Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quem comprou um modelo de Windows Phone 8 desde o seu lançamento ainda em 2012 sem dúvida teve medo de ficar desamparado pela Microsoft rapidamente devido a polêmica com relação ao Windows Phone 7.8. O Lumia 920, lançado junto com essa versão do S.O., na época custava quase um rim, e muitos ficaram receosos na hora da compra. Porém, o tempo passou, estamos em 2014, mais de 18 meses depois, e o L920 e seus irmãos de nascimento continuam super atualizados, rodando perfeitamente a versão mais atual do sistema disponível oficialmente.

Dado ao fato de que teremos o Windows Phone 8.1 disponibilizado para todos, o Lumia 920 e cia ganharão pelo menos mais 1 ano de vida com direito a tudo que haverá de mais atual na plataforma, a contar da data de liberação desse novo update. Claro que estamos falando de novidades, pois, se for contar o suporte, ele irá até 2017, e quem sabe ele ainda será atualizado para o Windows Phone 8.2 e assim por diante.

Conclusão 1: quem comprou qualquer modelo de Windows Phone 8 desde o seu lançamento não precisa se preocupar com atualizações, tendo em vista que elas chegaram e chegarão para todos, e sem prejudicar o bom funcionamento ou performance do sistema, mesmo em modelos com um hardware considerado por muitos como sendo defasado. Será mesmo?

Agora, como explicar a um usuário de um Samsung Galaxy SIII (e tantos outros), modelo que era top de linha há tão pouco tempo, que ele não tem direito a receber uma versão mais atual do software pelos meios oficiais? O SIII custava o preço de um L920 na época, mas, a Samsung disse em nota que ele não seria capaz de rodar o Android KitKat por ter apenas 1Gb de RAM.

android-4.4-kitkat-nexus-4-factory

Quem conhece o Android 4.4 sabe que ele precisa de apenas de 512Mb de RAM para rodar, até porque ele foi criado para isso – melhorar a performance do sistema em hardwares mais “modestos”. Então porque o SIII não pode rodar essa versão? Por conta da personalização da UI da Samsung chamado de touchwizz que requer mais do que 1Gb no Android 4.4 para que tudo funcione conforme o esperado.

Bem, essa desculpa da Samsung é só mais uma entre outras dezenas não só deles como também da Sony, LG, HTC, e de muitas outras OEM’s do Android que vendem modelos ultra mega top, mas que não recebem mais do que três update’s e olhe lá. E muitos deles nem são significativos, como foi o caso do Android 4.1 para o 4.2 e 4.3. Mudanças grandes mesmo só comprando um modelo novo. Artimanha para vendas? Não! Sim! Essa parte eu deixo para quem quiser tecer um comentário.

Os fãs mais espertos do Android compram os modelos da linha Nexus, que nem sempre são do mesmo fabricante, porém, rodam a versão “pura” do Android, e geralmente são atualizados por muito tempo. Mesmo assim, por vezes o hardware do modelo o limita a rodar bem uma determinada versão do S.O. Mesmo assim, os Nexus são o melhor negócio para quem quer um Android.

O Windows Phone 8.1 já deu as caras e em breve TODOS terão acesso a ele. E para quem reclama da liberação feita em lotes, saiba que o Android 4.4 está demorando ainda mais para chegar aos poucos modelos que são compatíveis. E para quem ainda quer comparar a liberação em lotes do WP com a liberação do iOS, saibam que a Apple tem poucos modelos de smarts para liberar, e todos são extremamente semelhantes por dentro, logo, é muito mais fácil controlar um update dessa forma. Neste quesito o WP só pode ser comparado com o Android, tendo em vista a gama de OEM’s que ambos possuem. Enquanto a Apple só tem ela mesma.

Conclusão 2: É fato que: com relação a atualizações, o Windows Phone 8 está dando um show, portanto, aproveite seu aparelho que ele ainda vai te servir por um bom tempo. Considere-o como sendo um Lumia Nexus 😛

Lumia-1520-Yellow-Close

Fontes: WindowsClub