Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como usuários de celulares, tudo o que queremos é bateria suficiente para durar o dia. Frustrantemente, quanto mais velho o dispositivo, menos bateria ele parece ter. De fato, a duração da bateria de nossos celulares em um determinado dia depende de dois fatores principais: como usamos naquele dia em particular e como usamos no passado. Dessa forma, veja nessa matéria como economizar e otimizar a bateria do seu celular.

Veja também como fazer GIFs!

Os telefones celulares usam baterias de íon de lítio para armazenamento de energia. Nesse tipo de bateria, o metal de lítio e os íons de lítio entram e saem dos eletrodos individuais, fazendo com que eles se expandam e se contraiam fisicamente. Infelizmente, esses processos não são completamente reversíveis e as baterias perdem sua capacidade de carga e tensão à medida que o número de ciclos de carga e descarga aumenta.

Além disso, para piorar a situação, o eletrólito (líquido eletricamente condutor) que conecta os eletrodos também se degrada ao longo desses ciclos. A capacidade das baterias de íons de lítio para armazenar carga depende da extensão de sua degradação. Isso significa que há um vínculo entre a forma como lidamos com nossos dispositivos hoje e a capacidade de carga disponível no futuro. Por meio de algumas etapas simples, os usuários podem minimizar essa degradação e prolongar a vida útil do dispositivo.

Veja abaixo como economizar e otimizar a bateria do seu celular:

Entenda como a bateria do telefone se degrada

Antes de tudo, é preciso entender como a bateria do nosso celular se degrada. A cada ciclo de carga, a bateria do telefone diminui levemente. Um ciclo de carga é uma descarga e carga completas da bateria, de 0% a 100%. As cobranças parciais contam como uma fração de um ciclo. Carregar seu telefone de 50% a 100%, por exemplo, seria meio ciclo de carregamento. Faça isso duas vezes e é um ciclo de carregamento completo. Alguns proprietários de telefones usam mais do que um ciclo de carregamento completo por dia, outros usam menos. Depende de quanto você usa o telefone e o que faz com ele.

Os fabricantes de baterias afirmam que, após cerca de 400 ciclos, a capacidade de uma bateria de telefone diminuirá em 20%. Portanto, ele só poderá armazenar 80% da energia que consumia originalmente e continuará se degradando com ciclos de carga adicionais. A realidade, no entanto, é que as baterias do celular provavelmente se degradam mais rápido que isso. Um site online afirma que alguns celulares atingem esse ponto de degradação de 20% após apenas 100 ciclos de carregamento.

Se você conseguir retardar esses ciclos de carga, você também pode prolongar a vida útil da bateria. Basicamente, quanto menos você carregar a bateria, mais ela durará. O problema é que você comprou seu telefone para usá-lo. Dessa forma, você precisa equilibrar a economia de vida útil e a duração da bateria utilizando-o.

Existem dois tipos gerais de sugestões abaixo. O primeiro tipo de sugestões é para reduzir o estresse e a tensão da bateria. Por exemplo, evitar extremos de calor e frio. Há também sugestões para tornar seu telefone mais eficiente em termos de energia, diminuindo a degradação da bateria. Por exemplo, reduzir o brilho da tela.

Controlar a descarga da bateria

Aprenda a economizar e otimizar a bateria do seu celular – Foto: Reprodução/Magine Luiza

As baterias de íon-lítio típicas para telefones celulares devem reter 80% de sua capacidade de carga após 300-500 ciclos de carga/descarga. No entanto, as baterias raramente produzem esse nível de desempenho, com a capacidade de armazenamento de carga às vezes reduzida para níveis de 80% em apenas 100 ciclos.

Felizmente, podemos estender nossa capacidade futura de bateria, limitando o quanto descarregamos nossas baterias de celular. Dessa forma, com a maior parte da degradação da bateria ocorrendo durante os ciclos profundos de descarga/carga, é realmente melhor limitar a descarga da bateria durante qualquer ciclo antes de carregá-la novamente.

Por acaso, nossos dispositivos possuem sistemas de gerenciamento de bateria, que reduzem os danos causados ??por sobrecarga e desligam-se automaticamente se a bateria ficar muito baixa. No entanto, para maximizar a capacidade da bateria no futuro, devemos evitar essa marca de 0% da bateria, mantendo as baterias pelo menos parcialmente carregadas. Portanto, evite descargas “profundas”.

Evite carregar rapidamente

Carregar o telefone rapidamente sobrecarrega a bateria. A menos que você realmente precise, evite usar o carregamento rápido.

De fato, quanto mais lento você carregar sua bateria, melhor. Portanto, se você não se importar em carregar lentamente durante a noite, faça isso. Carregue o telefone no computador ou outro plugues inteligentes. Isso pode limitar a corrente que entra no telefone, diminuindo a taxa de carga.

Evite carregar a bateria do telefone até 100%

Aprenda a economizar e otimizar a bateria do seu celular – Foto: Reprodução/Business Insider

Os tipos mais antigos de baterias recarregáveis ??tinham “memória da bateria”. Se você não os carregasse completamente e os descarregasse para bateria zero, eles “lembrariam” e reduziriam seu alcance útil. Dessa forma, o tempo de vida útil seria melhor se você sempre drenasse e carregasse a bateria completamente.

As baterias mais recentes do telefone funcionam de maneira diferente. Ele estressa a bateria para drená-la completamente ou carregá-la completamente. As baterias do celular ficam mais felizes se você as mantiver acima de 20% da capacidade e abaixo de 90%. Para ser extremamente preciso, eles são mais felizes com cerca de 50% da capacidade

A propósito, recargas curtas provavelmente são boas, por isso, se você é o tipo de pessoa que se encontra frequentemente cobrando o celular com recargas rápidas, isso é bom para a bateria.

