Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ex-funcionários da gigante Nokia, que agora é basicamente da Microsoft, ficaram tão insatisfeitos com a venda da divisão mobile da empresa para a companhia de Bill Gates, que resolveram criar uma nova empresa chamada sugestivamente de Newkia.

newkia logo novo

Daqui a pelos um ano a Newkia deve lançar no mercado seu primeiro aparelho e ele vai rodar o Android da Google. Os idealizadores são nada mais menos que: Thomas Zilliacus, ex-presidente da Nokia para territórios asiáticos, Jorma Nieminen, que ocupava a diretoria de smartphones, e Sven-Christer Nilsson, o antigo diretor da Ericsson que também teve passagem pela Nokia.

O plano deles é ousado, porém, deve ganhar muitos interessados inclusive empresários e entusiastas. Diferente da Jolla, que também é composta por ex-funcionários da Nokia e que mostraram ao mundo sua criação, o SailSifh OS, que é uma variação ou evolução do antigo Meego da Nokia que equipava o Nokia N900, os aparelhos da Newkia vão rodar o sistema do robozinho verde já tão popular no mundo inteiro (vai ver é menos arriscado).

jolla_showcases_its_meego-based_sailfish_os

Zilliacus não pensou duas vezes antes de disparar críticas a antiga gestão da Nokia ou mais precisamente a Stephen Elop, ex-CEO da companhia. Ele deixou bem claro que na sua opinião, a empresa fracassou devido a estratégia de adotar o Windows Phone como OS principal e não pensar em outras opções. Ele ainda disse que a Nokia morreu ao ser vendida para a Microsoft, e agora, os princípios da empresa renascem sob a Newkia, que espera atrair outros ex-funcionários insatisfeitos e levar os conceitos originais adiante e criar os melhores smartphones do mercado.

O foco inicial da Newkia será o mercado asiático e só daqui a algum tempo vamos ver se a empreitada vai dar certo ou não. Será?

Fontes: Tecmundo