Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Evolução do Windows XP 8 81 e 10

Windows… o que falar do Windows? Seja ele desde a versão 1.0 ainda em 16 bits, até o Windows 10. Como descrever tamanha evolução em um justo espaço de tempo? Como relatar momentos inesquecíveis de um sistema que fez e faz parte da vida de bilhões, sim, bilhões de pessoas no mundo inteiro, e por vários e vários e vários anos? Vamos esclarecer algumas coisas e tirar algumas dúvidas que talvez ainda estejam fazendo com que você continue usando o Windows XP, 7, ou 8.

Lembro que meu primeiro contato com computador foi no ano de 1998. Eu ia frequentemente na casa de um primo que acabara de comprar um computador com Windows 98, uma proeza porque computadores pessoais naquele tempo não eram assim tão acessíveis a qualquer um. Depois de muito tempo “travado” em jogos, Xatax, Snow entre outros, percebi que computador não era um console, e eu só tinha 7 anos de idade. Passei a fuçar tudo o que havia disponível no computador. Passaram-se os tempos e a revolução chegou atendendo pelo nome de Windows XP. Lembro até hoje, foi em outubro de 2001. Mas, o que queremos realmente que você tenha em mente é que a medida que a tecnologia vai avançando, temos que nos esforçar para nos adaptar às novas mudanças. Fazendo isso estaremos preparados para absorver da melhor forma toda e qualquer novidade que o mercado “TEC” lançar.

Veja um exemplo de Áreas de Trabalho (Desktops) de algumas das versões do Windows que eu pude ter o prazer de experimentar:

desktop windows 98

Desktop do Windows 98

O Desktop do Windows 98 – Assim como hoje a Microsoft lança novas Builds, o Windows 98 veio com várias correções de erros e porque não dizer bugs da versão anterior, o Windows 95, que por sinal eu nunca conheci!

Desktop do Windows XP - A revolução

Aí está, em minha opinião, a revolução de tudo até o momento, o Windows XP.

desktop windows vista

Desktop do Windows Vista. Acho que essa é a versão do Windows que a Microsoft queria apagar de sua história, ou não. Lindo lindo, mas pesado pra vir de fábrica em certos hardwares.

Desktop do Windows 7

Desktop do Windows 7 – Um dos meu favoritos

Start Screen do Windows 8 - Uma revolução muita "bruta" e que não conquistou muita gente

Start Screen do Windows 8 – Uma revolução muita “bruta” e que não conquistou muita gente

Desktop do Windows 8

Desktop do Windows 8

O Windows 8 foi o piloto da maior mudança visual e de desempenho dos sistemas da Microsoft, mas, esta mudança não agradou a todos, muitos sentiram falta do clássico “Menu Iniciar”. Certo que o Windows 8 teve como objetivo atingir a maior parte de dispositivos com telas sensíveis ao toque, eu nunca tive um desses mas, amei a mudança. Não esquecendo da “rápida inicialização” do sistema que até hoje perdura nas novas versões, e isso sim foi algo que agradou a todos!

Start Screen do Windows 8.1 – Aparentemente nada mudou em relação ao Windows 8

Desktop do Windows 8.1 – Aparentemente nada mudou em relação ao Windows 8

Da primeira vez que vi esse desktop do Windows 8.1, confesso que me deu uma alegria ao ver a bandeirinha do Windows no canto inferior esquerdo, e pensei: “Meu Deus, menu Iniciar de volta!” SQÑ haha…

Desktop do Windows 10

Desktop do Windows 10

Quando vejo essas imagens me lembro de um projeto que se chamava Windows Threshold, e quando vi pela primeira vez essa notícia pensei comigo mesmo: “Nossa agora a treta vai ficar séria, vai colocar o resto dos S.O.s concorrentes no bolso”, então vieram os rumores e suas confirmações de que o Windows 9 seria chamado de Windows 10, considerando que o Windows 8.1 seria a representação do Windows 9.

Fazendo um comparativo entre as versões anteriores e o Windows 10, podemos concluir que este é a verão mais “completa” do sistema, se levarmos em conta o avanço de sistemas e dispositivos (softwares, hardwares, entre outros muitos periféricos de entrada, saída e mistos), e também a sua compatibilidade e requisitos, pois, ao contrário do que se imaginava no início, o Windows 10 não é um sistema exigente e não precisa de um PC “parrudo” pra rodar. Sem falar que é de graça*, mas só até 29 de Julho de 2016. Daqui pra essa data chegar você terá muito, mais muito tempo mesmo pra pensar se ficará apático ou se vai vir comigo no Windows 10.

*Para usuários do Windows 7, 8 ou 8.1, assim como para usuários do Windows Phone 8.1.