Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Assim como falamos ontem do aplicativo oficial do Instagram, ao que parece os aplicativos oficiais do Facebook e do Facebook Messenger para o Windows Phone/Windows 10 Mobile serão descontinuados no próximo dia 30 de abril deste ano. É uma manobra já esperada, aja vista que todos esses aplicativos pertencem a mesma empresa, neste caso, ao Facebook, então, faz todo sentido eles encerrarem esse ciclo todo de uma só vez.

Ontem, conseguimos confirmar por meio de um print de um usuário que o Instagram de fato será descontinuado a partir dessa data, porém, ainda não temos uma imagem ou um comunicado oficial do Facebook quanto aos outros dois aplicativos, porém, segundo o pessoal do Engadget, que é um renomado site estrangeiro sobre tecnologia, um porta-voz da Microsoft teria confirmado esse rumor.

facebook

O Stories foi uma das últimas novidades que chegou na versões do Facebook para o Windows 10 Mobile. Depois disso, nada de novo foi implementado. O app já estava meio que abandonado na loja há algum tempo.

Mais uma vez reforçamos o fato de que isso é normal. Não é segredo pra ninguém que o Windows 10 Mobile (ARM32) está fadado ao fim, já que sua desenvolvedora, a Microsoft, preferiu seguir outros rumos quanto ao desenvolvimento de um sistema móvel. O foco se voltou para o Windows 10 e suas vertentes de 64 bits, em especial o Windows 10 ARM64. Também não é segredo que até o final desse ano a Microsoft encerrará o suporte ao Windows 10 Mobile (ARM32), conforme previsto no ciclo de vida do software.

Sendo assim, a medida que o fim do suporte ao sistema operacional se aproxima, será ainda mais comum vermos mais e mais aplicações e jogos sendo descontinuados e retirados da Microsoft Store, exceto aqueles que também foram criados para funcionar no Windows 10 Desktop, tanto que já vimos aplicações saírem da loja e depois voltarem como um PWA ou como um app portado da plataforma win32, mas que passa a funcionar apenas no PC.

Bom saber que aqueles que ainda querem continuar usando seus telefones com Windows, podem usar a maioria dos serviços ofertados por esses aplicativos pelo browser (Microsoft Edge). A experiência não é a mesma, mas servirá como quebra-galho até que aja condições de migrar para um novo aparelho, seja ele Android ou um iPhone.

Você pode estar se perguntando: porque as pessoas ainda usam um telefone com Windows em 2019? Podemos especular vários motivos, como por exemplo: alguns preferem a câmera do dispositivo às últimas ofertas do mercado, outros desconfiam da privacidade da Apple e do Google, outros preferem a segurança do Windows,  simplesmente podem amar a interface Metro do sistema, outros estão sem condições financeiras de investir num novo aparelho e, por fim, alguns podem preferir a paz subestimada de possuir um smartphone com menos aplicativos, com menos distrações. 

Fonte > engadget