Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você gostava do Nokia Lumia 2520, vai adorar o Lumia 2020, mas, infelizmente, assim como eu, ficaremos apenas na vontade, pois esse tablet incrível nunca pôde ficar em cima de uma prateleira para ser comprado… (tadinho).

O Lumia 2020 foi um tablet projetado pela Nokia e que rodava o Windows 8.1 RT da Microsoft. Na época, mais precisamente em 2014, ele seria uma alternativa ao Lumia 2520, pois, o Lumia 2020 seria menor e mais portátil, já que sua tela tinha apenas 8,3 polegadas. Por falar nisso de alternativa, não se sabe ao certo porque ele teria sido cancelado. A maioria dos entusiastas acredita que foi a própria Microsoft quem “vetou” o projeto de olho no tal Surface Mini, que também nunca chegou ao mercado.

Vamos dar uma olhada no que o Lumia 2020 tinha para oferecer, começando pelo seu hardware interno.

SOWindows RT 8.1 (ARM32)
MaterialPolicarbonato (como o Lumia 920)
ProcessadorSnapdragon 800 (8974) 2.15GHz
Armazenamento32GB (expansíveis via micro-SD)
RAM2GB
ExibiçãoLCD Full HD 1080p de 8,3 polegadas
GráficosQualcomm Adreno 330
PortosMicroUSBC, fone de ouvido de 3,5 mm, SIM-Card, slot para cartão MicroSD
ÁudioAlto-falantes estéreo duplos
CâmeraFrontal de 1MP e traseira de 19MP com Dual  led flash

Começando pelo processador, para a época, estamos falando de um chip top de linha. Ele equipou muitos modelos high-end em 2014. Além disso, nos testes feitos pelo pessoal do Windows Central, o Lumia 2020 rodava o Windows 8.1 RT sem engasgos ou lentidão, então, o Snap 800 + os 2GB de RAM davam conta do recado numa boa, inclusive da multitarefa.

A memória interna de 32GB poderia ser maior, como exemplo, de 64GB, mas acreditamos que no intuito de diminuir um pouco o preço do bicho, optou-se por uma memória mais “modesta”. De qualquer forma um SD resolveria esse problema, tendo em vista que ele contava com tal slot para expansão.

A tela do aparelho seria um show a parte, já que em 2014 ter um tablet com uma tela de 8,3 polegadas com resolução Full HD seria um luxo. Ainda hoje esse mercado não tem muito o que oferecer de bom… quem dirá em 2014.

Seu acabamento se assemelhava e muito com muitos outros modelos da linha Lumia. Sendo ele um aparelho de uma linha superior, é fácil perceber que tudo nele era de boa qualidade. Lembra e muito todo o acabamento e tratamento dado ao poderosíssimo Lumia 920 ou mesmo ao Lumia 1020.

Essa semelhança fica ainda mais notória pelo conjunto óptico, já que sua câmera principal podia capturar imagens com 19MP de resolução máxima. As lentes eram da Zeiss com direito a tecnologia PureView embarcada, porém, segundo o Windows Central, o software da câmera do protótipo cedido a eles não estava finalizado e as fotos não ficavam tão boas quanto o esperado. Mesmo assim ainda deu pra arrancar um resultado como esse:

Pelo visto o Windows 8.1 RT se adaptava muito bem ao Lumia 2020 e o Lumia muito bem ao Windows RT, mas não podemos esquecer que o Windows RT sofreu muitas retaliações devido aos pouquíssimos aplicativos e jogos disponíveis na Windows Store na época. E com você sabem, o Windows RT só rodava aplicativos e jogos da loja. Isso só me remete ao Windows 10 S...  mas, isso é pauta para outro post.

De qualquer forma, os testes mostraram que o pequeno tablet da Nokia era muito bem acabado, rodava bem o eu sistema operacional, poderia capturar belas imagens, tinha uma bateria que suportava até 2 dias de autonomia e ainda tinha suporte a redes 4/LTE. De fato, estamos falando de um tablet completo. Uma pena que o Lumia 2020 foi descontinuado antes mesmo de sermos apresentados…

Fonte: Windows Central