Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O executivo do alto clero da Microsoft, Brad Smith, usou a rede social profissional LinkedIn para compartilhar com o mundo os 10 principais problemas tecnológicos para 2019. Ao menos os 10 segundo a opinião dele próprio, até porque sabemos que existem vários outros…

10 principais problemas tecnológicos para 2019 segundo Brad Smith da Microsoft

  1. PRIVACIDADE
  2. DESINFORMAÇÃO
  3. PROTECIONISMO NO PACÍFICO
  4. DIPLOMACIA DIGITAL
  5. DESAFIOS DE ÉTICA PARA A IA
  6. IA E A ECONOMIA
  7. O LADO DAS PESSOAS DA TECNOLOGIA
  8. BANDA LARGA RURAL
  9. SOBERANIA, DIREITOS HUMANOS E A NUVEM
  10. CRESCIMENTO TECNOLÓGICO E COMUNIDADES

Ele não necessariamente colocou os pontos em ordem de importância, porém, sugestivamente ou não, o primeiro ponto sem dúvida algum é um dos mais importante deles, ainda mais com a chegada da GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) na Europa. Muito provavelmente veremos “versões” dessa regulação em outros países, inclusive nos EUA. A Microsoft e outras empresas tão grandes quanto já começaram a se movimentar para se adequar as novas regras e aos poucos tudo estará no seu devido lugar.

Outro ponto muito importante da lista é Inteligência Artificial. A IA tem sido explorada por diversos setores. Grandes e pequenas empresas tem feito experimentos diversos e a Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) está cada dia mais “esperta”. Ou seja, discussões sobre esse assunto precisam ser mais constantes, especialmente sobre ética.

A “guerra” entre EUA e China é outro ponto que afeta todo o globo, inclusive o Brasil. O ano já começou com um debate extenso sobre os possíveis novos controles de exportação dos EUA sobre inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, como as chinesas. A UE está considerando limitar as aquisições estrangeiras de startups de tecnologia locais. O setor de tecnologia poderia estar em um passeio atribulado.

Enfim, tem muita coisa interessante na lista e que sem dúvida estará presente em discussões diversas nas empresas, em fóruns de tecnologia, feiras e até mesmo em roda de amigos.

Fonte > LinkedIn