Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, tem se tornado uma das principais estrelas do MCU. Assim, um dos principais motivos que explicam o seu aumento de popularidade é a série ‘WandaVision’, que chegou a receber indicação de vários prêmios no Emmy.

Veja também mais sobre a história do Doutor Estranho!

Mas antes de Wanda ser o centro crescente do MCU, ela era o coração e a alma dos Vingadores nos quadrinhos por anos. Desse modo, a sua longa narrativa plantou as sementes de algumas das maiores – e mais trágicas – histórias da Marvel Comics de todos os tempos.

Nos quadrinhos, Wanda é considerada um “Nexus Being”, uma entidade de poder Multiversal único. Mas em um sentido mais metatextual, ela é uma espécie de nexo para a narrativa maior do Universo Marvel, graças à vasta e ampla gama de personagens com quem ela está diretamente relacionada – e cujas vidas ela teve influência.

Desde os seus primeiros dias, Wanda Maximoff tem sido uma das espinhas dorsais do Universo Marvel. Abaixo você conhecerá mais sobre a história da heroína. Confira:

Mutante e orgulhosa

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! - Foto: CO MAS
Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: CO MAS

Wanda Maximoff estreou ao lado de seu irmão Pietro em “Uncanny X-Men # 4” como Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Assim, eles eram dois jovens membros poderosos da primeira Irmandade dos Mutantes do Mal liderados por Magneto.

Logo de cara, a conexão familiar entre Wanda e Pietro era parte integrante de sua narrativa combinada.  Embora a ideia de que Magneto era secretamente seu pai não tenha sido introduzida até anos depois, o amor dos gêmeos um pelo outro tornou-se sua característica. Mercúrio era super protetor com a Feiticeira Escarlate, cujo poder crescente muitas vezes a tornava o alvo principal das manipulações de Magneto. Inclusive, esse é um conceito que continuaria ao longo da história de Wanda.

Antes da eventual afirmação de Magneto de que ele era o pai de Wanda e Pietro (que foi posteriormente recontado), os gêmeos tinham várias teorias diferentes sobre sua filiação, embora sempre acreditassem que eram mutantes. 

Primeiro, eles acreditavam ser filhos de Django Maximoff, um feiticeiro cigano que era na verdade seu tio biológico. Desse modo, ele era irmão de sua mãe Natalya Maximoff – que era a Feiticeira Escarlate original. Da mesma forma, o avô de Wanda já foi conhecido como o Feiticeiro Escarlate – embora pouco mais tenha sido revelado sobre ele.

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! - Foto: UOL MAS
Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: UOL MAS

O espírito de Natalya foi brevemente ressuscitado em “Scarlet Witch: The Witch’s Path”, levando Wanda a descobrir que sua mãe foi morta pelo próprio pai de Wanda. No entanto, na época ainda não sabíamos de quem se tratava.

Então eles acreditaram que eram filhos dos heróis da Era de Ouro, o Whizzer e a Miss América. No entanto, isso também se tornou falso. Depois que essa noção foi dissipada, Magneto confessou a Wanda e Pietro que ele era o pai deles e que essa era a razão pela qual os coagiu a ingressar em sua Irmandade original. Ao aceitar Magneto como pai, Wanda e Pietro ganharam uma meia-irmã, Lorna Dane / Polaris.

Curiosamente, como Wanda e Pietro, a filiação de Lorna Dane tem sido frequentemente questionada – embora ela tenha sido confirmada como a filha real de Magneto pouco antes da história de Wanda e Pietro ser reescrita.

A paternidade de Magneto foi mais tarde contrariada pelo Alto Evolucionário. Assim, ele revelou que os gêmeos nasceram como crianças humanas normais no Monte Wundagore. A sua mãe ainda seria Natalya Maximoff, mas o pai continuaria sem nome. O Alto Evolucionário (que morava em Wundagore na época) sequestrou os gêmeos infantis, realizando experimentos genéticos que lhes deram super poderes. 

