Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Desde que os zumbis surgiram pela primeira vez na tela grande, eles passaram a frequentá-la com uma enorme regularidade. Um dos vilões do terror, os mortos-vivos resistiram na cultura popular por mais de meio século, emergindo e evoluindo em novas formas, corroendo a consciência coletiva. Há um senso inerente de estranho para um zumbi – alguém que não está morto nem vivo, um ex-amigo que se tornou um inimigo irracional, tudo infundido com o terror do canibalismo – e ainda assim eles são também uma lousa em branco, uma metáfora madura para refletir os medos e inimigos de qualquer ano em que aparecem. Portanto, pensando nisso, hoje separamos os melhores filmes de zumbi.

Veja também os melhores filmes de animes!

Guerra Mundial Z (2013)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: Telecine
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: Telecine

Tem muito pouca semelhança com o seu famoso romance original, mas a Guerra Mundial Z permanece como talvez o único blockbuster de zumbis completo. Dessa forma, com Brad Pitt na liderança, uma “luneta” mundial e um orçamento de estúdio considerável por trás disso, o filme de Marc Forster apresenta o filme de zumbis como um espetáculo de ação de verão com um surto mundial ameaçando o colapso global. Onde a maioria dos filmes de zumbis são claustrofóbicos, isso é o oposto, oferecendo imagens inventivas de enxames de zumbis – multidões de mortos-vivos correndo em massa, lutando uns sobre os outros em montes semelhantes a insetos, capazes de escalar paredes por pura força de vontade.

Madrugada dos Mortos (2004)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: MDF
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: MDF

Refazer a obra-prima definitiva de Romero não foi tarefa fácil. Mas, no início de sua carreira, Zack Snyder deu uma reencarnação digna, trabalhando a partir de um roteiro de ninguém menos que James Gunn. Dessa forma, a sua maior alteração é a mudança polêmica para zumbis rápidos, oferecendo sequências de sobrevivência frenéticas com uma sensação palpável de pânico – e criando um ato de abertura emocionante conforme a epidemia se espalha e a sociedade desmorona rapidamente. Além disso, é apropriadamente desagradável e sangrento. Também apresenta dicas iniciais do senso aguçado de estilo cinematográfico de Snyder e algumas ideias bem perturbadoras – mais notavelmente, o que acontece quando uma mulher grávida é mordida?

Plano-Sequência dos Mortos (2019)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: VOF
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: VOF

Falar muito sobre o filme de Shin’ichirô Ueda seria arruinar suas deliciosas e alegres surpresas. Mas, basta dizer, que os minutos iniciais soam como um filme de terror bem “decrépito”. Um diretor extravagante está tentando fazer um filme de zumbi próprio, quando a produção se vê cercada por zumbis reais. De lá?  Bem, você terá que ver por si mesmo. Mas é um filme cheio de invenção, que consegue virar o filme de zumbi de cabeça para baixo de maneiras totalmente novas, ao mesmo tempo que mostra o coração verdadeiro. Além disso, está destinado a ser um clássico cult.

A Volta dos Mortos-Vivos (1985)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: SDM
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: SDM

Longe da seriedade de Romero, a comédia-terror de Dan O’Bannon deu uma visão mais estridente do filme de zumbi, direto ao seu slogan: “Eles estão de volta do túmulo e prontos para a festa!”. Dessa forma, A Volta dos Mortos-Vivos se passa em um mundo onde os filmes de Romero existem. No entanto, suas regras não se aplicam – com os habitantes da cidade logo descobrindo que tiros na cabeça não funcionam. Além disso, ele brincava com o que os zumbis também podiam fazer. Portanto, muito antes de o Extermínio, O’Bannon apareceu com os mortos correndo, retratou zumbis com uma fome específica por cérebros e deu a eles a habilidade de falar. Por fim, vale lembrar que o filme possui uma trilha sonora punk com nomes como The Cramps e The Damned.

Re-Animator (1985)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: SDM
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: SDM

Baseado em um conto de HP Lovecraft, o Re-Animator de Stuart Gordon apresenta uma visão bem diferente dos mortos-vivos. Dessa forma, o perturbado professor Herbert West de Jeffrey Combs inventa um líquido verde-limão capaz de reanimar tecidos de animais mortos – e que, em pouco tempo, ele começa a aplicar em cadáveres (alguns dos quais ele é responsável).  Acrescente a isso o fato de seus colegas cientistas tentando roubar o “re-agente”, uma pilha crescente de cadáveres zumbificados e, uma cena de sexo oral com uma cabeça decepada. É uma mistura volumosa e polpuda de horror e comédia. Além disso, é um caso sangrento mesmo para os padrões dos anos 80 encharcados de sangue. Por fim, com um roteiro rígido e abordagem de bravura, continua sendo divertido.

REC (2007)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: BDI
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: BDI

Se o terror da filmagem encontrada é uma mistura, o terror espanhol REC usou o estilo de filmagem para o efeito máximo. Dessa forma, ele ficou bem próximo e pessoal no marco zero de um surto de zumbis nos confins claustrofóbicos de um prédio de apartamentos. Para um filme “portátil”, o trabalho de câmera de REC permanece bem estável graças ao conceito de que nosso cinegrafista é um profissional – Manu de Ferran Terraza, que está gravando um rolo de notícias com a repórter Ángela (Manuela Velasco) no lugar errado e na hora errada.  Muito assustador, com um conjunto de personagens mais espertos do que a média e um “rolo final” com temporizador quando o modo de visão noturna da câmera é ativado.