Prestando muita atenção, este pode ser um microgerenciamento demais. Mas quando eu possuía meu primeiro smartphone, pensei que a memória da bateria estava aplicada, então geralmente eu a esgotava e a carregava 100%. Agora que sei mais sobre o funcionamento da bateria, costumo conectá-la antes que ela fique abaixo de 20% e desconectá-la antes de carregar completamente.

Mantenha a temperatura certa

Aprenda a economizar e otimizar a bateria do seu celular – Foto: Reprodução/TC

O intervalo exato em que as baterias de íon de lítio podem ser armazenadas para manter a capacidade ideal de carga a longo prazo está entre 0 ? e 45 ?.

Abaixo de 0 ?, a quantidade de energia disponível no sistema da bateria é reduzida devido a uma restrição no movimento do metal de lítio e dos íons de lítio dentro dos eletrodos e através do eletrólito. Acima de 45 ?, a quantidade de energia disponível é realmente aumentada em comparação com temperaturas mais baixas, para que você possa obter um pouco mais de “suco” da bateria em condições mais quentes. No entanto, nessas temperaturas, a degradação da bateria também é bastante acelerada. Portanto, por um longo período de tempo, sua capacidade de armazenar carga será reduzida.

Como resultado, os telefones devem ser mantidos longe da luz solar direta por períodos prolongados, especialmente no verão, quando as temperaturas da superfície podem aumentar para acima de 70 ?.

Reduza o tempo limite da tela (bloqueio automático)

Economizar bateria
Aprenda a economizar e otimizar a bateria do seu celular – Foto: Reprodução/Internet

Se você deixar a tela ligada sem usá-la, ela será desligada automaticamente após um período de tempo, geralmente um ou dois minutos. Dessa forma, você pode economizar energia reduzindo o tempo limite da tela. Por padrão, acredito que os iPhones configuram o “Bloqueio automático” para 2 minutos, o que pode ser mais do que você precisa. Portanto, você pode ficar bem em 1 minuto ou até 30 segundos. Por outro lado, se você reduzir o bloqueio automático ou o tempo limite da tela, poderá ver sua tela escurecendo muito cedo quando estiver lendo uma notícia ou receita, então pode acabar te atrapalhando um pouco.

O Tasker é um aplicativo de automação para alterar o tempo limite da tela no meu Galaxy S7, dependendo do aplicativo que estou usando. Meu padrão é um tempo limite da tela razoavelmente curto de 35 segundos, mas para aplicativos em que provavelmente olho a tela sem usá-la, como aplicativos de notícias e anotações, estendo esse tempo para mais de um minuto.

Escolha um tema sombrio

Normalmente, nos celulares mais recentes, os pixels exibidos em preto simplesmente não são ativados. Isso torna o contraste entre preto e cor muito nítido e bonito. Além disso, significa que exibir preto na tela não usa energia e cores mais escuras usam menos energia do que cores brilhantes como o branco. A escolha de um tema escuro para o seu telefone, se tiver uma tela OLED ou AMOLED, pode economizar energia. Se sua tela não possui uma tela OLED, um tema sombrio não fará diferença.

Algumas pessoas acham que um tema mais escuro é mais fácil para os olhos em termos de prevenção do cansaço visual, e menos luz geral pode significar menos luz azul, o que pode afetar os padrões de sono.

Muitos aplicativos incluem um tema sombrio em suas configurações. Por exemplo, tenho o Google Livros definido como um tema sombrio, em que a “página” virtual é preta em vez de branca e as letras são brancas. A maioria dos pixels é exibida em preto (desativada) e não consome energia.

Use modos de economia de bateria

Existem várias estratégias simples de software e hardware que podem ser usadas para preservar a vida útil da bateria.

  • Reduza o brilho da tela: A maneira mais fácil de conservar a vida útil da bateria, mantendo a função completa, é reduzir o brilho da tela;
  • Desligue a rede celular ou limite o tempo de conversação: A conexão com a rede celular usa o sistema global para módulo de comunicação móvel (GSM). O GSM é o componente de consumo de energia mais dominante em um telefone celular;
  • Use Wi-Fi, não 4G: Com o Wi-Fi sendo 40% menos consumidor de energia do que o 4G para navegação na Internet, desativar os dados do celular e usar o Wi-Fi ajudará a bateria;
  • Limitar o conteúdo de vídeo: O processamento de vídeo é uma das operações que consomem mais energia em um dispositivo móvel;
  • Ative os modos de bateria inteligente: Todos os dispositivos móveis modernos têm um modo inteligente de economia de bateria. Esses recursos de software modificam o uso da unidade central de processamento (CPU) para diferentes aplicativos, brilho da tela, notificações e várias opções de hardware para reduzir o consumo de energia;
  • Use o modo avião: Esse modo normalmente desativa as funções GSM, Wi-Fi, bluetooth e GPS em seus dispositivos. Ao desligar todas essas funções auxiliares, o dispositivo utilizará apenas 5% de seu consumo normal de energia com a tela desligada.

Ao adotar essas estratégias simples, os usuários podem estender a vida útil da bateria em mais de 40% em um determinado dia, mantendo uma capacidade da bateria mais consistente durante toda a vida útil do dispositivo.

Fonte: QZ

Gostou? Conseguiu economizar a bateria do seu celular? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul abaixo!