Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um executivo da Microsoft chamado Chris Capossela, está dando o que falar por ai depois de afirmar que alguns serviços da Google e da Apple funcionam “melhor” do que alguns da Microsoft.

Chris Capossela, executivo da Microsoft

Chris Capossela, executivo da Microsoft

Capossela se referiu especificamente aos serviços integrados das rivais, como o iCloud e o Google Drive, que fazem a ponte entre tudo. Mas, obviamente que Capossela não abriu esse diálogo para elogiar suas concorrentes. Na verdade ele aproveitou a oportunidade para dizer que a Microsoft tem noção da importância dessa integração dos serviços em Nuvem e por isso vai tornar tudo “farinha do mesmo saco” com o Windows 10.

Comparativo entre a integração dos serviços da Apple, Google e Microsoft

Comparativo entre a integração dos serviços da Apple, Google e Microsoft

A mudança já começou com a integração de Cortana ao próprio Windows e o Skype, a adição do OneDrive e do OneNote em todos os lugares, e até mesmo com o lançamento do Office para o iOS e Android. Isso mesmo, a estratégia da Microsoft também tem relação com a propagação de seus serviços para outras plataformas, como está acontecendo com o Office e o OneDrive. Como eles ganham com isso? Do jeito que já havíamos dito antes, que é oferecendo serviços Fremium.

Serviços Fremium são na verdade coisas de graça que podem gerar receita. O melhor exemplo de softwares Fremium são os jogos. Sabe aqueles jogos que são gratuitos para baixar, mas que tem diversas opções de compras dentro dele? Como no Candy Crush, por exemplo… Algumas compras são tão necessárias que todos a fazem. Inclusive algumas dessas compras são até mais caras do que o preço de pagar de uma só vez por um jogo ou app premium. A estratégia da Microsoft passa por aqui, ao menos foi o que deixou escapar o Chris Capossela.

A unificação do Windows, a chegada de Cortana para todo o conjunto de produtos e serviços da empresa, o crescimento do OneDrive, do Bing e do Office, são provas de que a Microsoft sabe o que está fazendo, e longo prazo os resultados virão. Ao menos isso é o que acreditam os entusiastas e executivos da companhia. Você concorda?

Fontes: Microsoft News