Apesar do desenvolvimento de seus poderes, o Alto Evolucionário considerou os experimentos dos gêmeos fracassados. Mas antes que ele pudesse devolvê-los a seus pais, sua mãe Natalya foi morta por seu pai biológico ainda não identificado. Portanto, isso levou o Alto Evolucionário a deixá-los com Django Maximoff e sua esposa, o casal que os criou.

Vingadores

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! - Foto: OM MAS
Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: OM MAS

Quando Wanda e Pietro finalmente escaparam da manipulação de Magneto, eles se tornaram heróis. Assim, eles se juntaram rapidamente à segunda encarnação dos Vingadores quando muitos dos membros fundadores deixaram a equipe. 

Embora Wanda e Pietro tenham permanecido Vingadores por algum tempo, foi Wanda cuja personalidade e poderes melhor se solidificaram com os heróis mais poderosos da Terra. Desse modo, a Feiticeira Escarlate se tornou um dos membros mais fortes da equipe, tanto em termos de poderes quanto de narrativa. Inclusive, o seu relacionamento com o Visão cresceu em uma das subtramas centrais dos quadrinhos dos Vingadores.

E é através do Visão que a árvore genealógica de Wanda adicionou um ramo inteiramente novo graças à própria ancestralidade complexa do Vingador Sintezóide. Visão foi construído pelo androide vilão Ultron, que considera seu próprio criador, Hank Pym, seu ‘pai’. Isso faz com que Pym e sua ex-esposa Janet Van Dyne / Vespa sejam os avós “falsos” de Visão.

Além disso, vale lembrar que Ultron construiu o corpo de Visão a partir de partes de um dos corpos androides da Era Dourada original. Assim, ao mesmo tempo ele programava sua mente com base nos padrões cerebrais do então falecido ( mas agora ressuscitado ) Simon Williams / Magnum, que Visão considera seu irmão. Infelizmente, isso significa que Visão tem outro irmão, o vilão Eric Williams / Ceifador.

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! - Foto: EI MAS
Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: EI MAS

Esses laços familiares, que se tornaram a base da primeira série limitada de Visão e Feiticeira Escarlate, se misturaram aos eventos de Vingadores com uma longa série de aventuras nas quais Magneto e Ceifador se envolveram separadamente com a equipe. 

A posição de Wanda e Visão como o coração e alma dos Vingadores estabeleceu a dupla como um casal poderoso. Assim, as suas associações combinadas preencheram a lacuna entre os Vingadores e os X-Men de maneira substancial pela primeira vez na história da Marvel Comics. Havia uma teia de conexões que estavam prestes a crescer com um dos primeiros “contos” da Feiticeira Escarlate.

Na história ‘Avengers: Nights of Wundagore’, Wanda foi sequestrada pelo vilão feiticeiro Mordred. Dessa forma, ele leva ela de volta ao seu local de nascimento ( Monte Wundagore ). Lá ela aprendeu que, quando criança, a entidade demoníaca do caos conhecida como Chthon a imbuiu com uma parte de seu poder (isso foi mais tarde ligeiramente retransmitido como ocorrendo após o Alto Evolucionário fazer experimentos com Wanda e Pietro quando crianças).

O conhecimento e a experiência que Wanda ganhou lutando contra Mordred e Chthon rapidamente aumentou seu próprio poder mágico. No entanto, isso também chamou a atenção de entidades ainda mais malévolas que desejavam possuir o poder de Wanda sobre o caos e a realidade. As revelações de Wanda no Monte Wundagore plantaram as sementes não apenas para os momentos mais sombrios da vida da Feiticeira Escarlate, mas também para outro ramo de sua árvore genealógica com as raízes mais profundas ainda.

Mais magia

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! - Foto: EI MAS
Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: EI MAS

À medida que Wanda e Visão, que lentamente assumiu o papel de contraparte principal de Wanda quando a presença de Mercúrio nos Vingadores diminuiu, tornaram-se as estrelas dos Vingadores, eles também se tornaram as favoritas dos fãs, com as complexidades de seus relacionamentos levando a algumas das histórias mais interessantes da época. 

