Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O keynote de ontem da build/2016 pode ser ter sido um pouco frustrante para quem está mais interessado na versão mobile do Windows 10, aquele que é voltado para smartphones. Mas vale notar que essa conferência tem foco nos desenvolvedores, que são o público alvo do evento, portanto, o que foi abordado com mais ênfase foram as novas ferramentas de desenvolvimento e inovações tecnológicas que também precisam desse pessoal para crescer, mais do que nunca.

Como se falou em APPs universais, obviamente o Windows 10 Mobile também é mais um beneficiário dessa história toda, contudo, finalmente alguém da Microsoft veio a público e deixou bem claro quais são os planos da empresa para a versão mobile do seu novo S.O.

Terry Myerson, atual chefe da divisão de dispositivos em Redmond, fez o seguinte comentário:

Nós estamos totalmente comprometidos com aparelhos com telas de 4 polegadas (referindo-se à smartphones) e haverá um momento em que eles estarão no nosso foco, mas agora embora sejam membros da nossa família, não estão no foco de onde eu espero despertar interesse dos desenvolvedores ao longo do próximo ano.

Não há dúvida sobre a importância deste segmento, mas para a Microsoft (Windows e toda nossa plataforma) não seria o lugar certo a ser priorizado.

Se você quer alcançar mais consumidores, o Windows Phone não é o local pra isso. Se você quer alcançar muitos usuários, temos a maior base instalada de aparelhos entre 9 e 30 polegadas. Se você quer fazer coisas novas e empolgantes, Xbox e Hololens são os devices para se discutir a respeito.

windows 10 mobile lumia

Podemos observar que Myerson deixou três coisas bem claras:

  • 2016 não será um ano com muitas novidades para o Windows 10 Mobile
  • A empresa sabe da importância do Windows 10 Mobile e possivelmente em 2017 o foco passará a ser ele, portanto, coloca um pedra nessa história de que o Windows 10 Mobile vai acabar ou que eles não estão nem ai para essa versão do S.O.
  • O Windows 10 Desktop continua sendo o foco do projeto One Core e é por meio dele que eles pretendem “atrair” mais desenvolvedores para seu ecossistema

Sendo assim, isso explica muitas das atitudes da empresa com relação a seus dispositivos mobiles, como a linha Lumia, que vem ganhando poucos novos modelos e também o próprio sistema em si que não tem tido toda a atenção que seus usuários desejam. Myerson assumiu aquele papel do “super sincero” e isso é bom, tendo em vista que é melhor saber logo toda a verdade do que ficar com falsas esperanças.

windows 10 devices full

Mesmo que tenha ficado claro que o Windows 10 Mobile não é foco agora, não podemos esquecer que o sistema continua recebendo novidades praticamente no mesmo ritmo da versão desktop. Basta olhar para as builds do update redstone para comprovar o que estamos dizendo.

E mesmo sem foco, 2016 já trouxe a versão final e estável do software para usuários comuns, Cortana em português-Brasil, novas builds do update redstone em sintonia com a versão desktop, um aparelho de entrada muito interessante que é o Lumia 650, sem contar os incríveis novos top de linha da Acer, o Jade Primo, e o HP Elite X3, além de outros modelos da Alcatel, da Vaio, da Moly, da NuAns e muito mais. O problema é que nosso mercado não está recebendo essas novidades e daí ficamos com a sensação de falta de novidades. Espera-se que até junho ao menos o Lumia 950 e 650 cheguem por aqui.

Sendo assim, haverão novidades, mas não haverá foco total nesse segmento, ao menos não agora.

[Atualizado] Alguns leitores estão comentando que Tom Warren do The Verge interpretou de maneira equivocada a declaração do Terry Myerson. Ao se referir que não haveria foco no Windows 10 Mobile este ano, ele estaria se referindo a novidades na build, no evento em si e não ano cronologicamente falando. Sendo assim, haverão novidade, mas não na build/2016.

HP Elite X3, o mais poderoso modelo de Windows 10 Mobile já lançado

HP Elite X3, o mais poderoso modelo de Windows 10 Mobile já lançado

Fontes: The Verge via: FaixaMobi