Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje o Whatsapp deve ser a palavra mais falada e comentada no Brasil inteiro. Isso porque uma medida cautelar impetrada pela Justiça de São Paulo determinou o bloqueio do aplicativo por 48h a contar da meia noite hoje (dia 17/12).

whatsapp-crash1

A decisão foi imposta a todas as operadoras de telefonia/internet (fixa e móvel) que tem a obrigação de cumprir a decisão. Caso descumpram a medida ficarão passíveis de multa. O autor da ação e os envolvidos na questão toda são desconhecidos, pois, seus nomes estão sendo mantidos em segredo de justiça.

Tudo começou quando foi solicitado ao Whatsapp, por meios judiciais, uma certa colaboração com uma investigação na qual foi lhe solicitado dados de alguns usuários, porém, o Whatsapp se negou a fornecer tais dados. O caso envolvia policiais que estariam supostamente envolvidos com pedofilia e outros crimes e o não fornecimento dos dados estaria atrapalhando ou atrasando o processo de investigativo. Sendo assim, com base no Marco Civil da Internet, os responsáveis pelo APP teriam a obrigação de contribuir com a Justiça, o que não aconteceu. E olha que eles foram notificados por duas vezes, uma em 2013 e outra esse ano.

As prestadoras de serviços de telefonia móvel, representadas pelo SindiTelebrasil, receberam na tarde desta quarta-feira (16) intimação judicial e cumprirão determinação da Justiça para bloquear o aplicativo WhatsApp, em todo o território nacional, a partir da 0h00 desta quinta-feira (17/12), pelo prazo de 48 horas, de acordo com as possibilidades técnicas e operacionais. O SindiTelebrasil esclarece ainda que as prestadoras não são autoras e não fazem parte da ação que resultou na ordem judicial.”

Representantes do Facebook no Brasil não quiseram comentar sobre o caso alegando que “são operações diferentes”. Para quem não sabe o Facebook é o dono do mensageiro.

Enfim, o fato é que até o momento muita gente continua usando o app e ele parece funcionar normalmente, e como já passamos da meia noite, pelo visto muita gente está descumprindo a medida. Muita gente que dissemos acima é quando estamos nos referindo as operadoras. Os usuários não têm nada a ver com essas história toda.

Quem não quiser arriscar pode aproveitar para experimentar outros serviços tão bons quanto o Whatsapp, como o Telegram, o Viber ou o Line. A forma como eles funcionam e as ferramentas oferecidas são praticamente as mesmas. Abaixo você encontrará o link para cada um deles.

Telegram Messenger

telegram messenger app windows phone qr code

Viber

Viber windows phone 8 QR Code

Line

Line

Fontes: TechTudo