Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muitos sites e blogs tem especulado e muito sobre o próximo evento da Microsoft que acontecerá no dia 2 maio. Alguns se arriscaram a dizer que a Microsoft o usaria para apresentar o Surface Phone… forçou demais, não acham?

Sim! a Microsoft pode apresentar um hardware novo, mas não espere por um Surface Phone nem por um Surface Book ou ainda por um novo Surface Pro. O que devemos ver nesse evento são ferramentas voltadas para o meio educacional e, quem sabe, o tal Windows 10 Cloud. Atrelado a isso, especula-se que possamos assistir ao anúncio de um novo hardware denominado pelos entusiastas de plantão de “CloudBook”. Seria algo muito semelhante aos ChormeBook com o Chrome OS da Google. Seria um dispositivo conectado com foco em serviços em Nuvem. Ele rodaria a ainda misteriosa versão do Windows 10 conhecida como Windows 10 Cloud.

Parte do convite enviado a imprensa para o evento

O CloudBook seria um dispositivo mais simples, com um hardware igualmente simples e com um foco enorme em baixo custo e funcionalidades em Nuvem. Isto é: estamos falando de algo perfeito para educação… baixo custo e muita conectividade.

Já o Windows 10 Cloud deve ser uma nova versão do Windows 10 muito mais voltada para dispositivos como o CloudBook. Sua peculiaridade com relação as demais versões do Windows 10 seria a questão dele só poder rodar apps disponíveis na Windows Store, com foco nos UWP. Com isso, estariam excluídos todos os win32 da vida. Seria uma sério concorrente ao Chrome Book.

Quais as ferramentas educacionais veremos no evento? Quem sabe aplicativos e jogos rodando no Azure em vez de localmente no dispositivo… quem sabe novas versões de aplicativos e serviços conhecidos da comunidade voltados para o meio educacional, como já temos o Ofifce Education. Enfim, são muitas possibilidades. Resta esperar pelo evento no dia 2 de maio em Nova York.

Fonte: The Verge