Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Epic Games não processou a Apple para obter um grande pagamento, mas isso porque o processo em si é um investimento. E para reescrever as regras da Apple, a Epic está gastando uma fortuna.

Xbox Game Pass adiciona ‘FIFA 21’ e ‘Red Dead Online’ em maio

A razão pela qual o Fortnite da Epic foi expulso da Apple App Store foi que o Fortnite foi atualizado para oferecer um mecanismo de pagamento que contornou o corte de 30 por cento da Apple em todas as transações no aplicativo. A Apple chutou o Fortnite por violar suas regras. A Epic teve um … épico … ataque de assobio sobre isso, culminando no julgamento que começou esta semana. Embora a Epic tenha formado uma aliança chamada Coalition for App Fairness – junto com Spotify, Match Group, Basecamp e Tile – há mais um gigante da tecnologia em jogo. A Epic Games Store funciona na Amazon Web Services. O próprio Fortnite também.

“FORTNITE” BONITAS IMPRESSÕES EM DINHEIRO

A luta com a Apple ecoa as táticas da Epic em outros lugares. A Epic Game Store é um desafio claro para a Valve, que tem uma loja semelhante ao iOS chamada Steam, que também obtém uma redução de 30% nas vendas. Em um ato básico de consistência moral, a Epic Game Store contém – além de jogos de outros desenvolvedores – outras lojas de jogos. Também exige um corte de apenas 12% nas vendas. Na semana passada, a Microsoft anunciou que reduziria sua participação em jogos de PC para 12 por cento para se igualar à Epic (Ela também apresentou uma carta de apoio à Epic no caso atual).

O CEO da Epic, Tim Sweeney, disse em 2019 que as táticas duras da Epic Game Store contra a Valve continuarão até que a loja seja lucrativa ou a Valve reduza seu corte. A Epic vai gastar cerca de US $ 593 milhões até o final de 2021 na Epic Games Store, de acordo com documentos judiciais no caso da Apple. Em muitas empresas, perder tanto dinheiro seria um problema, mas esse número é apenas um pouco maior do que a receita do Fortnite da Epic em abril de 2020, que foi de US $ 400 milhões naquele mês.

Fortnite praticamente imprime dinheiro

O Fortnite praticamente imprime dinheiro porque a indústria de videogames atingiu um modelo de negócios que quase nenhuma outra parte da indústria do entretenimento pode igualar: pagamentos no aplicativo. Para o Spotify, não é um problema fatal se esquivar da App Store e seu corte. Eu apenas vou para um computador desktop, insiro as informações do meu cartão de crédito e – graças ao faturamento recorrente – pronto.

Fortnite é diferente, e é por isso que uma empresa de videogame está liderando o esforço para desafiar as regras de pagamento da App Store. Em Fortnite, se eu quiser comprar um movimento de dança doce, gasto V-Bucks da Epic para fazê-lo. A loja se atualiza todos os dias, então se eu quiser a nova gostosura, preciso agir imediatamente. (Há também um passe sazonal e uma assinatura mensal lançada recentemente, mas eles não parecem ser tão explicitamente voltados para compras por impulso.) No ano passado, as compras no aplicativo foram estimadas em 40 por cento de toda a receita de jogos.

A posição da Epic fica mais estranha. Parte da história envolverá pessoas que tiveram um imprinting em Neal Stephenson como patinhos, mas antes de chegarmos lá, vamos analisar o que sabemos sobre a economia de Fortnite e da Epic Games Store para ter uma ideia aproximada de quanto dinheiro está em jogo.

“EM ALGUM NÍVEL, A APPLE ESTÁ SENDO GENTE.”

É verdade que o download do Fortnite é gratuito, mas as compras no aplicativo mais do que compensam isso. Em 2019, a Epic Games teve receita de US $ 4,2 bilhões, com faturamento de US $ 730 milhões. (Sabemos disso porque a Epic, uma empresa privada, vendeu uma participação, e os garotos intrometidos da VentureBeat conseguiram números como resultado.) Os números da Epic para 2020 estão previstos em cerca de US $ 5 bilhões em receita, com US $ 1 bilhão em ganhos, de acordo com para VentureBeat; nos documentos do tribunal, a receita total da Epic em 2020 está projetada em meros US $ 3,85 bilhões. Nos dois anos em que o Fortnite estava disponível na App Store, os clientes iOS sozinhos representaram US $ 700 milhões em receita para a Epic, de acordo com os documentos judiciais.

“A Epic está em uma posição privilegiada porque Fortnite é o jogo mais popular do mundo”, diz Christopher Krohn, professor associado adjunto de marketing da Booth School of Business da Universidade de Chicago.

A Apple obtém 30 por cento de todas as compras no aplicativo

A divisão da receita da Apple com compras digitais é um pouco complicada – ela tem taxas especiais para pequenos desenvolvedores, por exemplo – mas no caso da Epic, a Apple obtém 30 por cento de todas as compras no aplicativo. Isso está de acordo com o Minitel, a pré-internet francesa, que também tinha uma divisão 30/70 para conteúdo de terceiros, diz Bill Maurer, professor de antropologia da Universidade da Califórnia em Irvine, especialista em processadores de pagamento. Francamente, parece uma taxa da operadora.

“Em algum nível, a Apple está sendo gananciosa, porque não depende dessa receita”, diz Michael Cusumano, um distinto professor de administração da Sloan Business School do MIT. “Está ganhando dinheiro com o próprio iPhone.” Em 28 de março, a Apple divulgou seus ganhos trimestrais – quase US $ 24 bilhões em receita líquida, principalmente devido às fortes vendas do iPhone e Mac; o trimestre anterior foi uma explosão para a empresa, com receita de mais de US $ 100 bilhões.

A ganância não é ilegal

A ganância não é ilegal. Também é provavelmente o que está motivando a Epic, apesar da bravata de seu CEO. A Epic quer construir algo chamado “metaverso”, um paraíso online onde os IPs de super-heróis pertencentes a diferentes empresas podem finalmente se beijar. (A ideia é baseada em Snow Crash, um livro de Neal Stephenson de 1991). O potencial de receita aqui é o tipo de coisa que leva os VCs a pensarem em sonhos febris.

Fortnite já é um espaço de hangout, onde IP da Marvel e DC podem interagir legalmente. Adicione a isso o motor Unreal, que alimenta uma série de jogos, bem como programas como The Mandalorian da Disney e suas outras ferramentas de desenvolvedor, e você está olhando para o que poderia ser um pedaço de um metaverso. Se a Fortnite, a Epic Games Store ou outra oferta da Epic sustentar uma grande parte de um metaverso, a quantidade de dinheiro que a Epic está incendiando em sua loja e esses advogados parecerão um investimento sábio contra a porra de dinheiro que vai ganhar.

Você pode ver por que eles podem não querer reduzir a Apple – ou Valve, ou Google, ou qualquer outra pessoa – em 30 por cento.

Olha, vou estourar minha pipoca e, como disse Sweeney, “aproveitar o próximo show de fogos de artifício” no julgamento. Não acho que o resultado importará muito, uma vez que qualquer veredicto será apelado imediatamente. Mas no fundo, parece óbvio que a posição da Epic é a mesma da Apple: a ganância é boa. Esqueça a luta para possuir o metaverso. O mundo real pertence à Big Tech, e somos apenas NPCs que soltam itens para os jogadores corporativos.

Fonte: theverge

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!