Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Satya Nadella Microsoft louco

Ontem divulgamos que a Cortana esta muito próxima de desembarcar no iOS e Android. Claro, muitos fãs e não tão fãs assim do Windows Phone foram brigar e muito no Twitter. Agora que a tormenta passou, vou tentar apresentar meu ponto de vista sobre o tema e deixar claro o porquê esta é uma ótima estratégia da MS, e como isso será muito bom para o Windows Phone/Mobile.

Mobile first cloud first

Faz sentido levar Cortana e demais apps da Microsoft para o desktop? Claro! esse é o quintal do tio Bill Gates. Mas, pense que a maioria das pessoas que passa mais ou menos umas 40 horas por semana na frente de um PC, normalmente estão trabalhando ou estudando e não consumindo mídia. Já com os smartphones são praticamente 24 horas por dia, 365 dias no ano a apenas um touch de distância.

Se a Microsoft quer que seus serviços sejam relevantes não dá pra morrer abraçado no desktop e muito menos esperar o sucesso do Windows Phone/Mobile. Levar seus apps para o quintal da Apple e Google é ter pelo menos uns 2 bilhões de usuários em potencial. Nenhum empresário em sã consciência ignora isso.

O inimigo nunca foi o Android, mas sim o Buscador

O que vcs estão fazendo

A MS ganhou tanta notoriedade no mercado por causa do Windows, mas hoje dá pra dizer que não é ele que paga as contas da casa. Já o Google nasceu como buscador e apesar de ter milhares de outros projetos, é aquela simples página web que paga o leite das crianças.

Fortalecer Cortana é fortalecer o Bing e dar o tiro no ponto fraco de Mountain View. Aquela barrinha de pesquisa estrategicamente colocada ao lado do botão iniciar do Windows 10 não é à-toa. Com MSN apps, Office, OneNote, Onedrive, Skype e principalmente Cortana integrados ao Bing e rodando em qualquer dispositivo independente do SO, o Google terá motivos de sobra pra se preocupar.

Experiência de usuário e visão de longo prazo

É preciso admitir que é difícil ensinar truques novos a um cachorro velho, principalmente a força. Pessoas sempre querem algo novo, mas são acomodadas de mais para se dar ao trabalho de experimentar. Se teve algo que a MS errou no Windows 8 foi enfiar goela abaixo a interface Metro/Modern. Não deu certo, o povão rejeitou, brigou muito no Twitter e voltou para o Windows 7 pirata. Com o Windows 10 ela tenta mesclar o “porto seguro” do desktop com a modernidade das Live tiles.

Agora pense naquele teu amigo cabeça quadrada: ele um dia vai comprar um PC novo ou simplesmente vai formatar o atual. A probabilidade de ele pegar o Windows 10 é enorme. Ele aos poucos vai se acostumar a usar Cortana (lembre-se que a barrinha foi estrategicamente colocada ali) e demais serviços de Redmond, e logo vai querer experimentar no seu smartphone também. Ele vai se acostumando com a interface, a experiência de uso, a integração e com o tempo ele não verá aquele monte de quadradinho no seu celular como coisa de ET. Ahhh e um dia ele vai trocar de celular (principalmente se for Android… sorry Google) e com tudo isso acima a probabilidade de ele considerar um Lumia é muito maior que atualmente.

Lembre-se que a Microsoft pagou alguns bilhões pra comprar a Nokia. Não se gasta toda essa grana para simplesmente largar os bets no meio do caminho. A Microsoft é uma empresa que pensa sempre a longo prazo.

A Microsoft não quer jogar com as mesmas armas do Google

Quando menos esperarem, o golpe vem pelas suas costas

Quando menos esperarem, o golpe vem pelas suas costas

O Google e seus parceiros fieis (Snapchat estou falando de você) claramente boicotam o Windows Phone. E se o iPhone viesse depois do Android provavelmente iria sofrer do mesmo carma (pelo menos nas primeiras versões). Basta ver que Montain View ainda não deu muita bola para o Apple Watch.

Steve Ballmer tentou algo parecido segurando o lançamento do Office o máximo que deu no iOS e Android. Os apps do Outlook e Onedrive para o robozinho verde até um tempo atrás eram bem mal feitinhos. O OneNote, apesar de bem usual, ficava devendo um monte. Já o Skype, mesmo funcionando muito bem, nunca teve uma campanha de marketing decente. O Resultado? Uma explosão de competentes serviços alternativos para ambas as plataformas, um fortalecimento do Google Docs e Google Drive, iWorks e iCloud. O Whatsapp, Facebook Messenger, Viber e Telegram certamente mandam um abraço para o Skype. Satya Nadella percebeu o erro e não demorou pra corrigir.

Eu vejo os serviços da Microsoft rodando nos outros SO’s não como um tiro no pé como alardeiam os profetas do apocalipse, mas sim, como um vírus ou um cavalo de Troia que vai matando os inimigos de dentro para fora.

Vai dar Certo?

Essa é a pergunta que vale 1 bilhão de dólares. Eu realmente acredito na proposta e creio que isso vai fortalecer muito o Windows e Windows Phone/Mobile. Só de pensar que a longo prazo o banco de dados do Bing terá uma explosão considerável e que Cortana ficará ainda melhor, já é um ganho imenso. E lembre-se a integração com Windows Mobile sempre será melhor do que em qualquer outro S.O.

Desabafo do autor: Taca-lhe pau Satya Nadella.