Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma empresa britânica chamada Emperion, anunciou em suas redes sociais que pretende lançando um smartphone um tanto quanto peculiar… o Emperion Nebulus seria um smartphone que roda essencialmente o Windows 10 ARM64, mas que também é capaz de rodar aplicações criadas originalmente para o Android do Google.

Emperion Nebulus

Emperion Nebulus

Mas, pera, isso já não existe? Já que o Windows 10 ARM64 foi criado para Notebooks e diante disso um emulador qualquer de Android poderia proporcionar tal feito, mas espere um pouco, pois, segundo sua criadora, o Nebulus faz isso sem lançar mão de emuladores ou algo do tipo. Nem um dual boot seria necessário. Mas, que bruxaria é essa então? Simplesmente ninguém sabe ao certo ainda como eles teriam viabilizado tal feito.

Há muitas informações para digerir sobre este dispositivo, mas aqui estão algumas dicas importantes: primeiro, o dispositivo está executando o Windows 10 ARM64 com uma UI própria da Emperion. O sistema roda em cima de processador Snapdragon 845 com overclock. A empresa afirmou ainda que:

“A Microsoft tem sido fundamental para nos ajudar a montar o Nebulus e eles têm sido um grande parceiro!” Ou seja, a Microsoft tem ciência do projeto e estaria até mesmo ajudando no desenvolvimento do mesmo. Sem dúvida isso é algo que precisa ser confirmado posteriormente.

Resultado de imagem para Emperion Nebulus

Sobre a execução de aplicações Android eles falaram o seguinte:

“Incluímos a capacidade dele rodar aplicativos Android de dentro do Windows sem um emulador e sem a necessidade de alternar entre sistemas operacionais.” Ou seja, não a necessidade de um dual boot entre Windows e Android para executar aplicações de ambos os sistemas operacionais. Certeza que muita gente quer saber como eles fizeram isso…

As demais informações são que ele conta com:

  • Câmera traseira dupla com a lente principal de 13MP com inteligência artificial
  • Câmera frontal de 10,5MP
  • Memória interna de 128 GB expansível até 2 TB via cartão Micro-SD
  • Bateria de 6.000 mAh

Por fim, o Nebulus contaria ainda com um modo Continuum avançado, capaz de funcionar no Modo Desktop do Windows por meio de uma conexão USB com um monitor externo.

O que ficou realmente pairando no ar foi a discussão sobre se esse aparelho é mesmo um celular, tendo em vista que o Windows 10 ARM64 ainda não é capaz de executar ligações telefônicas via redes GSM e outras. Ao menos não nativamente. Quem sabe com algumas mudanças no código isso possa ser habilitado, mas neste momento, não é possível, ou seja, se assim o for, o Nebulus não seria um smartphone, mas sim, um Notebook ultra compacto. Quem sabe as ligações telefônicas funcionem apenas via Skype ou via LTE… mas isso continuaria dando a este o ar de Notebook e não de telefone celular.

Preço e Disponibilidade

Não sabemos ao certo quando e se esse smartphone chegará ao mercado. O que sabemos é que se chegar, custará em torno de 549 libras no mercado inglês, o equivalente a cerca de R$ 3.100,00 na cotação de hoje.

Segundo a própria empresa, em resposta aos questionamento do pessoal do Windows Central, a ideia é vender o Nebulus no Reino Unido e nos EUA. Eles já estariam, inclusive, em contato com operadoras diversas para viabilizar a chegada do modelo ao mercado.

E você… o que achou do Emperion Nebulus? Um passo rumo ao futuro, mais do mesmo ou impossível? É fake news? Deixe sua opinião nos comentários.