Eles logo conseguiram uma segunda série limitada de ‘Visão e Feiticeira Escarlate’. Mas desta vez focava mais fortemente nos crescentes níveis de poder de Wanda como usuária de magia e mutante (como ela ainda acreditava ser). Os tópicos da história apresentados nesta série limitada cresceriam na espinha dorsal de uma saga que definiria os títulos dos Vingadores e, eventualmente, todo o Universo Marvel como um todo, por décadas.

O aumento da potência de Wanda com as disciplinas mágicas da Marvel Comics de ‘Chaos Magic’ e ‘Witchcraft’, passadas a ela por sua mãe, a Feiticeira Escarlate original, e a entidade do caos Cthon, chamou a atenção de Agatha Harkness, uma poderosa e antiga bruxa que também era a governanta de Franklin Richards, filho de Reed e Sue Richards do Quarteto Fantástico.

Harkness havia sido morta por seus próprios descendentes diabólicos, os Sete de Salem, como parte de um ritual para reivindicar seu poder mágico. 

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! - Foto: MH MAS
Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: MH MAS

Com a essência de sua própria avó agora devorada e seu poder absorvido, os Sete de Salem voltaram seus olhos para Wanda – a próxima fonte da energia mágica que eles desejavam. 

No entanto, o espírito de Agatha interveio, manifestando-se do Plano Astral para imbuir Wanda com um novo nível de potencial mágico e permitindo que ela derrotasse os Sete de Salem. Então, quando Agatha voltou à vida, ela se tornou a mentora de Wanda.

Mas a tutela e o poder emprestado de Agatha vieram com seu próprio preço. Assim, tudo girava em torno da – o que mais? – família de Wanda, desta vez de forma mais devastadora do que nunca.  Juntamente com o aumento do controle sobre sua Magia do Caos, o poder de Agatha aumentou as habilidades de alteração da realidade de Wanda a ponto de ela poder quase literalmente conceder seu desejo mais profundo: ter seus próprios filhos.

Após o casamento da Feiticeira Escarlate e Visão, Wanda anunciou que havia engravidado de gêmeos (através do poder de sua própria magia, em vez da biologia Sintezóide de Visão).

No início, a Feiticeira Escarlate ficou em êxtase com o nascimento de seus filhos gêmeos William e Thomas. E na mesma época que Wanda estava se casando e tendo gêmeos, seu irmão Mercúrio se casou com Crystal da Família Real Inumana. Além disso, vale observar que o casal teve uma filha chamada Luna. 

Isso levou a um breve momento familiar para Wanda cercada por sua família crescente e inúmeros aliados. Mas as coisas estavam prestes a ficar ruins para a família da Feiticeira. Realmente, muito ruim.

Mais problemas familiares

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: RS MAS

Em um nível maior, essa teia de membros da família estendida (cada um dos quais trouxe suas próprias conexões com personagens como o Quarteto Fantástico e Inumanos) significava que a história da família Maximoff / Visão estava florescendo rapidamente de Vingadores e em outros títulos da Marvel – e na narrativa maior do próprio Universo Marvel.

Cruelmente, porém, esse aumento do perfil de Wanda como o centro de fato do Universo Marvel chamou a atenção não apenas dos leitores da Marvel Comics, mas dos seres mais manipuladores e malignos de sua própria realidade. Assim, todos eles clamavam por um gostinho da Feiticeira Escarlate. Pelo seu poder quase ilimitado (embora em grande parte ainda inexplorado).

Primeiro, foi revelado que os filhos gêmeos de Wanda não eram de fato reais ( mesmo conjurados magicamente ). Assim, era apenas uma ilusão parcialmente criada por Mephisto, que pegou carona em sua influência na vida de Wanda quando Agatha Harkness a imbuiu com seu próprio poder mágico.

