Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ouvimos rumores diversos sobre o fim das Live Tiles no Windows 10… informações diversas apontam para a descontinuação dos blocos dinâmicos do Windows que tiveram sua era de glória no auge do Windows Phone 8.1.

Mas, ai a gente pergunta: e se o novo Menu Iniciar do Windows 10, sem as Live Tiles, fosse mais ou menos assim, como mostra a imagem abaixo? Você amaria ou odiaria?

windows 10

Conceito de Menu Iniciar do Windows 10 sem as Live Tiles

Esse conceito saiu da mente do pessoal do vGlad, que imaginou uma Start Screen bastante limpa onde constam apenas seus aplicativos no formato de lista (idêntico a como é hoje), também constariam os arquivos e projetos recentemente abertos e os aplicativos recentemente usados. Ainda seria possível acessar os “Sets” recente, que seriam os “Conjuntos” provenientes do Microsoft Edge (veja mais detalhes sobre os Sets aqui).

Veja que no conceito não existe nenhum aplicativo fixado no Menu Iniciar, e mesmo que houvesse algum estaria com um ícones estáticos, tal como acontece na Barra de Tarefas, que no conceito permaneceu inalterada com relação ao que temos hoje.

Agora com o menu de apps recolhido – Detalhe para os novos ícones do pacote Office

Se todas essas ideias se tornassem reais a Microsoft estaria completamente focada no conceito de “continuidade e mobilidade”, já que todas essas aplicações e arquivos estariam sincronizados por meio de sua conta Microsoft com todos os dispositivos a ela conectados. Por exemplo: todos os seus dispositivos com Windows 10 estariam conectados via Linha do Tempo; seu smartphone Android via Microsoft Launcher ou pelo App Seu Telefone; seu iPhone ou iPad por meio do Edge e assim por diante. De uma forma ou de outra seus arquivos estariam ali, sempre disponíveis e facilmente acessíveis.

Querendo ou não remete um pouco a como usamos nossos smartphones, onde existe uma tela inicial onde fixamos nossos apps e jogos favoritos, contatos e coisas do tipo. Será que a ideia seria transformar o Menu Iniciar do W10 num tipo de Tela Inicial do sistema? Onde o usuário acessaria tudo que mais lhe interessa? Ou todos ainda iriam preferir a barra de tarefas mesmo ou o menu tradicional? Isso só me faz relembrar a não aceitação do Menu Iniciar do Windows 8, considerado por muitos disruptivo demais para a época…

windows

Lembram? Tela Iniciar do Windows 8? Quem gostava dela?

Enfim… tudo isso que estamos tratando aqui deve ser mantido no campo da especulação, afinal de contas, nada disso foi completamente confirmado pela Microsoft.

Use o sistema de comentários para deixar sua opinião: se ama ou odeia!

Fonte > MSPoweruser