitos visuais)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! - Foto: ES
Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: ES
  • Dirigido por: Christopher Nolan;
  • Nomeações: (2) Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais.

Sim, Nolan absolutamente deveria ter se sentado e deixado o seu filme voltar para 2021 com todos os outros sucessos de bilheteria. Não, não valia a pena arriscar o COVID-19 para ver “Tenet” em um cinema (mas muitos de nós esperam poder assistir em uma tela enorme algum dia). No entanto, por mais que você não queira, você realmente tem que dar o braço a torcer por Nolan por fazer o tipo exato de aventura sem sentido de quebra-cabeça do tempo que ele queria fazer, dando a Kenneth Branagh o jantar de sua vida e entregando um romance de ação genuíno para John David Washington e Robert Pattinson.

Mank (Fotografia, direção de arte)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! - Foto: UOL
Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: UOL
  • Dirigido por: David Fincher;
  • Nomeações: (10) Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cinematografia, Melhor Desenho de Produção, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Penteado.

Ao lidar com uma história como a produção de Cidadão Kane, e ao fazê-lo com um estilo que tentava corajosamente ecoar o filme marcante de Orson Welles, David Fincher sempre arriscaria as subcorrentes desanimadas que saudaram Mank em sua segunda onda de críticas. Mas em meio ao longo tempo de execução e um Gary Oldman desafiador, Mank também é incrivel, muitas vezes divertido, curioso sobre a era cultural e política em que Kane foi feito, destacando “pára-raios” culturais como Upton Sinclair e recuperando Marion Davies (tornado tão cativante pelo retrato de Amanda Seyfried) como uma mulher com agência e perspectiva.

The Sound of Metal (Melhor montagem, melhor som)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: AG
  • Dirigido por: Darius Marder;
  • Nomeações: (6) Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Edição.

Um dos benefícios acidentais do ano pandêmico do cinema foi que os filmes que provavelmente não teriam recebido a devida consideração tiveram um momento para encontrar um público. Assim foi com “The Sound of Metal”, que foi engolido em sua estreia no Festival de Cinema de Toronto no outono de 2019, apenas para ressurgir em 2020 com um fervor renovado para o estudo humano do personagem de Darius Marder e a atuação principal comprometida de Riz Ahmed. Assim, o sucesso deste filme no Oscar é uma prova de que nenhum bom filme foi deixado para trás.

Druk – Mais uma Rodada (Melhor filme estrangeiro)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: G1
  • Dirigido por: Thomas Vinterberg;
  • Nomeações: (2) Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional.

Um quarteto de professores de uma escola preparatória, todos insatisfeitos em um grau ou outro com suas vidas e empregos, embarcam em uma espécie de experimento social onde tentam trabalhar ao longo de seus dias, mantendo um teor de álcool no sangue constantemente elevado. Dessa forma, o filme é um olhar às vezes atrevido, às vezes sombrio de como suas vidas e relacionamentos são afetados. Além disso, ele aproveita uma excelente atuação de Mads Mikkelsen. Evitando agilmente a maioria dos clichês e sermões de um drama típico de vício, o filme faz um forte argumento para Vinterberg quebrar o campo de Melhor Diretor deste ano, apesar de não ter entrado na lista de Melhor Filme.

Colette (Documentário de curta-metragem)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: Persona
  • Dirigido por: Anthony Giacchino;
  • Nomeações: (1) Melhor Curta Documentário.

Produzido inicialmente em conjunto com o jogo de VR “Medal of Honor: Above and Beyond” – e, portanto, o primeiro indicado ao Oscar a ser produzido por um estúdio de jogo – Colette se refere a Colette Marin-Catherine, que trabalhou na Resistência Francesa na 2ª Guerra Mundial, e quem no filme viaja de volta para a Alemanha e para o local do campo de concentração onde o seu irmão foi assassinado. Dessa forma, Colette é uma protagonista convincente. Ela é perfeitamente ciente da dor que ela está atraindo ao revisitar esses pontos turísticos, mas determinada a fazer o que é difícil.

Professor Polvo (Documentário de longa-metragem)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: UOL
  • Dirigido por: Pippa Ehrlich, James Reed;
  • Nomeações: (1) Melhor Documentário.

Por alguma razão, este documentário sul-africano sobre a natureza – sobre o cineasta de mergulho livre Craig Foster e o vínculo profundo que ele estabelece com um polvo que encontra em suas viagens subaquáticas – se tornou uma abreviatura para nomeações falsas este ano. E embora certamente pareça muito menos robusto no assunto e na execução do que alguns de seus concorrentes de Documentary Feature… é tão fofo? Assim, ele adora tanto aquele polvo!

Two Distant Strangers (Curta-metragem em live action)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: NB
  • Dirigido por: Travon Free, Martin Desmond Roe;
  • Nomeações: (1) Melhor Curta de Ação ao Vivo.

Se uma linha de registro como “Groundhog Day at Black Lives Matter”  deixa você intrigado, mas encolhido, você provavelmente está no espaço certo para “Two Distant Strangers”, uma afirmação ousada que segue a linha da loquacidade, mas permanece verdadeira. Portanto, o curta de 29 minutos é estrelado por Joey Bada como Carter, um homem voando alto em um caso de uma noite que encontra um policial racista que o assedia e acaba matando em plena luz do dia… seguido por Carter acordando na cama novamente. Há um humor bem sombrio na presunção, mas a execução é sombria e bem traumatizante, pois destaca a sua tese de que a violência policial pode ser inevitável.

Se Algo Acontecer… Te Amo (Curta-metragem de Animação)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: TN
  • Dirigido por: Will McCormack, Michael Govier;
  • Nomeações: (1) Melhor Curta de Animação.

O curta de animação de maior perfil deste ano foi codirigido por Will McCormack, um parceiro criativo de Rashida Jones (eles fizeram “Celeste e Jesse para Sempre”), e produzido por Laura Dern. É uma história lindamente animada do afastamento de um casal após uma tragédia, mas uma vez que a tragédia é revelada em flashback como um tiroteio escolar, o filme em si tem problemas para suportar o peso de seu assunto Importante.

Bela Vingança (Roteiro original)

Filmes ganhadores do Oscar: confira a lista! – Foto: Cine Pop
  • Dirigido por: Emerald Fennell;
  • Nomeações: (5) Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição.

A ousadia da estreia como diretor de Emerald Fennell é o que permanece com você por muito tempo depois de seu final muito discutido e debatido. Dessa forma, a maneira como o filme segue em frente com sua premissa, determinado a abrir caminho por todos os caras legais e olhos cegos que se somam a uma cultura que ataca as mulheres, apoiada pela atuação igualmente determinada de Carey Mulligan, garantiu a ele um lugar entre os melhores filmes do ano.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!