Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A assistente pessoal do Windows 10 é realmente incrível. Desde sua concepção, interagir com Cortana sempre foi algo muito prazeroso, especialmente porque suas respostas não parecem tão robóticas como a maioria dos assistentes virtuais, mas, como nem tudo são flores, a Microsoft sabe que muita gente ainda prefere usar outras assistentes, especialmente quando se fala em Alexa, a assistente virtual da Amazon.

Pois bem… sabendo desse fato, e levando em consideração a recente abertura dada a Amazon e sua assistente no Windows 10, a Microsoft parece ter planos para permitir que usuários do Windows 10 substituam Cortana por outra assistente. E não será algo difícil de fazer. Parece que será algo nativo, disponível nas configurações do próprio Windows 10.

Um usuário do Twitter chamado Albacore (@thebookisclosed) descobriu que a novidade poderá ser visualiza nas Configurações do sistema, como mostra a imagem acima, a partir da versão 19H1 do sistema, também conhecida como Redstone 6, pacote de atualizações para o Windows 10 que deve chegar no primeiro semestre de 2019.

Aparentemente a mudança poderá ser feita por meio do Menu “Ativação por voz”, ou seja, o usuário terá total liberdade para usar a assistente que mais lhe agrada.

Diante de tal fato, já especula-se que a Microsoft pode “abrir” as API do assistente de voz do Windows 10, de modo que desenvolvedores diversos explorem essa funcionalidade no S.O. de maneira mais ampla. Isso precisa ser feito, até porque esses aplicativos precisariam ter acesso ao Above Lock Screen para se tornarem substitutos totalmente funcionais, e esse acesso faria parte do conjunto de APIs das quais estamos falando.

Vale notar que as permissões do sistema concedidas a aplicativos de assistente de voz poderão ser revogadas sempre que o usuário desejar, até porque tal liberação implica em mexer na privacidade do usuário, mesmo que tudo isso passe, primeiro, por sua própria vontade.

Via > MSPoweruser