Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já imaginou usar seu PC portátil por mais de 1 dia inteiro de uso intenso e ainda assim sobrar carga de bateria? Pois bem, é isso que os novos dispositivos Windows com o Snapdragon 835 devem oferecer… uma super autonomia de bateria. Até a Microsoft está impressionada com tal autonomia.

Segundo Pete Bernard, gerente do Windows na Microsoft, as pessoas para quem eles enviaram máquinas com o Snapdragon 835 para testar, chegaram a estranhar o quanto a bateria dura. Alguns acharam que se tratava de um bug, pois, custava até a bateria sair dos 100% de carga disponível, disse ele. Depois o executivo explicou que não era um bug, mas sim a própria autonomia da bateria superando as expectativas de todos.

Nós estávamos chamando esses dispositivos de “aparelhos que rodam o Windows 10 ARM“, que nada mais é do que uma referência a arquitetura do processador da Qualcomm, mas, a Microsoft parece já ter um nome para eles… serão os chamados “PCs sempre conectados”, isso porque o Snapdragon 835 conta com um modem LTE de velocidade Gigabit embutido capaz de combinar até quatro conexões de internet móvel em uma só para conseguir mais velocidade de navegação e download na rede 4G. A ideia é que todos os produtos que usem chipsets Qualcomm tenham espaço para chips de operadoras para que os usuários possam aproveitar esse recurso e ter acesso à internet em qualquer lugar.

Windows 10 ARM rodando em um Qualcomm Snapdragon 835 em um protótipo de smartphone da Qualcomm

Então, o foco desses aparelhos será apenas a autonomia da bateria? Claro que não. Provavelmente eles não entregarão o mesmo desempenho de um chip mais poderoso, como um Intel Core i5 ou superior, porém, esses aparelhos rodarão a versão completa Windows, podendo executar o Photoshop, o Office ou qualquer outro APP .exe. Não será algo “capado” e com funcionalidades limitadas. Claro, alguns fabricantes podem optar pelo Windows 10 S, que roda apenas aplicativos disponíveis na Microsoft Store (antiga Windows Store), porém, isso vai da opção de cada OEM.

Até o momento podemos confirmar que ASUS, Lenovo, Dell e HP já tem protótipos de aparelhos Windows equipados com o Snapdragon 835. Algumas dessas fabricantes já disseram que esperam que até o final deste ano algum novo produto com o chipset da Qualcoomm chegue ao mercado. Prevemos que o custo do produto também deverá ser menor do que os tradicionais dispositivos que temos hoje.

Fontes: MSPoweruser