Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Nunca visto antes, imagens do conceito dos Lumias 950 e 950 XL finalmente vieram à tona, com suporte a caneta, recursos de software melhorado e muito mais.

Quando a Microsoft anunciou o Lumia 950 e Lumia 950 XL em outubro de 2015, os fãs ficaram bastante impressionados com a introdução do Windows Hello em celulares e o Continuum. A série Lumia 950, além dessas características, ainda tinha outros detalhes na visão conceitual da Microsoft e sua estratégia Mobile. Hoje, podemos finalmente ver esta visão original da Microsoft para o seu flagship Lumia e na verdade, o  Windows 10 Mobile.

Pela primeira vez, o pessoal do Windows Central teve acesso a alguns dos planos de marketing originais, incluindo a tampa inteligente e a caneta para o Lumia 950 e Lumia 950 XL.

A Microsoft teve algumas ideias interessantes planejadas para os Lumias 950 e 950 XL; eles seriam não apenas um telefone Windows, mas a “estrela”, os produtos que apresentou o melhor da plataforma móvel. Mas, como todos sabemos, essa visão nunca aconteceu.

O Lumia 950 e Lumia 950 XL foram lançados com alguns problemas de software, acabamento com sensação de produto barato e estavam faltando vários recursos que a Microsoft tinha originalmente planejado para o produto. Veja o vídeo abaixo:

O vídeo e informações são de fontes internas e externas que preferem permanecer anônimas. Acredita-se que o vídeo foi criado no início de 2015, durante o desenvolvimento do Lumia 950 e Lumia 950 XL. Ele mostra várias ideias interessantes que a Microsoft tinha planejado para a série 950 e para o Windows 10 Mobile, incluindo uma Glance Screen um pouco mais detalhada, suporte a caneta, gestos e muitas ligeiras diferenças na concepção do Lumia 950.

Devemos considerar que este vídeo foi criado antes do término do Lumia 950 e o Windows 10 Mobile, a maioria do vídeo está apresentando ideias baseadas no conceito, mas na época, esperava-se que estas ideias seriam entregues plenamente a tempo do lançamento do produto. As fontes nos disseram que vários desses recursos (tais como suporte a caneta) estavam sendo trabalhadas em protótipos do Lumia 950, até o recurso ser engavetado um pouco antes do lançamento do produto, em outubro de 2015.

A caneta, que parece quase idêntica a Surface Pen, deixa a entender que o projeto foi reutilizado. É provável que a série Lumia 950 iria usar a mesma tecnologia da caneta empregada em dispositivos da linha Surface da Microsoft, ou seja, a Surface Pen iria funcionar com o Lumia 950 XL, bem como, em qualquer Surface. No vídeo, vemos um breve uso da caneta sobre o Lumia 950 no OneNote, uma funcionalidade que nunca chegou nos dispositivos Lumias.

O vídeo também mostra o recurso de toque 3D “Actives Sides” insinuado na imagem acima. Sim, a série Lumia 950 iria incluir algumas das características de toque do Lumia McLaren 3D. Especificamente, “Actives Sides” permite detectar gestos na borda do dispositivo quando ele está sendo manuseado, permitindo a diversos comportamentos do dispositivo, tais como, saber quando manter a exibição e quando girar ou não girar a tela.

O vídeo também apresenta ligeiras diferenças na concepção do Lumia 950. Essas diferenças são, provavelmente, porque os dispositivos apresentados neste vídeo são principalmente conceitos, mas, é interessante ver alguns dos designs pretendidos anteriormente para o dispositivo.

Embora não visto no vídeo, a Microsoft também tinha planos para introduzir Smart Covers para o Lumia 950, que teria dado ao usuário a possibilidade de enxergar a tela na parte superior do telefone, mesmo com a capa, através de um círculo, quando a tampa estiver fechada. A Smart Cover era para ser vendida separadamente, ao lado do Lumia 950 e Lumia 950 XL, assim como a caneta.

Infelizmente, é muito difícil e provavelmente, nunca veremos esses recursos ou acessórios serem lançados para a série Lumia 950. Talvez, se isso serve de consolo ou esperança, pode significar que ainda veremos, no futuro, se a Microsoft ainda planeja lançar um telefone com a grife Surface. Ou, talvez, a visão mobile da Microsoft não exista mais para o mercado de smartphones, e o vídeo acima, seja apenas um resquício do que poderia ter sido.

O que você achou da visão original do Lumia 950 da Microsoft?

Ainda há esperança para o mercado mobile, agora com um Windows 10?

Fonte: WindowsCentral