Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muita gente continua nos perguntando: “onde estão aquelas novidades que iriam explodir sua cabeça de tão empolgantes anunciadas pela Microsoft para a build/2016?” Certamente quem faz esse tipo de pergunta a essa altura da build/2016 não é um desenvolvedor. Para quem é do ramo sabe que as grandes novidades vieram e aos montes, mas queremos focar em uma das principais delas, o Xamarin no Visual Studio

Como esse post é justamente para quem não é um desenvolvedor, é necessário introduzir o que é o Xamarin. Em suma, ele é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos. Suas ferramentas de desenvolvimento servem para criar aplicativos para o Windows, Windows Phone, Android e iOS. Sendo assim, ele suporta linguagens de programação como o C# (do Windows), Objective-C (do iOS) e Java (do Android). O que o Xamarin faz é reaproveitar um único código feito em uma única linguagem de programação para criar um APP para cada plataforma, evitando o trabalho de escrever esse mesmo APP em três linguagens de programação diferentes começando do zero sempre.

Obviamente cada plataforma possui um visual e elementos de UI (interface do usuário) diferentes uma das outras, porém, até nisso o Xamarin pode ajudar o DEV por meio do Xamarin Forms. Essa ferramenta serve para “unificar” as UI, dando ao DEV três APPs, um para cada plataforma, com uma mesma interface que se adapta de forma produtiva a qualquer sistema entre os citados. Incrível não?

Agora imagine que antes da build/2016 um DEV precisava pagar para usar o Xamarin e agora não mais. A Microsoft comprou a Xamarin e simplesmente embarcou suas ferramentas no Visual Studio 2015, que é a suite de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos da Microsoft, e de forma gratuita.

xamarin aPPs windows 10 visual studio UWP img1

Agora desenvolvedores podem criar um único código usando C# partilhado e apenas terão de refazer a interface gráfica para os utilizadores de cada sistema, ou ainda podem aproveitar o potencial do Xamarin Forms e deixar até isso de lado, gerando um APP idêntico para as três plataforma. São 2,5 bilhões de potenciais dispositivos que rodam esses três S.O. que podem ganhar APPs que sairão do VS2015.

Porque isso é incrível?

Desenvolvedores do iOS, Android e Windows Phone agora podem escolher o Visual Studio para criar tudo o que quiserem de uma forma muito mais prática, rápida, simples e mais barata, tendo em vista que basta ter uma licença do Visual Studio para ter em um só lugar:

  • Ferramentas para desenvolver APPs e jogos para qualquer uma das três principais plataformas do momento
  • Ferramentas de aproveitamento do código, como a Ponte para o iOS, o Conversos de programas Win32 e .NET e o próprio Xamarin
  • Emuladoras das três plataformas dentro do VS2015
  • Ferramentas para testar o uso da memória de qualquer device
  • Podem escolher APIs diversas para testar seu APP no iOS, Android e Windows, todos emulados dentro do VS2015
  • E muito mais

xamarin aPPs windows 10 visual studio UWP img2

Enfim, é como ter uma oficina completa para cuidar de carros de marcas diferentes, mas com tudo em um só lugar e ainda com a possibilidade de usar peças de um em um outro completamente diferentes.

Como consequência disso a Microsoft espera transformar o Visual Studio na “casa dos DEVs”, onde todos querem estar, e eles irão. Com a migração de DEVs para o ambiente de desenvolvimento Windows, é natural que a Windows Store cresça exponencialmente, beneficiando o Windows 10 em todas as suas versões, inclusive a mobile.