Os filhos de Wanda desapareceram após a derrota de Mephisto. E para piorar a situação, Wanda não podia nem contar com o apoio de seu marido, o Visão, graças aos eventos da história ‘VisionQuest’. 

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: AF MAS

Em VisionQuest, Visão é possuído por uma IA maligna que deseja usar seu poder e acesso como um Vingador para dominar o mundo. Inclusive, essa é uma experiência mais ou menos compartilhada várias vezes por Wanda, mas com outros vilões. Após a derrota da IA, o corpo de Visão é desmontado e reconstruído sem sua personalidade ou capacidade de emoção. Portanto, isso apaga efetivamente seu amor e casamento com Wanda. 

A família de Mercúrio também não estava imune ao seu próprio drama destrutivo. Quando o coração errante de Crystal e a raiva impetuosa de Mercúrio se chocaram, o par se afastou. Crystal começou um relacionamento com seu companheiro Vingador, o Cavaleiro Negro, enquanto Mercúrio se juntou à equipe X-Factor.

A rivalidade familiar de Mercúrio veio à tona na história ‘Vingadores / X-Men: Laços de Sangue’. Nela, Crystal e Mercúrio são brevemente reunidos quando os X-Men (e seus associados) e os Vingadores se unem para derrotar o vilão mutante Êxodo enquanto ele sequestra a filha de Mercúrio e Crystal, Luna, e tenta apoderar-se do legado de Magneto.

Os laços de sangue levaram ao fim dos Vingadores da Costa Oeste ( dos quais Wanda era um membro ). E isso provocou grandes mudanças de status quo para a Feiticeira Escarlate, Mercúrio e suas famílias, tirando-os dos holofotes do Universo Marvel durante grande parte dos anos 90, quando os X-Men ascenderam para se tornar a franquia número um da Marvel.

Mas apenas alguns anos depois, o trauma familiar de Wanda resultaria em uma mudança maciça para todo o Universo Marvel que ainda ressoa até hoje – e que atualmente está causando mais ondas.

Wanda fora de controle

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: RS MAS

Em 1998, o escritor Kurt Busiek e o artista George Perez lançaram um novo volume de ‘Vingadores’. Assim, eles retornaram a equipe às suas raízes clássicas e colocaram a Feiticeira Escarlate na frente e no centro mais uma vez. Em seu arco de abertura, a feiticeira Morgan le Fay sequestra Wanda e rouba sua magia para refazer a realidade em sua imagem medieval. 

A eventual fuga de Wanda, convocando a essência de seu ex-cunhado ( Magnum ) então morto levou a um aumento em seu poder ao ponto em que, com acesso aos feitiços certos e recursos mágicos, Wanda foi capaz de fazer uma ponte entre a vida e a morte. Dessa forma, ela seria capaz de ressuscitar totalmente o Magnum.

Os dois começaram um relacionamento romântico. Isso complicou um pouco as coisas para os Vingadores quando a personalidade do Visão foi restaurada. No entanto, ele e Wanda tinham resolvido seguir em frente, com Wanda permanecendo com o Magnum.

Mas mais uma vez, a felicidade de curta duração de Wanda desabou ao seu redor em ‘Avengers: Disassembled’. Sob a influência mágica secreta do Doutor Destino, Wanda libera seus poderes em seus aliados, matando Clint Barton, Scott Lang e até mesmo o Visão. Assim, ela causou a queda final da equipe.

Wanda então foi ainda mais longe, refazendo toda a realidade no mundo de ‘House of M’, onde os mutantes reinavam sobre os humanos. Mas quando a realidade voltou ao normal, foram os mutantes que mais sofreram.

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: NS MAS

Culpando diretamente os X-Men e os Vingadores por toda a tragédia que sofreu até aquele ponto, Wanda lançou mais um feitiço – “Chega de mutantes”. Assim, ela removeu os poderes de todos, exceto um punhado de mutantes (incluindo, de alguma forma, Mercúrio – embora ele foi revelado mais tarde como não sendo um mutante), colocando a espécie mutante em perigo de extinção. 

