Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A fábrica de Tesla em Fremont foi fechada em 23 de março devido a um pedido de restrição pelo corona vírus.

Depois que as autoridades de saúde do condado de Alameda alertaram Tesla contra a reabertura de sua fábrica de carros na Califórnia ontem, o CEO Elon Musk twittou hoje que a empresa processaria o condado e mudaria sua sede para fora do estado. Em seguida, horas depois, os advogados de Tesla entraram com uma ação no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte da Califórnia. Eles buscam uma liminar contra a ordem de restrição. Isso porque “contradiz a Ordem do Governador ao estender a restrição de operação de negócios nos setores de infraestrutura federal cruciais”.

“Tesla está entrando com uma ação contra o condado de Alameda imediatamente”, disse Musk no Twitter. “O oficial ‘interino de saúde’ não eleito e ignorante da Alameda está agindo contrariamente ao governador, ao presidente, às nossas liberdades constitucionais e apenas ao bom senso!”

Musk tem sido um crítico aos pedidos de “ficar em casa” devido ao corona vírus. Além disso, afirmou que, no dia 29 de abril, os ganhos da empresa chamavam essas restrições de “fascistas” e não democráticas. “Estamos um pouco preocupados por não poder retomar a produção na área da baía, e isso deve ser identificado como um risco sério”, disse Musk. Ele também pediu aos apoiadores no Twitter que “expressem sua discordância o mais fortemente possível com o condado de Alameda”.

Comunicado do condado

Um porta-voz do condado de Alameda disse em comunicado ao The Verge no sábado que a Agência de Serviços de Saúde e o Departamento de Saúde Pública do condado estavam “se comunicando diretamente e trabalhando em uma colaboração próxima com a equipe de Tesla em Fremont. Este tem sido um esforço colaborativo de boa-fé para desenvolver e implementar um plano de segurança que permita a reabertura, protegendo a saúde e o bem-estar dos milhares de funcionários que viajam para o trabalho na fábrica de Tesla”.

Além disso, o porta-voz acrescentou que a equipe da Tesla respondeu às orientações e recomendações. Foi dito que “esperamos chegar a um acordo sobre um plano de segurança apropriado muito em breve”. O comunicado, emitido várias horas após os tweets de Musk, não fez referência aos comentários do CEO da Tesla nem o mencionou pelo nome.

“Agradecemos que nossos residentes e empresas tenham feito tremendos sacrifícios e que juntos fomos capazes de salvar vidas e proteger a saúde da comunidade em nossa região”, continua a declaração. “É nossa responsabilidade coletiva avançar nas fases de reabertura e afrouxamento das restrições da Ordem de Ficar em Casa da maneira mais segura possível, orientada por dados e ciência”.

A Tesla anunciou planos para retomar “operações limitadas” em sua instalação de Fremont ontem, o que traria de volta cerca de 30% de sua força de trabalho. No entanto, as autoridades do condado de Alameda, onde Fremont está localizado, disseram ontem que ainda estava sob ordem de restrição e que Tesla não cumpriu seus critérios para reabrir. “Não dissemos que é apropriado avançar”, disse Erica Pan, oficial de saúde do condado de Alameda, segundo a Bloomberg.

Consequências se a Tesla mudar de estado

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse na quinta-feira que as orientações em nível estadual, permitindo que a manufatura retome alguma produção, não substituem as restrições em nível de condado. A empresa tentou, sem sucesso, argumentar que a produção da Tesla deveria ser considerada uma infraestrutura essencial.

A fábrica de Fremont, onde a Tesla monta seus veículos Modelo 3, Modelo S, Modelo X e Modelo Y, foi fechada temporariamente em 23 de março para cumprir a ordem de restrição. A Tesla reduziu os salários de todos os seus funcionários assalariados nos EUA a partir de 13 de abril. Além disso, colocou a maioria dos trabalhadores por hora que não podem trabalhar remotamente em licença não remunerada. O que aconteceria aos cerca de 10.000 trabalhadores da fábrica de Fremont se a Tesla mudasse as operações para fora do estado não ficou claro.

Tesla e Musk se estabeleceram com a Comissão de Segurança e Troca em 2018 devido aos tweets de Musk sobre privatizar a Tesla. Então, em 2019, os termos do acordo foram renegociados. Sob os novos termos, um advogado da empresa deve aprovar os tweets de Musk antes que ele os envie. Essa aprovação diz respeito a certas partes dos negócios da Tesla. Isso inclui qualquer anúncio que desencadeie um arquivamento do formulário 8-K, usado para anunciar eventos materiais não programados à SEC. Até o momento em que este artigo foi escrito, Tesla não registrou um 8-K sobre a proposta de fábrica de Musk.

Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

Fonte: Theverge

O que achou da posição de Elon Musk? Deixe o seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!