Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Perdeu algum dado precioso por conta de algum problema no software ou no hardware da sua máquina? Caso sim! Não tenha dúvida que você vai precisar de um programa de recuperação de dados. Sem um software assim é quase impossível recuperar dados perdidos no Windows sem alguma ajuda.

Existem várias empresas e softwares que fazem esse trabalho por você, mas hoje, conheceremos o EaseUS Data Recovery Wizard, que é um dos mais confiáveis do mercado, com 13 anos de atuação na área, e também é um que testamos e que pode ser usado pelo usuário comum.

Quando vou precisar de um software assim?

As ocasiões que um software assim “salvará sua vida” são diversas, como por exemplo: dados que foram apagados indevidamente, danos ao disco rígido, formatação, perda de partição, travamento de sistema, erro humano ou ainda ataque de vírus, além de outros casos de perda de dados.

Como cada caso pode requerer uma ação diferente, usamos o EaseUS Data Recovery Wizard por ele funcionar como um tudo em um. Por exemplo: se o problema é Recuperação de Partição, o  EaseUS Data Recovery Wizard vai recuperar os dados das partições danificadas, mas, se o problema foi a exclusão de arquivos importantes sem qualquer backup, como esvaziar a “Lixeira”, esse programa também poderá recuperar os arquivos excluídos e assim por diante.

Usando o programa…

Usar o EaseUS Data Recovery Wizard é mais fácil do que você imagina. Geralmente, um trabalho desses só seria possível de ser executado por uma pessoa da área, um técnico em uma assistência, mas isso são águas passadas. Tudo ficou mais simples e fácil de fazer.

Comece instalando o programa. Clique aqui para baixar comprar o programa ou para iniciar o teste gratuito. A instalação e bem simples e tradicional por meio de um arquivo .exe.

Depois de instalado você abrirá o software e verá a seguinte Tela Inicial:

Tudo muito Clean, simples e de fácil manuseio. Visto isso, chegou a hora da busca…

Recuperando seus arquivos…

Escolha a partição que deseja vasculhar em busca dos seus arquivos perdidos e clique em DIGITALIZAR, que é o botão laranja que fica na parte inferior da Home da aplicação.  Veja que existem várias opções, inclusive uma para especificar o local da busca, para o caso dele não estar listado nas opções básicas encontradas pelo software, ou para o caso de você desejar fazer uma varredura de menor abrangência.

A imagem acima é a que você verá durante o processo de recuperação. Fique tranquilo e deixe o programa trabalhar… dependendo do caso, levará apenas alguns minutos até o fim do processo, mas também pode demorar bem mais tempo caso ele encontre muitos arquivos e tenha que digitalizar muitas partições de tamanhos variados.

Navegar pela área de digitalização dos arquivos é como navegar pelo Explorador de Arquivos do Windows. Veja que do lado esquerdo da tela temos as várias pastas encontradas, enquanto que do lado direito os arquivos e seus detalhes.

Depois de encontrar o (os) arquivo (os) desejados, selecione-o (os) e clique no botão RECUPERAR. Será solicitado escolher um novo local para o salvamento do (os) arquivo (os) recuperado (os), então, é só dar aquele velho Ok e esperar a recuperação fazer a “mágica”.

Geralmente o EaseUS Data Recovery Wizard cria uma nova pasta para alocar o arquivo recuperado, como por exemplo: “Resultado da Digitalização Rápida” ou “Resultado da Digitalização Profunda” e assim por diante. Dessa maneira, ficará ainda mais fácil explorar tudo que foi restaurado pelo programa. Inclusive tem até um “preview” do arquivo recuperado.

Viu como é fácil? Por fim, nessa mesma tela final é possível aproveitar o hiperlink para o local exato onde foram salvos os arquivos recuperados. Você pode até compartilhar sua alegria de encontrar algo que havia perdido com seus amigos usando a integração com as principais redes sociais da atualidade

Tudo o que falamos aqui está relacionado ao uso do programa em questão no ambiente Windows, mas, se o seu problema for em um Mac da Apple, eles também tem uma solução voltada para os softwares dos equipamentos da Maça. Clique aqui e saiba mais sobre isso.