Mas nas cinzas dos Vingadores, o verdadeiro legado de Wanda emergiu em Billy Kaplan / Wiccano e Tommy Shepherd / Célere dos Jovens Vingadores, heróis adolescentes inspirados por seus colegas Vingadores mais velhos para se tornarem uma nova equipe após a dissolução dos Vingadores.

Como se vê, em vez de simplesmente serem mutantes nascidos com poderes que se assemelham aos da Feiticeira Escarlate e Mercúrio, Billy e Tommy são na verdade a essência reencarnada dos filhos gêmeos que Wanda uma vez conjurou, nascido em verdadeira forma física. 

Liderando os Jovens Vingadores em uma busca para encontrar sua mãe desaparecida na história  ‘Avengers: The Children’s Crusade’, Wiccano e Célere ??rastreiam a Feiticeira Escarlate, que ainda está sendo manipulada pelo Doutor Destino anos após ‘Avengers: Disassembled’. 

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: AC MAS

Wanda é libertada da influência de Destino e retorna aos Vingadores e X-Men. Embora feridas profundas e tensões entre seus companheiros heróis permaneçam por toda parte, Wanda e a maioria de seus ex-aliados preferem fazer as pazes.

Nos últimos anos, a família estendida de Wanda mais uma vez se ramificou na história maior do Universo Marvel. Após ‘Avengers: Disassembled’, o Universo Marvel entrou em um longo período de flutuação, no qual as consequências das ações da Feiticeira Escarlate levaram a uma longa série de grandes eventos como ‘Guerra Civil’, ‘Invasão Secreta’ e ‘Vingadores Vs. X-Men’. 

Mais recentemente, a família de Wanda se tornou o personagem central de ‘Empyre’. Nessa história, o filho de Wanda, Wiccano, se casa com seu companheiro de equipe dos Jovens Vingadores Teddy Altman / Hulkling, o Imperador da Aliança Kree / Skrull.

Em uma conexão estranha, Teddy foi concebido secretamente durante a história ‘Avengers: The Kree/Skrull War’, na qual a Feiticeira, Mercúrio e Mar-Vell foram todos capturados pelo exército Skrull.  Isso liga ainda mais a linhagem da Feiticeira Escarlate à história do Universo Marvel, conectando-a diretamente pelo casamento a um dos outros legados mais importantes da Marvel.

Feiticeira Escarlate Ascendente

Feiticeira Escarlate: conheça uma das heroínas mais poderosas da Marvel! – Foto: AC MAS

No momento, a Marvel Comics está se aprofundando ainda mais na tradição de Wanda Maximoff e sua árvore genealógica na história ‘The Trial of Magneto’, na qual Magneto, que estava em processo de reconciliação com Wanda quando ela morreu, é julgado por ela. Assim, os eventos dessa história parecem estar levando ao próximo canto do cisne dos X-Men de Jonathan Hickman, ‘Inferno’, que sacudirá a nação mutante de Krakoa em seu núcleo.

E, claro, a influência da família Maximoff está rapidamente se enfiando no cinema e na TV também, com WandaVision formando o primeiro laço em torno do MCU, amarrado pelas forças mágicas e Multiversais em jogo na ascensão de Wanda para se tornar a Feiticeira Escarlate. 

A Wanda do MCU aparecerá em ‘Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura’ – que se alinha com os quadrinhos graças ao seu potencial envolvimento na atual série limitada ‘Death of Doctor Strange’ e seu papel no próximo evento ‘Darkhold’, que traz o livro de magia negra introduzido em WandaVision.

Seja na página ou na tela, sempre que Wanda Maximoff aparece, ela tem uma maneira de desenhar todas as subtramas ao seu redor em sua própria história complexa e trazer os personagens envolvidos para sua família cada vez maior.

Se a Marvel está pronta para admitir ou não, nós diremos: Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, é um dos personagens mais importantes da história da Marvel Comics.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!