Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Facebook é mais uma das empresas que declaradamente quer o fim imediato das famosas senhas alfanuméricas. Assim como muitas outras empresas, eles acreditam que esse tipo de senhas já estão mais do que ultrapassadas e já se mostraram ser extremamente insegura, e para isso basta ver a quantidade de invasão de contas de e-mail e perfis de redes sociais pelo mundo afora.

Alex Stamos, chefe global de segurança do Facebook, já disse o seguinte sobre isso: “Pode perguntar para qualquer especialista em segurança: senhas são um método defasado de segurança, coisa do passado”.

Facebook Senha alfanumerica

As primeiras senhas alfanuméricas surgiram por volta de 1970 e até hoje são amplamente usadas nos mais diversos setores da sociedade, inclusive locais onde segurança é tudo, como bancos e empresas. Aos poucos, algumas empresas vêm testando novos mecanismos de autenticação pessoal com muito ênfase na biometria.

Em miúdos, biometria significa o estudo estático das características físicas e comportamentais dos seres vivos; bio (vida) + metria (medida). Esse termo é utilizado também como maneira de identificar unicamente um indivíduo por meio de suas características físicas ou comportamentais e a chave está justamente nessa palavra: “unicamente”. Nenhum indivíduo possui a mesma impressão digital ou o mesmo perfil de íris. Nem mesmo os gêmeos idênticos possuem tais características perfeitamente idênticas, logo, a biometria é a evolução das senhas.

Claro que a biometria já está entre nós há um bom tempo. Temos bancos, planos de saúde, carros, smartphones, portas, casas inteligentes, que já fazem uso do reconhecimento biométrico para melhorar sua segurança. Dentro todos, o leitor de digitais é o mais difundido por ser o menos oneroso.

Facebook windows hello biometria

Sabendo dessa tendência, a Microsoft já se antecipou ao futuro e criou o Windows Hello. Sua principal finalidade é substituir o atual sistema de senhas pelo reconhecimento biométrico facial, de íris e de digitais.

Trazido junto com o Windows 10, o Windows Hello já equipa alguns equipamentos mais novos, como o Surface Pro 4, o Surface Book, os Lumias 950 e 950 XL, entre outros modelos de outras marcas. Os Lumias 950 e 950 XL contam inclusive com um eficiente leitor de íris (veja o recurso funcionando  em um Lumia 950 aqui) que em muito supera o de digitais.

Então, se o Facebook está mesmo interessando em evoluir de senhas alfanuméricas para biométricas é melhor chamar Satya Nadella para uma boa conversa, só que antes disso é bom eles lançarem o app universal deles para o Windows 10. Uma troca justa 😛 ?

Fontes: Canaltech e Business Insider