Fome Animal(1992)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: BDI
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: BDI

Muito antes de partir para a Terra-média, Peter Jackson estava pintando a cidade de vermelho com seu filme de zumbi bem sangrento. Mas às vezes o filme é aclamado como o “filme mais horrível já feito”. Igualmente inspirado por Romero e Raimi, há um verdadeiro traço de Uma Noite Alucinante nessa obra. Portanto, situado em 1957, Timothy Balme interpreta Lionel Cosgrove, preso em um lugar pegajoso quando sua mãe é mordida por um “macaco-rato de Sumatra” quando perseguia seu filho em um encontro no zoológico. Ela morre. E então morre novamente. Mas isso é apenas o começo.

A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! - Foto: The New York Times
Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: The New York Times

“Eles estão vindo buscar você, Barbra!”. Com sua estreia na direção, George A. Romero inventou o moderno filme de zumbis como o conhecemos. Um filme independente rodado em preto e branco granulado com um orçamento apertado. Dessa forma, Romero entregou um horror absoluto e subversivo que estabeleceu as facetas mais importantes da tradição de zumbis (corpos retornando da sepultura, destruindo o cérebro para matá-los para sempre) e provou o diretor como um cineasta adepto do comentário social baseado em gênero. Enquanto Ben, Barbra e outros se escondem dos cadáveres em ascensão em uma casa de fazenda rural, Romero reflete ideias de racismo nos EUA, o trauma contínuo da Guerra do Vietnã e o público americano enfrentando a compreensão de que seu maior inimigo pode realmente ser si mesmos.

Invasão Zumbi (2016)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: A Hora do Medo

Quatro palavras: zumbis em um trem. O diretor coreano Yeon Sang-ho leva esse tom de elevador e o eleva em um emocionante filme de terror cheio de ação. Dessa forma, ele usa o espaço interno apertado (e momentos em ambientes mais abertos) para encenar sequências tensas e sem fôlego. Os zumbis de Invasão Zumbi são fascinantes de assistir – agressivos e animalescos, seus membros e espinhas se contorcendo enquanto se levantam para fazer mais vítimas. Portanto, o resultado é um filme elegante e de tirar o fôlego, com uma série de personagens memoráveis ??- particularmente o herói de Ma Dong-seok, Sang-hwa.

Todo Mundo Quase Morto (2004)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: MVDC

Simon Pegg é o titular Shaun, um preguiçoso entrando em seus 30 anos que é forçado a crescer. Dessa forma, ele precisa se comprometer com sua namorada Liz (Kate Ashfield), resolver as coisas com seu padrasto e renunciar a seu melhor amigo Ed (Nick Frost) quando um apocalipse zumbi se desenrola em Londres. Não se detém como um filme de zumbi – com sangue, pulos assustadores e despedidas emocionais – mas também se entrega ao seu humor britânico, enquanto Shaun ataca os mortos-vivos com um taco de críquete.

Extermínio (2002)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: PC

Os puristas dirão que não é um filme de zumbi. Se eles estão tecnicamente certos, eles também estão totalmente errados. Dessa forma, o filme de Danny Boyle sobre uma infecção de raiva mortal reinventou e redefiniu o que um filme de zumbi poderia ser, pegando a ideia de infectados correndo de A Volta dos Mortos-Vivos. É um trabalho corajoso e emocionante com uma abertura icônica, conforme o hospitaleiro londrino Jim, de Cillian Murphy, acorda e encontra a capital deserta – até que fica claro o que aconteceu com todos. Se a infecção de raiva não fosse perigosa o suficiente, o roteiro de Alex Garland destaca como os humanos sobreviventes são igualmente mortais.

Dia dos Mortos (1985)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: SDM

A parte final da “Trilogia Dead original” de Romero é um assunto mais meditativo do que os episódios anteriores. Mas é uma peça poderosa, com uma ressonância raivosa que continua a reverberar. Portanto, definido ainda mais no apocalipse zumbi, Day encontra a população não infectada diminuindo, com cientistas e soldados sobreviventes rompendo-se adequadamente, e os próprios mortos-vivos começando a evoluir. Entra Bub, um verdadeiro herói zumbi – revivendo ecos de sua vida passada e com uma função cognitiva que sugere que nem todos os mortos-vivos são monstros irracionais. Tendo lugar em grande parte nos confins de uma instalação subterrânea, Day é um caso claustrofóbico e pessimista, discutindo com temas substanciais de esperança, fé e a futilidade do combate, enquanto a luta interna humana leva a mais carnificina com consequências trágicas.

Despertar dos Mortos (1978)

Filmes de zumbi: veja a lista com os melhores! – Foto: JVE

Se A Noite dos Mortos-Vivos foi o nascimento do filme contemporâneo de zumbis, Despertar dos Mortos foi sua maioridade – maior, mais ousada, mais confiante e, desta vez, em cores. O tom misterioso de seu antecessor é trocado por uma maré crescente de caos e pânico conforme o apocalipse se espalha e um grupo de sobreviventes se encontra no shopping local. Se inicialmente parece um lugar ideal para esperar a queda da sociedade, repleta de suprimentos, prova tudo menos – os zumbis instintivamente atraídos para o lugar onde foram programados para devotar seu tempo livre e dinheiro para ajudar quando estivessem vivos. É outra peça de sátira potente, repleta de imagens lúdicas – embora isso nunca atrapalhe Romero contando um conto de pesadelo atraente, explodindo com efeitos viscerais de Tom Savini, tirado das cenas horríveis que ele testemunhou como fotógrafo da Guerra do Vietnã.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!